Professor Associado IV, recém-aposentada pela Universidade Federal do Pará (UFPA, setembro de 2016). Possui bacharelado em Psicologia (UFPA, 1986), mestrado em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA, 1989), doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2001), pós-doutoramento em Psicologia Social (Desenvolvimento e Cultura) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009) e em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Autismo (2014), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Análise Experimental do Comportamento, com ênfase em princípios da aprendizagem e em desenvolvimento de procedimentos para avaliação de pré-requisitos para alfabetização e para ensino de leitura e escrita para crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento. Foi docente-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (2003-2014), e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (2014-2016). Desenvolveu pesquisas na área de equivalência de estímulos e, mais recentemente, sobre investimento parental, enfocando as relações entre desenvolvimento infantil e contexto sociocultural de díades cuidador-bebê, especialmente díades de risco para o desenvolvimento infantil, como prematuros de baixo peso e crianças com autismo. Nessa área, os artigos mais recentes são: ?Fatores de risco e desenvolvimento sociocomunicativo em prematuros? (Caldas, I. F. R.; Garotti, M. F.; Chermont, A. G.; & Santos, A. C. , 2016); Intervention in autismo: Social engagement implemented by caregivers. (Santos, A. C.; Garotti, M. F.; Ribeiro, I. F.; & Bosa, C. A.,2015).; Alterando rotas alteradas? Detecção precoce de riscos e prevenção em transtornos do espectro do autismo (Garotti, M. F.; Santos, A. C.; Ribeiro, I. F.; Alves de Oliveira, A. I.; Siva, S. S. C. (2013).
bachelor's at Psicologia from Universidade Federal do Pará (1986), master's at Mestrado Em Psicologia Teoria e Pesquissa do Compo from Universidade Federal do Pará (1989) and doctorate at Psychology from Universidade de São Paulo (2001). Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Human Development, acting on the following subjects: discriminação condicional, primatas, crianças, equivalência de estímulos and classes de equivalência.