Rita Alves O. é doutora em Antropologia e possui pós-doutorado junto aoCurso Postdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez yJuventud da CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales).
Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) integra o Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e a Especialização em Arte, Crítica e Curadoria (pós-graduação lato sensu), compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do bacharelado em Arte: História, Crítica e Curadoria e participa, como docente, dos bacharelados em Ciências Sociais, Jornalismo, Arte: História, Crítica e Curadoria e Relações Internacionais. Integrou, como vice-líder, o grupo de pesquisa "Imagens, metrópole e culturas juvenis" do CNPq (até janeiro de 2022). Coordenou o bacharelado em Ciências Sociais entre 2010 e 2011. Foi Editora Científica da revista Ponto-e-Vírgula entre 2019 e agosto de 2021 e coorganizadora do dossiê ?Movimentos Latino Americanos de Mães e Familiares de Vítimas da Violência do Estado?(2021/2022).
É colaboradora da CLACSO desde 2008, onde atua como avaliadora de projetos, tutora de investigações do Programa de Becas, pesquisadora do GT Infancias y Juventudes (aprovado para período 2023-2025) , do Observatorio Latinoamericano y Caribeño en Primera infancia, Infancias y Juventudes e do GT Praxis emancipatorias, bienes comunes y metodologías descoloniales alterglobales (aprovado triênio 2023-2025).
Integra o GT CNPq "Atenção Integral e Interdisciplinar ao Adolescente" do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Faz parte do Comité Científico da Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Universidade de Manizales, Colômbia)
É coorganizadora dos livros ?Jovens na cena metropolitana: percepções, narrativas e modos de comunicação?(ed Paulinas, 2009), ?Pesquisa em Design, Comunicação e Cognição? (ed. SENAC, 2010) e ?Generaciones en movimiento y movimientos generacionales.
Escribanías hechas a varias manos, varios pasos y co-razones. Colectivos, movimientos y comunidades en resistencias tejidos desde el camino del pensamiento autonómico?(ed CLACSO, 2019).
No âmbito das políticas públicas, atuou em programas e políticas públicas de cultura articuladas ao poder local na gestão 1989-1992 da Prefeitura do Município de São Paulo; participou da equipe técnica de elaboração do Plano Municipal de Cultura de São Paulo (2016) e integrou, em dois momentos, a "Comissão de Avaliação e Acompanhamento" do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2012 e 2017).
Áreas de atuação e interesse: jovens e juventudes, adolescentes em conflito com a lei, antropologia da imagem e fotografia, antropologia dos sentidos, antropologia da arte, antropologia digital, cultura digital, cultura imagética e visual, práticas políticas e culturais, éticas e estéticas; políticas públicas de cultura, cultura e estado, sistema das artes, violências e políticas públicas de segurança e proteção social, políticas públicas de educação.
Índice H: 15 (google acadêmico)
graduate at Ciências Sociais from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), master's at Programa de Ciências Sociais from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) and ph.d. at Sociology from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Has experience in Antropology, focusing on Antropology, acting on the following subjects: design, antropologia, comunicação, produção cultural and fotografia.