Geovany Araújo Borges has a B.Sc. in Electrical Engineering from Universidade Federal de Campina Grande (1996), M.Sc. in Electrical Engineering from Universidade Federal de Campina Grande (1998) and a D.Sc. diploma in Automatic and Microelectronic Systems from Universite Montpellier II (2002). Currently he is associate professor at Electrical Engineering Department of Universidade de Brasilia, Brasilia, Brazil. His research interests are in the fields of robotics, estimation and stochastic filtering, control systems, biomedical engineering and aerospace engineering.
Possuo graduação e mestrado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1996, 1998) e doutorado em Systèmes Automatiques et Microélectroniques pela Université Montpellier II (2002). Desde 2003 sou professor pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB). Ainda em 2003 meu trabalho de doutorado recebeu o "Prix des Meilleures Thèses en Automatique Soutenues en France 2001-2002", concedido pelo Club EEA. Felizmente, e sempre com excelentes parcerias, outros reconhecimentos vieram. O mais recente foi o Prêmio de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017, Categoria Produtos e Inovação em Saúde, do Ministério da Saúde. Em 2012/2013 realizei período sabático junto ao grupo MERS, do CSAIL no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Atualmente coordeno o Laboratório de Automação e Robótica (LARA), um laboratório de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, e o Laboratório de Ensaios de Equipamentos e Sistemas Eletromédicos (LENSE), ambos do Dep. de Eng. Elétrica UnB. O LENSE foi acreditado em 2022 pelo CGCRE/Inmetro como organismo de avaliação de conformidade, na modalidade laboratório. Coordeno projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como as atividades de uma estação laser do sistema global de navegação por satélite da Rússia (GLONASS), instalado na UnB.
Tenho experiência e interesse de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Robótica, Sistemas de Controle, Estimação e Filtragem Estocástica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica. Coordeno(ei) ou sou (fui) membro pesquisador de projetos de cooperação internacional com Estados Unidos, Rússia, França, Japão, Ucrânia, Colômbia e Cuba.
Considero que a pesquisa científica é voltada para a extensão de limite do conhecimento, e a inovação e desenvolvimento tecnológicos são voltados para a criação de produtos, devendo assim servir a sociedade. Busco atuar em ambas as vertentes.