História da Música
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Apelles et Campaspe", balé-pantomimo de Noverre (1776) : dança, libreto e música
-
"Yerma de Villa-Lobos: Um Estudo dos Aspectos Dramático-Musicais e Performáticos"
-
" Da viola ao violeiro : a contextualização do crime passional nas modas de viola "
-
"Tão sublime quanto encantadora" - O ensino de Música no Imperial Collegio de Pedro II (1838-1858)
-
?O Último Malandro? em síncope: imaginação social, malandro e cidadania (1937-1945, 1968-1979)
-
?Saudade do Brasil: Tom Jobim na cena musical brasileira ? (1963/1976).
-
A banda de um homem só: Estudo organológico da flauta e tambor
-
A caneta e a tesoura: dinâmicas e vicissitudes da censura musical no regime militar
-
A Construção do Gosto - Música e Sociedade na Corte do Rio de Janeiro
-
A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo : práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J.S. Bach
-
A dança na Corte e os Balés nas Óperas de Portugal no século XVIII : aspectos da presença de elementos franceses no ambiente cultural português
-
A História de Música e as Práticas Musicais
-
A HORA DA VOZ, A VEZ DA PALAVRA: A POÉTICA-MUSICAL DA BOSSA NOVA E DA SECONDA PRATICA
-
A Indústria Fonográfica no Brasil e o choro carioca: uma análise comparada de diferentes espaços de diversidades.
-
A Missa em Si menor de Joahann Sebastian Bach: o poético e o trágico
-
A Música como Ideal Romântico: uma análise estética do Beethoven de Richard Wagner
-
A MÚSICA NOS PRIMÓRDIOS DE RIBEIRÃO PRETO (SP): COMPOSITORES, MÚSICOS E CORPORAÇÕES
-
A Música nos Protestos de Rua do Rio de Janeiro: uma etnografia do Blocato do Nada (2013-2016)
-
A pesquisa sobre música popular em São Paulo
-
A Rabeca de José Gerôncio: Luiz Heitor Correia de Azevedo - música, folclore e academia na primeira metade do século XX
-
A Teoria da Harmonia em Platão: um estudo sobre a identidade da música ocidental
-
A trajetória da clarineta no choro
-
A vida social do pandeiro no Rio de Janeiro (1900-1939): trânsitos, significados e a profissionalização dos pandeiristas
-
A vitrola nostálgica: música e constituição cultural em Florianopolis (décadas de 1930 3 40)
-
Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo e um estudo sobre a música erudita brasileira dos anos 1970-1980.
-
Abordagens do Pós-Moderno em Música: a incredulidade nas metanarrativas e o saber musical contemporâneo.
-
Adelson Aparecido Scotti
-
Adriano Braz Gado
-
Alexandre Hudson Gois Nogueira
-
Alexandre Saggiorato
-
Anderson Rocha
-
Andrea Maria Vizzotto Alcântara Lopes
-
Andressa Gonçalves Vidigal
-
Andrey Garcia Batista
-
André Heller-Lopes
-
André Luiz Iorio
-
Antonio Carlos dos Santos
-
análise/memorial do repertório apresentado no recital final do curso, incluindo obras de D. Scarlatti, R. Schumann, C. Santoro, S. Prokofiev e A. Schoenberg
-
Armando Cesar da Silva
-
Arnon Sávio Reis de Oliveira
-
Arte e aparato para gravação e reprodução de sons e sinais do final do século XIX e início do XX: Da gravação mecânica à gravação eletromagnética
-
As Concepções de Infância: implicações para a Educação Musical.
-
As Críticas de Eduard Hanslick publicadas na obra Vienna?s Golden Years of Music (1850-1900): uma abordagem história e analítica
-
As formas neobarrocas e neoclássicas nas Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos
-
As fronteiras dos jardins da razão: o Manguebeat e o espaço da regionalidade no Recife da década de 1990
-
As virtudes nos tratados de música dos séculos XVI e XVII: orientações para a prática instrumental
-
As zarzuelas de Nebra: um gênero entre a tragédia e a comedia.
-
Aspectos interpretativos dos tratados de violino do século XVIII
-
Avelino Romero Simoes Pereira
-
Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes : história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas
-
Beatriz Balzi e o Piano na América Latina
-
Bruna Aparecida Gomes Coelho
-
Buenos, História e Tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas
-
Cantoria Joanina: A prática vocal carioca e a influência da corte de D. João VI
-
Canção popular e processo social no tropicalismo.
-
Capiba: muito além do frevo, meu bem! - Diálogos estilísticos entre o choro e o frevo na obra de Capiba
-
Caracterização e uso da flauta doce nas óperas de Reinhard Keiser (1674 - 1739)
-
Características, transformações e adaptações da música religiosa ucraniana no Paraná
-
Carla Domingues Batista Porto
-
Carlos Alberto Silva Yansen
-
CARLOS EDUARDO PEREIRA DE OLIVEIRA
-
Cesar Augusto Pereira da Silva
-
Chevalier Neukomm, quem diria, acabou na rua do Passeio.
-
Chico Buarque - a canção de quem venceu; a construção de um artista pelo olhar do Jornal do Brasil em tempos de repressão (1965-1968)
-
Chico Mário e o disco independente: resistência cultural e música instrumental brasileira nos anos 1980
-
Cinco mulheres compositoras na música erudita brasileira
-
Clairton Rosado Teixeira
-
Como fazer música independente no Brasil: produção musical, arte e política na trajetória de Francisco Mário (1978-1988)
-
Compendium Musicae de Descartes: Possíveis fontes musicais
-
Conceitos de autoria e obra em música medieval
-
Concertos para Piano e Orquestra de Edmundo Villani-Cortes
-
Conservatório de Música do Rio Grande (1922-1954): Os sentidos do Feminino na Esfera Musical
-
Coral ARCO e Hora da Criança: A(s) Memória(s) e suas ressignificações, uma investigação de regência em Salvador-Bahia
-
Cristóvam Augusto de Carvalho Sobrinho
-
Da Bossa à Barricada? Engajamento político e mercado na carreira de Geraldo Vandré (1961-1968)
-
Daniel Dória Possollo Carrijo
-
Daniel Moraes Gregores
-
De Musica: contribuições para a elaboração de uma nova teoria musica
-
Descartes: Diálogos musicais
-
Devoção e Assistência sob a proteção do Rosário e do Escapulário: Sociabilidade, música e mobilidade social no Rio de Janeiro entre 1791 - 1850
-
Die katholische Kirchenmusik in der Provinz São Paulo zur Zeit des Brasilianischen Kaiserreiches (1822-1889)
-
Diogo José Freitas do Egypto
-
Diálogos entre Mário de Andrade e Francisco Curt Lange: nacionalismo e americanismo musicais (1928-1946).
-
Do Idealismo ao formalismo: Hanslick e o Belo Musical
-
Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais
-
Dossiê: o legado musical de Arnold Schoenberg e seus reflexos na América Latina
-
Dulce Krock Rodrigues Pereira
-
E "saíram a luz" as novas coleções de polcas,modinhas,lundus, etc. -Música popular e impressão musical no Rio de Janeiro ( 1820-1920).
-
E a música de fez homem: a Missa Solene de Beethoven
-
El pianismo en la ciudad de Pelotas (RS, Brasil) de 1918 à 1968: una lectura histórica, musicológica y antropológica.
