área de pesquisa
- "Eu nunca me vi, assim, de fora:" representações sobre o agir docente através da autoconfrontação
- A (des) construção do tema em narrativas do vestibular
- A aula de português e as possibilidades de ensino-aprendizagem: um estudo de caso
- A carta argumentativa e uma dissertação modificada? : um estudo sobre estrategias mobilizadas na argumentação da carta no Vestibular da Unicamp
- A Concordância de Número no Sintagma Verbal: uma abordagem sociolinguística da produção textual dos alunos do Ensino Médio de uma escola estadual em Juazeiro ? BA
- A CONSTITUIÇÃO DE MARCAS DE ESTILO E AUTORIA PARA OS PROJETOS ESCRITOS DE APRENDIZES
- A constituição histórica da escrita no discurso de manuais de ensino de língua portuguesa do século XX
- A constituição histórica da leitura como objeto de ensino: o discurso oficial e o didático (1930-1950).
- A Construção da Coerência Textual em Situações de Ensino.
- A Construção da Intertextualidade na Produção Textual de Alfabetizandos Adolescentes e Adultos.
- A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO NARRATIVO NO LIVRO DIDÁTICO, EM SALA DE AULA: UMA REALIDADE
- A escrita de narrativas na internet: análise intergenérica do gênero fanfiction
- A formação do professor de Português: dificuldades e possibilidades
- A importância do texto no ensino e aprendizagem da língua portuguesa
- A influência das categorias textuais na determinação de dificuldades em leitura de textos
- A leitura na construção identitária de alunos de EJA
- A palavra ONDE no português do Brasil
- A percepção dos professores de Ensino Médio de váras disciplinas sobre suas aulas de leitura
- A polifonia no discurso narrativo infantil
- A PONTUAÇÃO E PROCESSOS DISCURSIVOS NA AQUISIÇÃO DAESCRITA: UM ESTUDO DE CASO
- A produção de leitura na escola: uma proposta sob a perspectiva da Semântica Argumentativa
- A Relação entre a Prática Docente e o Processo de Aquisição da Linguagem Escrita na Educação Infantil
- A RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- A rádio papagaio está no ar: uma experiência com o gênero oral entrevista radiofônica".
- Alfabetizar Letrando na Educação de Jovens e Adultos
- Alfabetização e Letramento na EJA
- Algumas contradições que envolvem o ensino da escrita: uma discussão com professores do 5.º e 6.º ano do ensino fundamental
- Aline Fernanda Camargo Sampaio
- Alternância de código como pedagogia culturalmente sensível nos eventos de letramento em contexto multilíngüe
- Amarildo Pinheiro Magalhães
- Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt
- Ana Maria Stahl Zilles
- Ana Raquel Motta de Souza
- Ana Zandwais
- Andrea Jane da Silva
- Angela Paiva Dionisio
- Anny Querubina de Souza Barros
- Aquisição da escrita: o percurso entra alfabetização e letramento
- Aroldo Magno de Oliveira
- As dificuldades encontradas ao se avaliar leitura no vestibular: análise de respostas dadas por candidatos do Vestibular UNICAMP a questões de língua portuguesa.
- As relações entre Desvios Fonológicos e Produção Escrita
- Avaliação de textos: uma abordagem dialógica
- Chislene Moreira Cardoso
- Cibele Maria Diniz Figueiredo Gazzinelli
- Cirlene Magalhães Almeida
- Compreensão ativa e criadora: uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura do jornal impresso
- Concepções e práticas letradas sobre leitura de professores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Taubaté
- Cristiane Maria Megid
- Cristina Teixeira Vieira de Melo
- Da formação ao ato pedagógico : caminhos do ensino da escrita em língua portuguesa por professores timorenses
- Das histórias às rimas, a palavra brinca nas oficinas...
- Dennys Dikson Marcelino da Silva
- Deslizamento metonímico do significante Carnaval na música Vai passar, de Chico Buarque e Francis Hime
- Djane Antonucci Correa
- Do texto ao discurso no ensino crítico de lingua portuguesa no segundo grau e o desenvolvimento cognitivo do adolescente
- Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
- Dra. Denise Lino de Araújo
- Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal
- Edson Florentino José
- Educação e televisão : a produção de sentidos num programa de auditório
- Eliana Vasconcelos da Silva Esvael
- Ensino de leitura no caderno de atividades pedagógicas de aprendizagem autorregulada
- ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E A LÍNGUA EMPREGADA POR FALANTES ESCOLARIZADOS: ESTUDO DOS "ERROS" QUE (NÃO) COMPROMETEM A COMPREENSÃO DO TEXTO NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR
- Entre a formação inicial de professores de Língua Portuguesa e o trabalho real: a (co)construção do objeto de ensino produção textual escrita
- Escrita : esse obscuro objeto do desejo
- Escrita e ensino : ecos do discurso pedagógico
- Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de historias em quadrinhos por díades recém alfabetizadas
- Estratégia Metodológica para o Ensino-Aprendizagem da Coerência em Textos Dissertativo-Argumentativos
- ESTRATÉGIAS DE LEITURA: A articulação entre texto e metatexto em aulas de língua portuguesa
- Estruturas sintáticas marcadas em dissertações de vestibular
- Estudo dialógico de um programa público-privado de formação continuada do professor de língua portuguesa
- Fabiola Cordeiro de Vasconcelos
- Formação continuada do professor na escola: enfoque dialógico e análise da linguagem
- Francisca Damiana Formiga Pereira
- Francisco Rafael Mota de Sousa
- Geam Karlo-Gomes
- Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso e Ensino
- GÊNERO DIGITAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO INTERNETÊS
- Gênero e Estilo nas Melhores Redações do Vestibular UNICAMP.
