Publicações no BrCris
 

Gabriel Augusto Ferraz

Gaabriel Ferraz é Doutor em Musicologia na University of Florida (2012), Mestre em Performance Pianística pela Miami University de Ohio (2009), Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2005), e Bacharel em Performance Pianística pela Universidade de São Paulo (1999). Sua tese de doutorado investiga os desdobramentos políticos da participação de Villa-Lobos como educador musical e agitador cultural, de 1932 a 1945, no regime de Vargas, e revela aspectos nunca antes investigados do trabalho educacional de Villa-Lobos. O trabalho demonstra que, mais do que um educador, VIlla-Lobos foi um doutrinador, impondo valores nacionalistas e rígida disciplina aos escolares, e, por meio de concertos educacionais, inculcando valores associados à ideologia de Vargas também em adultos. Recebeu inúmeros prêmios e bolsas nos EUA, dentre os quais destaca-se o primeiro lugar no prestigioso concurso internacional de artigos musicológicos Otto Mayer-Serra Award for Music Research, em 2011, com seu artigo Heitor Villa-Lobos e Getúlio Vargas: Doutrinando Crianças por Meio da Educação Musical", que será publicado no periódico Latin American Music Review no segundo semestre de 2013. É também autor do artigo "Heitor Villa-Lobos and Choros no. 3: Modernism, Nationalism, and Musical Anthropophagy , publicado no The International Journal of the Arts in Society 6, no. 6, e seu capítulo "Heitor-Villa-Lobos e Canto Orfeônico: O nacionalismo na educação musical" faz parte do livro Pedagogias em Educação Musical vol. II, que está em processo de publicação. Recebeu proposta para transformar sua dissertação em um livro, e atualmente está em negociação com a editora Boydell & Brewer. Gabriel Ferraz recebeu bolsas para participar de conferências em diversos países, como: Itália, Brasil, França, EUA (onde foi selecionado para a disputada conferência da Sociedade Americana de Musicologia em 2011), e Portugal, bem como para realizar pesquisa em instituições brasileiras como o Museu Villa-Lobos e o Centro de Pesquisa e Documentação da Faculdade Getúlio Vargas. Além de ter investigado diversos temas relacionados à Villa-Lobos, sua música, e seu envolvimento com política, também pesquisou os seguintes temas: sincretismo religioso nas irmandades de Minas Gerais, Futurismo na música, a relação de Schubert com os conceitos filosóficos representados na figura do Wanderer, simbolismo na música de J. S. Bach, música e retórica no Barroco, e a gramática musical e formação da sintaxe atonal na palindrome central da opera Lulu de Alban Berg. Possui interesse especial em música brasileira (erudita, popular, folclórica e indígena), análise musical (especialmente Pitch Class Set Theory) e pesquisa interdisciplinar, com ênfase nas relações da música com política, filosofia, história, semiótica, e ciências sociais.Como professor, tem vasta experiência lecionando em nível universitário, tanto como assistente quanto como instrutor desde 2004. Dentre outros, foi Professor Adjunto no Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Flórida (UF) - onde deu aulas de português e cultura brasileira - Instrutor no curso Introdução à Literatura Musical no Departamento de Música da UF, assistente no curso Jazz History Online na UF, professor de piano em grupo na Miami University, e assistente do pianista Eduardo Monteiro em aulas de piano na USP.Gabriel Ferraz é também um pianista experiente, tendo tocado recitais solo e como acompanhador no Brasil e EUA.
Gabriel Ferraz graduated with his PhD in Musicology at the University of Florida in 2012. Dr. Ferraz has a Master's Degree in Piano Performance from Miami University of Ohio (2009); a Master's Degree Musicology from the University of São Paulo (2005); and a Bachelor's Degree in Piano Performance from the University of São Paulo (1999). Dr. Ferraz has earned several academic honors, including the prestigious 2011 Otto Mayer-Serra Award for Music Research with his article Heitor Villa-Lobos e Getúlio Vargas: Doutrinando Crianças por Meio da Educação Musical, which will be published in the Latin American Music Review in the Fall 2013. His article Heitor Villa-Lobos and Choros no. 3: Modernism, Nationalism, and Musical Anthropophagy , was published in The International Journal of the Arts in Society 6, no. 6, and his chapter "Heitor-Villa-Lobos e Canto Orfeônico: O nacionalismo na educação musical" will be published in Pedagogias em Educação Musical vol. II in the Fall 2013. Dr. Ferraz was invited to transform his dissertation into a book and is currently working on his proposal to be submitted to the publisher Boydell & Brewer. Dr. Ferraz was awarded several travel grants to participate in conferences in Italy, Brazil, France, USA (where he participated in the 2011 American Musicological Society National Meeting), and Portugal. He was also awarded a travel grant to pursue archival research in such institutions as Museu Villa-Lobos and Centro de Pesquisa e Documentação da Faculdade Getúlio Vargas in Brazil.In addition to his work on Villa-Lobos, Dr. Ferraz has conducted research on the following themes: Schubert's relationship with the philosophical concepts represented in figure of the Wanderer, symbolism in the music of J. S. Bach, music and rhetoric in Renaissance and the Baroque. Dr. Ferraz's interests also include a variety of genres of Brazilian music (classical, popular and indigenous), music analysis (especially Pitch Class Set Theory) and interdisciplinary research, with emphasis on the interactions of music such areas as politics, philosophy, history, semiotics, and social sciences.Dr. Ferraz has extensive teaching experience at the university level; he has worked as Adjunct Lecturer with the Department of Spanish and Portuguese Studies, where he taught courses in Portuguese language and Brazilian culture; Instructor to Introduction to Music Literature; Teaching Assistant in Jazz History Online at UF; Piano Group Teacher at Miami University; and Teaching Assistant in Piano at USP.Dr. Ferraz is also an experienced pianist and has played solo recitals and collaborated with instrumentalists and singers in Brazil and the USA.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •