Ana Raquel Motta de Souza
Pesquisadora, professora e autora de artigos acadêmicos e materiais didáticos, é licenciada e bacharel em Letras pela Unicamp (1996), licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2020), mestre (2004) e doutora (2009, financiada pela Fapesp) em Linguística pela Unicamp, especialista em BNCC pelo Centro Universitário Claretiano (2023). Tem pós-doutorado em Linguagem e Trabalho pela PUC-SP (2012-2015, financiada pela Fapesp), com estágio como Visiting Scholar na Universidade do Texas em Austin - EUA (2013-2014, financiada pela Fapesp). Tem pós doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp (2018-2020, financiada pelo PNPD/Capes), com pesquisa em Comunicação não-violenta aplicada à Educação. Suas áreas principais são Formação de professores, Educação para Paz e Direitos Humanos, Análise do Discurso, Alfabetização e Letramento, Cultura Brasileira, Linguagem e trabalho.Atualmente é Coordenadora da área de linguagem em um projeto do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES - UFAL, financiada pela Capes) e autora de material didático para diversas editoras, como Moderna, Santillana, SM, FTD, entre outras. É membro de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: "Atelier - linguagem e trabalho" (PUC-SP); "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções" (Unicamp); "Fórmulas e Estereótipos - teoria e análise" (Unicamp). É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPoLL) no Grupo de Trabalho "Discurso, Trabalho e Ética".
graduate at Bacharelado Em Letras from Universidade Estadual de Campinas (1996), graduate at Licenciatura Em Letras from Universidade Estadual de Campinas (1996), master's and PHd at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2004; 2009).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