- Helena Feres Hawad
- Hibridismo cultural e lingüístico no universo escolar: confronto e conflito de vozes na constituição de identidades
- Histórias de famílias: Processos de escrita por alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
- Indícios de Leitura, Visões de Mundo e Construções de Sentido.
- Ivany Souza Ávila
- José Luiz Vila Real Gonçalves
- Julia Izabelle da Silva
- Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa
- LEITURA E COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS PARA FORMAR LEITORES
- Letramento linguístico acadêmico de estudantes universitários: gerenciamento metalinguístico na leitura e na escrita
- Letramentos Acadêmicos: o gerenciamento de vozes em resenhas e artigos científicos produzidos por alunos universitários .
- Letramentos, prática docente e ensino de leitura e de escrita: tensões e resistências em uma escola pública da periferia de Belém (PA)
- Liane Batistela Kist
- Luciana Borges Alves Pinto e Barros
- Luciana Mariz
- Maisa de Alcântara Zakir
- Maria Suely Oliveira Goldstein
- Marieta Prata de Lima Dias
- Marilurdes Zanini
- Materia didático: a gramática que se revelal
- Materiais didáticos multimídia no estudo de Língua Portuguesa : deslocamento nas relações entre as posições-sujeito professor e aluno
- Nara Rejane da Silva Widholzer
- Norma culta: multiplicidade conceitual e práticas de ensino
- Núcleo de Estudos Lingüísticos do Cariri
- O aspecto como marca variável da distinção foreground/backgroud em narrativas orais de crianças e adultos
- O diário de aprendizagem como instrumento revelador do processo de construção identitária de futuros sargentos enquanto leitores e produtores de textos em sua formação inicial
- O domínio da língua materna e o exercício da cidadania
- O ensino de expressões idiomáticas de Língua Portuguesa no Nível Fundamental
- O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA PARA ADULTOS: A BUSCA DE NOVOS SENTIDOS
- O ensino do léxico de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos
- O funcionamento discursivo do gênero canção no exame nacional do ensino médio.
- O papel da interação social na construção do narrador autônomo
- O professor de Língua Portuguesa na visão de formandos em Letras
- O que se diz e o que se faz em aulas de português: gramática e reescrita
- O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror
- Operadores e Operações Argumentativas
- Oralidade na Escrita: Um problema no uso da língua escrita em registro formal
- Os gêneros do discurso e o ensino-aprendizagem de leitura no LDP: historicização e desistoricização da linguagem e dos sujeitos.
- PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): RESSIGNIFICANDO A ALFABETIZAÇÃO?
- Português Falado: um estudo de atitudes com professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
- Produção de crônicas: uma experiência no ensino fundamental
- Profa. Dra. Maria Helenice Araújo Costa
- Proposta de uma sequência didática do gênero Evolução da Enfermagem no Enisno Médio-técnico de Enfermagem
- Proposta para a leitura de poesia na escola
- Práticas de Letramento na EJA: possibilidades de desenvolvimento da escrita letrada numa interface com a oralidade
- Raquel Salek Fiad
- Reencantando a Leitura e Escrita: contribuição dos gêneros textuais para a aprendizagem significativa
- Reflexões em torno de práticas de linguagem: cartografias das marcas de subjetivação
- Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: mediações entre teoria e prática.
- Revisitando o ensino tradicional de Língua Portuguesa
- Robson Anselmo Tavares de Melo
- Rosemary Affi dos Santos Costa
- Rute Izabel Simões Conceição
- Sandra Sueli Carvalho Bezerra
- Sociolinguística, letramento e ensino
- Sofia Martins Moreira Lopes
- Susana dos Santos Nogueira
- Sílvio Ribeiro da Silva
- Tania Maria Alkmim
- Telecurso 2000 : reflexões sobre a incorporação da oralidade na aula de portugues em uma proposta de ensino a distancia
- Texto: movimento de leitura/escrita em redações desclassificadas em Concurso Vestibular
- Textos de opinião: análise de produções de alunos de 4a.e 5a. séries
- Textos factuais e problematizantes em livros didáticos de História: Leitura e Metacognição.
- Tiago Sousa Santos
- Tinha um gênero nomeio do caminho. A relevância do gênero para a constituição do estilo em textos de escolares
- Uma história de constituição de um gênero discursivo em sala de aula: cartas
- Uma proposta de estudo a partir dos atos e fala do romance Vidas Secas
- Uma Prática de Mediação entre os Saberes da Oralidade e da Escrita
- Variação na escrita infantil: realização x não realização do /R/ em coda silábica final
- Washington Silva de Farias