-
Elias Lobo e a Música em Itu
-
Elton Leandro Machado
-
Ensaio Sobre a Música Colonial Mineira
-
Entre bruxas e selvagens: sobre o pensamento dicotômico e a produção de alteridades no cenário artístico da Primeira Modernidade
-
Entre o Delta e o Estácio: uma história comparada do Blues e do Samba no início do século XX
-
Estudo Analítico e Interpretativo da Obra "Diálogo Para Violão e Cordas" de Ernst Mahle
-
ESTUDO MUSICAL DE MAXIXES E LUNDUS GRAVADOS ENTRE 1902 A 1915 PELA CASA EDISON
-
Fabio Guilherme Poletto
-
FANNY HENSEL, COMPOSITORA ALEMÃ DO ROMANTISMO: QUESTÕES DE RELIGIÃO, BILDUNG, GÊNERO E A “CANTATA APÓS A CESSAÇÃO DA CÓLERA EM BERLIM, EM 1831”
-
Felipe Tavares de Araújo
-
Fernando Henrique Araujo Torres
-
Fernando Luiz Cardoso Pereira
-
Fernando Marcos Pereira
-
Festivais RTP e Festivais da MPB: Entre a tradição e a modernidade
-
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição: funções de uma banda de música no agreste sergipano (1898-1915)
-
Francisco Eduardo Costa Cardoso
-
Frederico Schubert e a Orquestra de Concertos de Erechim: música de concerto em Erechim entre 1950 e 1968.
-
Friedrich Warnecke: Toward a New Edition of Ad Infinitum
-
Gabriel Augusto Ferraz
-
Gerson Stencel Arrais
-
Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC)
-
Guilherme Luis Bassi Arce
-
Guilherme Luiz Barbosa de Almeida
-
Guilherme Magalhães Oliveira
-
Heitor Villa-Lobos e Getúlio Vargas: Constructing the "New Brazilian Nation" through a Nationalistic System of Music Education
-
Heloísa Muller
-
Hideraldo Luiz Grosso
-
História Social do Piano - Nacionalismo / Modernismo. Rio de Janeiro, 1808/1908
-
Hostílio Soares:As Sete Palavras de Christus Cruxificatum - Edição Crítica
-
Igor Lemos Moreira
-
Igor Tadeu Baggio da Silva
-
Il Desiderio : Uma discussão teórica sobre o uso dos genera gregos na polifonia do final do séc. XVI.
-
Ingrid Emma Perle Barancoski
-
Isabel Nercolini Ceron
-
Ivan Vilela e Paulo Freire: Permanência e Sofisticação da Sonoridade Caipira (1985-2010)
-
Joezer de Souza Mendonça
-
Jonas Soares Lana
-
Jorge Mattos Brito de Almeida
-
Jorge Sidney Coli Júnior
-
José Carlos Pires Júnior
-
José Estevam Gava
-
José Maurício Nunes Garcia's Symphonic Works: Style and Models
-
José Renato Medeiros Furtado
-
José Roberto Corrêa Such
-
João Ricardo de Souza
-
Juliana Batista Ribeiro
-
Juliane Cristina Larsen
-
Juliano Gustavo dos Santos Ozga
-
Juvino Alves Dos Santos Filho
-
Kilder Danjas
-
LA MÚSICA, UNA DISCIPLINA QUE CAMBIA VIDAS
-
Lara Janek Babbar
-
Lazlo Rahmeier
-
Le nuove musiche : história e estilo no canto de Giulio Caccini
-
Le Tombeau de Couperin (1914 - 1917) de Maurice Ravel: obra de uma guerra
-
Leandro Couto Carreira Ricon
-
Lenita Waldige Mendes Nogueira
-
Leonardo John Rocha Fernandes
-
Liberdade e autonomia
-
Liliane Carneiro dos Santos Ferreira
-
Lino de Almeida Cardoso
-
Lucas Robatto
-
Lucia Helena Cysneiros Matos Gomes
-
Luciana Carina Joly
-
Luciano Simões Silva
-
Luiz Guilherme Pozzi
-
Luiz Paulo de Oliveira Sampaio
-
Luís Carlos Vasconcelos Furtado
-
Lígia Nassif Conti
-
Lúcia Maria Valério Couceiro
-
Magda de Miranda Clímaco
-
Marcelo Parizzi Marques Fonseca
-
Marco Antônio Crispim Machado
-
Marco Aurélio Aparecido da Silva
-
Marcos José da Silva Pantaleoni
-
Marcos Júlio Sergl
-
Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha
-
Maristella Pinheiro Cavini
-
Maurício Soares Dottori
-
Maurício Veloso Queiroz Pinto
-
Max Packer
-
Melopeias do Padre José Maurício
-
Mestrado em performance instrumental - sem tese
-
Moacyr Teixeira Garcia Neto
-
Moisés da Silva Mendes
-
Mudanças na prática vocal do Bel Canto: uma análise comparativa dos tratados de canto de Pier Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. Garcia
-
Munir Machado de Sousa Sabag
-
Mônica Neves Leme
-
Música Brasileira para Trompa e Piano - Um Repertório Desconhecido.
-
Música contemporânea para piano no Paraguai
-
MÚSICA E POLÍTICA: PARADOXOS DA HISTÓRIA SOCIAL DA MÚSICA
-
MÚSICA E VERDADE - A ESTÉTICA NEGATIVA DE THEODOR ADORNO
-
Música eletroacústica no estado de São Paulo : segunda geração (anos 1981-2009)
-
Música Sacra em Campinas: 1772 a 1870
-
Música, Sociedade e Política: Alberto Nepomuceno e a República Musical do Rio de Janeiro (1864-1920)
-
NELSON ALEXIS CAYER GIRALDO
-
Nivia Gasparini Zumpano
-
No limiar das artes: liberdade e controle no grafismo musical europeu e norte-americano de 1950 a 1970.
-
NOT FROM HERE, NOT FROM THERE ? SINFONIA OPUS 43: HENRIQUE OSWALD (1852−1931): CRITICAL EDITION, CONTEXT AND COMMENTARY
-
NUPHEMA - Núcleo de Pesquisa em História da Educação Musical e Artística.
-
Nívea Abujamra Nasser
-
O Cancioneiro Ibérico em José de Anchieta: Um Enfoque Musicológico. http://www.rem.ufpr.br/anchieta/abs.html
-
O conceito de imitação na ópera inglesa do século XVIII e outras reflexões sobre a música
-
O conceito de imitação no Século XVIII francês
-
O discurso da escrita moderna para o violão de concerto em Brasil: análise comparativa de 5 Prelúdios de Heitor Villa-Lobos e 5 Prelúdios de Marcos Alan (1940-1973)
-
O embrião experimental: a gestação de uma nova estética em Henry Cowell
-
O LADO ESCURO: NARRATIVAS DISTÓPICAS NA OBRA DO PINK FLOYD (1973-1983)
-
O Legado Castrati: um breve estudo sobre a castração de garotos na Itália e sua contribuição para a história da música.
-
O NOVO TEMPO DO AFROBEAT: EXPRESSÕES MUSICAIS E IDENTIDADES NEGRAS
-
O pensamento musical de Mário de Andrade
-
O que foi feito de Vera: procedimentos modais e hibridismo no disco Clube da Esquina 2 (1978)
-
O Sambajazz: Criação e formação do estilo musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960
-
O Som e o Soberano
-
O sublime de Lyotard e a música de Morton Feldman
-
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven
-
O Telharmonium: Arte e aparato para a geração e distribuição de música eletricamente
-
Os dois temas da sonata bitemática: um aristocrata, outro burguês?
-
Os Músicos Negros e escravos da Real Fazenda de Santa Cruz (1808 -1832)
-
Os princípios cosmológicos de Filolau e a música
-
Oscélia Domingues Bonifácio Conrado
-
PAMVILLA - Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos
-
Paulo Augusto Castagna
-
Paulo Augusto Soares
-
Paulo Mugayar Kühl
-
PEREIRA, F. L. C. Ut Josquin Palestrina? Parte 1. A conversão melódica do motto silábico ?ut sol? por hexacordes em motetos com ou sem transposição per bemolle
-
Pianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xix
-
Poética Musical na era Vargas: uma análise do impacto das políticas de nacionalização na comunidade teuto-brasileira em Joinville - SC
-
Pressupostos e ideologia na historiografia da música soviética no Ocidente: apontamentos em obras-chave entre 1943 e 2017
-
Prof. Dr. Amilcar Zani Netto
-
Prof. Dr. Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves
-
Profa. Dra. Lia Vera Tomás
-
Prolegômenos a uma arqueologia da música: saber e modernidade musical
-
Prometeu Acorrentado/O Poema do fogo: a intersemiose em Scriabin
-
Práticas musicais nos espaços religiosos: o protestantismo histórico em Campina Grande.
-
Pós-Minimalismo na terceira fase composicional de Gilberto Mendes : décadas de 1980 e 1990
-
Raphael Fernando Amaral
-
Raquel Almeida Rohr de Oliveira Isidoro
-
Reubert Marques Pacheco
-
Ricardo Mendonça Petracca
-
Ricardo Sinigaglia Arruda
-
Roberto Fabiano Rossbach
-
Rogerio Budasz
-
Ronal Xavier Silveira
-
SATIERIK MUSIQUE: DA NATUREZA DA MÚSICA HUMORÍSTICA EM ERIK SATIE
-
Saulo Moraes e Silva
-
Schumann: Sonatas op. 1 e op. 22 para piano
-
Selections from Almeida Prado's Jardim Sonoro: A Critical Edition for Pianists and Teachers
-
Sergio Anderson de Moura Miranda
-
Sergio Augusto Molina
-
Silvana Ruffier Scarinci
-
Silvestro Ganassi - Opera Intitulata Fontegara - Um estudo sistemático do tratado, abordando aspectos da técnica da flauta doce e da música instrumental veneziana do século XVI
-
Silêncio, sons e acaso: textos escolhidos de John Cage
-
Tarcísio Gomes Filho
-
TECNOBREGA DIGITAL: a transformação na música eletrônica paraense
-
The Church Music of Davide Perez and Niccolò Jommelli
-
The five-course guitar (viola) in Portugal and Brazil in the late seventeenth and early eighteenth centuries
-
Theophilo Augusto Pinto
-
Thiago César Viana Lopes Saltarelli
-
Thrashnation: as representações do medo na imagética do Thrash Metal norte americano dos anos 1980
-
TO BE YOUNG, GIFTED AND BLACK: MILITÂNCIA NEGRA E ENCORAJAMENTO EM NINA SIMONE (1960-70)
-
Tom Jobim e a modernidade musical brasileira (1953/1958)
-
Tradição e ruptura: Pierre Boulez e a formação do cânone no pós-guerra (1946-1954)
-
Tudo está dito ?: um estudo sobre o conceito de obra musical
-
Ulisses Coutinho Amaral
-
Un ferito Cavaliero: A música afetuosa em Luigi Rossi
-
Vanda Lima Bellard Freire
-
Variações Goldberg : Um Panorama Histórico, Composicional e Simbólico no Clavierübung IV de Johann Sebastian Bach
-
Vida de Viajante: uma análise da obra musical do compositor e intérprete Luiz Gonzaga na cidade do Rio de Janeiro(1940 –1970)
-
Vidas Paralelas - uma análise comparativa da presença política e artística de Richard Wagner na Alemanha e de Giuseppe Verdi na Itália durante o século XIX
-
Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o Estado Novo
-
Villa-Lobos: o educador das multidões. O discurso do canto orfeônico e o Estado Novo
-
Violão e Identidade Nacional: Rio de Janeiro, 1830/1930
-
Virgínia de Almeida Bessa
-
Vitor Gabriel de Araujo.
-
Viviana Mónica Vermes
-
Walter Wanderley - Memória e Esquecimento na Indústria Cultural e na História da Música Popular Brasileira
-
Wilson Lemos Júnior
-
WOMEN, SALONS, AND MUSIC IN FIN-DE-SIÈCLE PARIS: A STUDY OF THREE WOMEN COMPOSERS