área de pesquisa
- A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas no contexto da Educação de Surdos
- A CRIANÇA INDÍGENA SURDA NA CULTURA GUARANI-KAIOWÁ: UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO NA FAMÍLIA E NA ESCOLA
- A mediação de esquemas na resolução de problemas de matemática por estudantes surdos: um estudo de caso
- A PEDAGOGIA VISUAL COMO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: SIGNIFICAÇÕES DO CORPO E AS EXPERIÊNCIAS VISUAIS DOS ALUNOS SURDOS
- A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO LETRAMENTO BILÍNGUE DE JOVENS E ADULTOS SURDOS
- A sequência didática ?quem sou?, ?onde estou? e ?como estou? (os cinco sentidos) no Projeto de Extensão BioLibras/UFV: o olhar da Pedagogia Surda
- A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
- Acesso e Permanência no Ensino Superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
- Adriana Di Donato Chaves
- Amanda Yasmim Cezarino
- Ana Beatriz da Silva Duarte
- Ana Carla Ziner Nogueira
- Ana Cristina Silva Daxenberger
- Ana Paula Zerbato
- André dos Santos Silva
- Andréa Ketzer Osorio
- Análise da perspectiva dos intérpretes educacionais de libras sobre as interações estabelecidas com os professores de Ciências/Química em sala de aula
- Análise dos vídeos educativos veiculados pela TV INES: uma ferramenta de divulgação científica no Ensino de Ciências para os surdos
- Aprendendo a ouvir aqueles que não ouvem: o desafio do professor de Ciências no trabalho com a linguagem científica com alunos surdos
- Articuladores Não-manuais Usados nas Línguas de Sinais para Favorecer a Representação Científica das Unidades de Medida do Sistema Internacional
- As condições de trabalho do intérprete de Libras e os reflexos no ensino de surdos
- Bianca Gonçalves da Silva
- Camila de Araujo Cabral
- Camila Righi Medeiros Camillo
- Carine Martins Barcellos
- Cleide da Luz Andrade
- Construções Terminológicas na área das Ciências e a proposição de sinais-termos em Libras para conceitos relacionados à Energia
- contribuições da sociolinguística educacional à formação do professor alfabetizador / letrador de alunos surdos
- Cássia Geciauskas Sofiato
- Cássia Sígolo
- DEAFHOOD: CONTRIBUIÇÕES DE PADDY LADD À EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
- Denner Dias Barros
- DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO DE SURDOS, INTERCULTURALIDADE E INCLUSÃO: EM FOCO A FORMAÇÃO NO PROJETO BIOLIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
- Edna Misseno Pires
- Educação bilíngue para surdos : um estudo comparativo da escola bilíngue e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola inclusiva
- Educação bilíngüe para surdos: identidades, diferenças, contradições e mistérios
- Emergência dos estudos surdos em educação no Brasil
- Ericler Oliveira Gutierrez Ouedraogo
- Estado do conhecimento sobre Educação Química para Surdos em eventos científicos brasileiros realizados entre 2004-2018
- Eu falo, mas quem me vê? Um estudo de caso sobre as condições de acesso e permanência da pessoa surda no ensino superior federal.
- Flávia Roldan Viana
- Formação de Professores de Libras (L2):uma Experiência de Extensão Universitária
- Francisco José Roma Buzar
- Guilherme Nichols
- Heidi Elisabeth Baeck
- História e formação do professor surdo na construção de uma prática docente em Libras
- Histórias de vidas Surdas: percurso formativo e inserção no mercado de trabalho.
- Inclusive practices in Rural Teacher Bachelor Course at Federal University of Viçosa (Brazil): multidisciplinary actions of the Literacy Project that was addressed to one deaf in the pre-service teacher process
- Interpretação educacional e as políticas inclusivas e bilíngues: contra-ações educativas de/com surdos.
- Interseccionalidade entre raça e surdez : a situação de surdos (as) negros (as) em São Luís - MA
- Juliana Maria da Silva Lima
- Kátia Rodrigues Sales Costa
- LIBRAS: O TEMPO E O ESPAÇO ENQUANTO ADJUNTOS ADVERBIAIS
- Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
- Linair Moura Barros Martins
- Literatura Surda : além da língua de sinais
- Livia Letícia Belmiro Buscácio
- Marcela Motta Drechsel
- Marcia Beatriz Cerutti Muller
- Milena Quattrer
- Monique Vanzo Spasiani
- O DIREITO À LIBRAS COMO LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA
- Os Alunos surdos em classes regulares da rede pública de ensino na concepção dos profesores
- Permanence of deaf students at the Federal University of Acre: remote education and pandemic
- POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TRADUTORES INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
- Rosângela Simão Ribeiro
- Sinais-termo em libras: uma proposta terminológica para favorecer a apropriação de alguns conceitos da termodinâmica química
- Sônia Marta de Oliveira
- Tatiane Folchini dos Reis
- Tradução audiovisual acessível no contexto da educação de surdos: Diagnóstico inicial acerca da LSE no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa
- Um curso de formação continuada para professores de Ciências/Química: saberes da educação de surdos
- USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES RESIDENTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2
- Vera Regina Loureiro Silva