Publicações no BrCris
 

Jose Fernando Kieling

JOSE FERNANDO KIELING CONCLUIU MESTRADO E DOUTORADO EM HISTORIA ECONÔMICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 1984 E 1995, RESPECTIVAMENTE, E REALIZOU ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO EM EDUCAÇÃO JUNTO À UNISINOS EM 2004-5. USUFRUÍ DA ORIENTAÇÃO DE DUAS PESSOAS IMPORTANTES: SUELY ROBLES REIS DE QUEIRÓZ (USP) E DANILO ROMEU STRECK (UNISINOS). EXERCEU ATIVIDADES DOCENTES A PARTIR DE 1977 - HÁ 35 ANOS !! - EM SANTA ROSA, IJUI, PASSO FUNDO, MARINGÁ E PELOTAS. ATUALMENTE E PROFESSOR ASSOCIADO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. ENTRE 1995 E 2007 EXERCEU, JUNTO À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFPEL, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL DE PROGRAMAS ESPECIAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, ATENDENDO DEMANDA DAS REDES DE ENSINO DA REGIÃO SUL DO RS. FORAM 16 TURMAS FORMANDO APROXIMADAMENTE 1100 PROFESSORES DAS REDES DE ENSINO DO EXTREMO MERIDIONAL DO BRASIL FOI SUA GRANDE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO E ENSINO.A PARTIR DE 2006 ESTÁ EXERCENDO A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPEL, JUNTO AO CEAD, QUE ARTICULA PROFESSORES E ALUNOS EM 25 POLOS DA UAB. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETOS DE PESQUISA: UM SOBRE EDUCAÇÃO RURAL E CAMPESINATO - INVESTIGANDO E DISCUTINDO COM PROFESSORES E COLONOS DA REGIÃO SUL DO RS AS CONTINGÊNCIAS HISTÓRICAS E AS ESPECIFICIDADES E AS FORMAS PRÓPRIAS DESTE GRUPO SOCIAL SE INSERIR E SE ARTICULAR OU CONTRAPOR COM OUTROS GRUPOS / CLASSES NA SOCIEDADE BRASILEIRA - E OUTRO, SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESGATANDO AS QUESTÕES POSTAS PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS POSTOS PELOS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. SUA PRODUÇÃO É RELACIONADA COM SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, COM DESTAQUE PARA A DISSERTAÇÃO E A TESE ORIENTADAS PELA PROFESSORA SUELY ROBLES REIS DE QUEIROZ (HISTÓRIA-USP) E O RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE POS DOUTORADO SOB ORIENTAÇÃO DE DANILO STRECK (EDUCAÇÃO-UNISINOS), E PARA ARTIGOS DE DISCUSSÃO TEÓRICA, POLÍTICA E EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO. SEGUIRAM-SE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS E EVENTOS E EDIÇÃO DE ALGUNS LIVROS. ESTABELECI MUITAS PARCERIAS NESTA TRAJETÓRIA, NÃO SENDO DAS MENOS IMPORTANTES AS QUE VIM CONSTRUINDO JUNTO AO "FÓRUM DE LEITURAS: ESTUDOS DE PAULO FREIRE". PARTICIPA DE CONSELHOS EDITORIAIS E DE CONSULTORIA "AD HOC" DE VÁRIAS REVISTAS DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA. TEM ORIENTADO DISSERTACOES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NAS AREAS DE EDUCACAO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, HISTORIA, FILOSOFIA E ECONOMIA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM FUNDAMENTOS DA EDUCACAO POPULAR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS PUBLICAS DO CAMPO E DAS PERIFERIAS URBANAS. ESTABELECE PARCERIAS NAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COLABORATIVA COM EQUIPES DOCENTES E TURMAS DE ALUNOS, ALÉM DE MANTER PROXIMIDADE COM MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E DE TRABALHADORES URBANOS. OS TERMOS MAIS INDICATIVOS DE SUA PRODUÇÃO SAO: EDUCAÇÃO, FORMACAO DE PROFESSORES, EDUCACAO POPULAR, EDUCACAO DO CAMPO, EDUCACAO E EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, CAMPESINATO NO RS, CONHECIMENTO ESCOLAR E ESTUDOS FREIREANOS. ASSUME RELEVÊNCIA, ATUALMENTE, A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR (FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS DO CAMPO E DE PERIFERIAS URBANAS) E MÉDIO PARA JOVENS DO CAMPO.
graduate at Filosofia from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa (1981), graduate at Estudos Sociais from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa (1975), graduate at História from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa (1976), master's at History from Universidade de São Paulo (1984) and ph.d. at History from Universidade de São Paulo (1995). Has experience in Education, focusing on Fundaments of Education, acting on the following subjects: educação popular, educação, educação rural, educacao e sociedade and educacao e epistemologia.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •