Marília da Costa Morosini
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1970), mestrado em Sociologia Educacional (1975) e doutorado em Educação pela UFRGS (1990) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Bolsista produtividade 1A do CNPq. Premio Pesquisadora Gaucha 2021 (FAPERGS). Lecture/leitora da Cátedra Unesco de Sustentabilidade - UCB. Coordenadora do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior - PUCRS; da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior) - Núcleo de Excelência em C, TI, CNPq/FAPERGS/PRONEX (2005 - 2009 e 2017 - 2022); Coord.a Centro Internacional de Educação Brasil - Austrália; Coord. do Observatório de Educação Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e da Rede UNIVERSITAS ligada ao GT Política de Educação Superior/ANPED (1996 2012); Coord. do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS/CEES (2006 - 2012) Qualidade na Educação Superior; e coord. a da Rede CEES/PUCRS - School of Education /Newcastle University/CAPES-PrInt. Coord. e membro do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPERGS (2008 - 2012) e membro CA Educação e Psicologia (2004-2019). Membro da AIDU (Associação Ibero-americana de docência Universitária) é vice-presidente do XCIDU; da LASA Latin American Studies Association. Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC (2006-2012); integra o CA - Ad Hoc de Educação da CAPES. É coordenadora de projeto CAPES/PRINT com USA e UK, participando de Missão de Trabalho a UK em 2019. Participa (ou) de projetos nacionais INEP/CNE e internacionais IAU/UNESCO/CNPq/CAPES/UTexas; CPLP: INNOVACESAL (UE), ACRO; Alfa-Guia (UE); Newcastle (British Council); NEIES/Mercosul. É professora aposentada do IFCH/UFRGS. É professora titular da PUCRS. Foi diretora da Faculdade de Educação da PUCRS e Coordenadora do PPGEDu (2011 - 2012). Orienta I.C., Mestrado, Doutorado (orientadora da Tese Menção Honrosa Capes 2012), e Pós-Doutorados. Sua produção atual está voltada a estados de conhecimento destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária (700 p.) a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa (oral), e a Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES). É editora da Série de livros Educação Superior PRONEX/CNPq/FAPERGS. Está entre as cem pesquisadores mais influentes em Educação/AL, no AD Scientific Index, 2022 e 2023 (H=33; H10=80, 5.156 citações) e entre os 10 mais citados autores de Internacionalização da educação superior na Scopus/Elsevier (2011-2020). Membro da Comissão Editorial Nacional da Editora Mercado das Letras (Série Área da Educação). Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando em: educação superior, qualidade da educação superior, formação de professores, internacionalização da Educação Superior, diversidade e equidade na Educação Superior.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos