Mauro Calixta Tavares
Possui graduação em Ciências Sociais (FACE/UFMG,1973), mestrado em Administração (FACE/UFMG,1981), doutorado em Administração (FEA/USP,1996) e é pós-doutorando pela FGV-SP. Sua dissertação versa sobre o auto serviço, sua tese sobre o valor de marca e seu pós-doutorado sobre a antropologia do consumo. É professor aposentado da UFMG, onde foi professor do CEPEAD. Atualmente é professor titular - Fundação Pedro Leopoldo. Foi professor convidado do ISPU em Maputo (Moçambique), onde orienta dissertações. Criou o Programa de Especialização do CEGE, o MBA do IETEC e inumeros cursos de graduação em administração. Orientou em torno de 140 dissertações e participou de um número superior de bancas de dissertações e teses. Orientou acima de 300 monografias e TCCs na UFMG, FDC, Newton Paiva, FUMEC, FPL e IETEC. É possivelmente o consultor mineiro com maior experiência na área. Atua também como palestrante e instrutor de programas de treinamentos. Sua área de atuação abrange marketing, comportamento do consumidor, marca, estratégia e planejamento estratégico. É autor, entre outros, dos livros: gestão estratégica, gestão de marcas e reflexões sobre a escola. Possui inúmeros artigos publicados em congressos e revistas especializadas. Recebeu inúmeras distinções como professor homenageado, patrono e paraninfo, além de outras, na área educacional e pública. Entre essas, a de cidadão honorário do município de Quartel Geral e Colaborador Benemerito da Polícia Militar
graduate at Ciências Sociais from Universidade Federal de Minas Gerais (1973), master's at Administration from Universidade Federal de Minas Gerais (1981) and ph.d. at Administration from Universidade de São Paulo (1996). Has experience in Administration, acting on the following subjects: marketing, comportamento do consumidor, estratégia, administração and varejo.
Áreas De Investigação
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Afiliação
Publicações
Ensino
theses/dissertations advising
- A importância e o posicionamento dos Serviços de Atendimento ao Consumidor
- A evolução do valor econômico gerado e distribuído pela empresa Vale S.A. - Análise comparativa do relatório anual de sustentabilidade no período 2007 a 2011
- Evasão em cursos gratuítos: uma análise de suas principais causas e identificação de perfil dos alunos evadidos no SENAC de Sete Lagoas
- Novas Tecnologias de Varejo: Estudo de Diferenciais Competitivos para o mercado de conveniência em Belo Horizonte -MG
- Evasão de alunos nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior
- Comportamento do consumidor: um estudo do comportamento do comprador em sites de compras coletivas
- Marketing e Inovação Tecnológica: Um Estudo de Caso em Uma Instituição de Pesquisa Agropecuária
- Planejamento Estratégico: Análise de uma Experiência sob o Enfoque da Participação
- A ADOÇÃO DOS CONCEITOS DE MARKETING EM UM ÓRGÃO PÚBLICO - um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.
- Conceito e Utilização de Marketing em Micro e Pequenas Empresas
- Mate Couro: um estudo comparativo entre identidade de marca e imagem de marca
- Estratégias Genéricas e as Pequenas Empresas do Setor de Serralherias.
- Diferencial na liderança de alguns gestores do BB no atingimento das metas institucionais
- Práticas Mercadológicas: Um Estudo sobre as Empresas do Setor Eletroeletrônico Mineiro
- O ADMINISTRADOR: EXPECTATIVAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAIS - O caso UNIMONTES.
- Análise Varejista em supermercado convencional
- Padronização de procedimentos de franquia versus segmentação de mercado: estudo comparativo entre três grandes redes do setor de perfumaria e cosméticos no que se refere à atuação em Minas Gerais
- Licenciamento de tecnologias em empresas públicas de pesquisa agropecuária: um estudo realizado na Embrapa Agrobiologia
- Com que roupa eu vou? Um estudo antropológico sobre o vestuário e a moda e os vários contextos de uso
- Efeeetividade da Logística em uma empresa varejista: um estudo de caso
- O popular e o luxo: como os proprietários de veículos posicionam a marca FIAT
- Essa marca de roupa por que? estudo da antropologia do consumo sobre a mulher no momento de escolha da marca
- Monitoração ambiental em empresas do setor de telecomunicações: estudo de caso
- Comportamento do consumidor de produtos almenticios de marca própria nos supermercados de Belo Horizonte
- Perfil dos alunos do ensino médio e as práticas mercadológicas de uma instituição de ensino superior
- A influênia do posicionamento da marca no comportamento do consumidor de automóveis de luxo: um estudo comparativo de casos
- O Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão: Um estudo de caso na Administração Tributária de Minas Gerais.
- Comportamento do Consumidor:um estudo sobre a influencia dos atributos intrínsecos e extrínsecos na preferência dos consumidores de refrigerantes nos diferentes ambientes de consumo
- Os fatores sócio-culturais e situacionais e seu impacto no comportamento do consumidor jovem em relação ao vestuário
- O escopo e o posicionamento da marca "Diário do Comércio", sob a ótica de seus gestores e leitores
- Análise do Impacto da (Re) estruturação na Força de Vendas em Empresa Multinacional do Setor de Serviços
- Um estudo sobre a utilização do composto de marketing de serviços por profissionais liberais médicos
- Marketing de tecnologia: um estudo de caso em uma instituição de pesquisa agropecuária
- Planejamento Estratégico: análise sob o enfoque da mudança organizacional.
- Estudo dos fatores condicionantes para a Mortalidades das Micro e Pequenas Empresas Maranhenses
- A implantação do balanced scorecard nas orgainzações brasileiras: a visão dos consultores de empresas
- A Imagem Institucional da UFMG: Um Estudo na Perspectiva dos Alunos do Curso de Graduação em Admistração
- Caracteristicas empreendedoras dos gestores de uma rede de supermercados: um estudo de caso
- Efetividade Logística em Empresa do Varejo: um Estudo de Caso
- Perspectiva estratégica da Administração de Recursos Humanos em empresas com atuação em Minas Gerais
- O telefone celular e os seus significados simbólicos: um estudo na operadora de telefonia celular Vivo-MG
- Conceitos e práticas de marketing: um estudo de sua adoção por empresas prestadoras de serviços de saúde em Montes Claros-MG
- Os fatores da influência no processo decisório do aluno universitário
- COMUNIDADE DE MARCAS E OS PROPRIETÁRIOS DE HARLEY-DAVIDSON EM BELO HORIZONTE
- Comportamento do Consumidor: um estudo sobre o comprador em sites de compras coletivas
- O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS CONSUMIDORES DE MÓVEIS RESIDENCIAIS DE DECORAÇÃO EM BELO HORIZONTE
- Marketing de relacionamento - estudo de caso: Café do Doutor
- O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS: Facilidades e Dificuldades do Escoamento da Produção.
- O Marketing de Relacionamento e a Retenção de Clientes na HILTI do Brasil Comercial Ltda
- Comportamento do consumidor - fatores que influenciam o processo de escolha dos produtos ou serviços
- O balanced scorecard (BSC) como ferramenta de gestão
- Joint - Ventures Internacionais e a Busca de Vantagem Competitiva
- Hábitos de comprs do consumidor na internet
- Comunidade de marca e os proprietários de Harley-Davidson em Belo Horizonte
- Pressupostos sobre Desenvolvimento de Recursos Humanos: a crença e a práxis: o caso COPASA-MG
- Perfil do Profissional Globalizado e o mercado de trabalho: uma análise
- Índice de sustentabilidade, governança corporativa e a crise de 2008: uma análise na Bolsa de Valores
- A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
- Curso de Administração da UFMG: um estudo de imagem
- O Comportamento do Consumidor dos Supermercados Mineirão-Champion - um Estudo de Caso
- A imagem percebida pelos alunos do curso de graduação em administração de empresas da faculdade casa do estudante - FACE - Aracruz
- Gestão de patrocínios esportivos - estudo de caso Lupo
- A IMAGEM INSTITUCIONAL DA UFMG: Um estudo na perspectiva dos alunos do Curso de Graduação em Administração.
- Identidade pirata: um estudo sobre o consumidor de roupas e acessórios falsificados: suas intenções pessoais e sociais
- Atitudes e comporamento dos consumidores diante de produtos com apelo ecologico
- Polícia de resultados: uma visão diagnóstica
- MUNDO DA MODA - QUAIS VALORES INTANGÍVEIS IMPULSIONAM A ESCOLHA DE UMA MARCA?
- DIZE-ME O QUE COMES QUE DIREI QUEM ÉS: UM ESTUDO SOBRE A SIMBOLOGIA DO ALIMENTO
- Envolvimento do Consumidor: Um estudo sobre seus efeitos no processo de decisão de compra
- Marketing de relacionamento como estratégia de negócio: um estudo de caso na empresa Unifort Ltda.
- Estratégias de persuasão para o fortalecimento da marca em peças publicitárias brasileiras de produtos de beleza
- A utilização do credito consignado pelos aposentados da terceira idade
- Fortalecendo as ligações: valor do cliente no sistema móvel celular no Brasil
- O posicionamento da marca e seu reflexo no comportamento do consumidor varejista de bens de consumo duráveis
- Comportamento do Consumidor de uma Rede de Varejo em Materiais Elétricos um Estudo de Ca\so
- Um estudo das ações de marketing de relacionamento na ótica do cliente: o caso Magazine Luiza
- Internacionalização de Empresas Mineiras Através de Consórcio de Exportação
- A influência do composto mercadológico na escolha do mix de produtos
- O consumidor dos serviços de saúde da cidade de Belo Horizonte
- O processo de tomada de decisão de compra dos consumidores de móveis residenciais de decoração em Belo Horizonte
- Os Consórcios de Exportação como Estratégia para Internacionalização de Pequenas Empresas.
- Escopo e posicionamento da marca de um supermercado em Minas Gerais
- Práticas mercadológicas utilizadas pelos fisioterapeutas para captação e retenção de clientes na cidade de Belo Horizonte
- Estratégias de internacionalização: um estudo comparativo de casos de empresas do setor siderúrgico
- Marketing de Relacionamento
- Comportamento do consumidor de materiais esportivos para a prática da corrida de rua na região metropolitana de Belo Horizonte
- A adoção dos conceitos de marketing em um órgão público: estudo de caso na secretaria muncipal de saúde Montes Claro-MG
- A Influência do posicionamento da marca no comportamento de compra do consumidor de automóveis de luxo: um estudo comparativo de casos.
- Marketing: Rompendo os Limites da Extensão Rural Estudo do Perfil das Demandas e Necessidades do Médio e Grande Produtor Final
- O programa de desenvolvimento empresarial - PDE: O caso do empresariamento na EMATER-MG
- Marketing de relacionamento em cooperativa de crédito sob a ótica dos gestores
- Comportamento do consumidor: um estudo sobre a influência dos atributos intrínsecos e extrínsecos na preferência dos consumidores de refrigerantes nos diferentes ambientes de consumo
- Envolvimento do consumidor: um estudo sobre seus efeitos no processo de compra
- Conceitos e práticas de marketing: um estudo de sua adoção por micro e pequenas empresas do comercio varejista de Divinópolis - MG
- Você compra pensando neles e eles nem sabem: um estudo das influências indiretas no processo de compra
- A utilização do balanced scorecard como ferramenta de gestão: um estudo de caso
- Imagem institucional: um estudo de caso da câmara americana de comércio
- Hotelaria de Belo Horizonte: um estudo sobre os meios de hospedagens no turismo de negócios sob a ótica de seus usuários
- GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS PARA INSERÇÃO NO MERCADO EXTERNO: Um estudo comparativo de casos no setor alimentício mineiro
- O mix de marketing internacional das empresas brasileiras: um estudo de caso no setor de calçados em Belo Horizonte-MG
- Análise do comportamento do consumidor nos serviços bancários
- Atitudes e comportamento dos consumidores diante de produtos com apelos ecológico
- Gestão escolar: implicações da avaliação escolar externa para a qualidade do ensino
- O comportamento do consumidor: um estudo sobre as crenças na automedicação
- Impressões provocadas pelo design da marca dos principais partidos políticos do Brasil
- Learning Organization em Empresa Brasileira: Um Estudo de Caso
- Marketing de relacionamento: uma análise das ações de marketing na ótica dos gerentes e subgerentes da CAPUL
- Práticas de responsabilidade social e sua influência no comportamento de compra dos estudantes
- Análise do Comportamento do Consumidor nos Serviços Bancários: um Estudo no Segmento da Terceira Idade.
- Você compra pensando neles e eles nem sabem: um estudo das influencias indiretas no processo de compras
- Imagem institucional: a faculdade alfa na perspectiva do curso de graduação em administração
- Planejamento do sistema único de saúde: importância e uso dos seus instrumentos básicos sob a otica dos gestores municipais
- A qualidade percebida em empresas de telefonia celular.
- Comportamento de Compra do Comprador ? O Perfil da Consumidora do Shopping do Vale do Aço
- Learning Organization em Empresa Brasileira: um estudo de caso
- Análise do plano de desenvolvimento no turismo sustentável: o caso "Vitória do Turismo"
- Serviços de Atendimento ao Consumidor: Um Estudo Exploratório sobre sua Importância e Posicionamento nas Empresas de Alimentos
- Formação de redes no mercado educacional confessional
- O papel da Cultura Organizacional na Implantação do Planejamento Estratégico
- O Papel da Cultura na Implantação do Planejamento Estratégico
- A Satisfação do Cliente Após a Estratégia de Empresariamento de Um Órgão Público: O Caso da EMATER-MG no Município de Montes Claros
- Análise do comportamento do consulmidor
- Personagens, consumidores e marcas: um estudo da transferência de seus significados
- Influências do ambiente da prestação de serviços no comportamento do consumidor: um estudo comparativo em dois restaurantes de culinária japonesa
- O Ensino Superior de Administração, O Emprego e Desemprego e o Perfil do Profissional Globalização e o Mercado de Trabalho: Uma Análise
- Responsabilidade Social Empresarial - Um Estudo de Caso: Banco do Brasil.
- ISE, NGC e Bolsa de Valores
- A congruência conotativa entre as cores: das embalagens de produtos alimentícios, do produto embalado e de suas marcas, na percepção do consumidor
- Planejamento estratégico: análise da experiência de implementação em indústria de médio porte de Minas Gerais
- O comportamento de compra das consumidoras de vestuário nas lojas da Savassi em Belo Horizonte
- A congruência conotativa entre as cores das embalagens: de produtos alimentícos, do produto embalado e de suas marcas,na percepção do consumidor
- A Identidade Corporativa e a Imagem Institucional como Estratégia Mercadológica: O Caso da Polícia Militar de Minas Gerais
- A formação do preço de venda no comércio varejista de micro e pequeno portes de Sete Lagoas
- CENÁRIOS TENDENCIAIS E O PROCESSO DECISÓRIO: O CASO FUNREI
- Avaliação da satisfação dos usuários de uma empresa prestadora de serviços públicos
- Comportamento estratégico segundo a teoria de Miles e Snow: estudo de caso de uma indústria de produtos de limpeza doméstica em Minas Gerais
- Planejamento Estratégico: análise da implantação em uma empresa têxtil.
- Identificação das impressões provocadas pelo design das marcas dos principais partidos políticos do Brasil
- A utilização do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão: um caso prático.
- Evasão de um cusode inglês: um estudo exploratório de suas principais causas
- Escopo e posicionamento de marcas (EPM): aplicação do modelo em uma instituição de ensino superior localizada em Belo Horizonte
- Identificação dos atributos intrínsecos e extrínsecos dos produtos valorizados na escolha da marca de farinha de mandioca
- Avaliação de Uma Experiência de Aprendizagem Organizacional Focada em Times - Um Estudo de Caso
- Imagem institucional da OCEMG na perspectiva de seu quadro social
- A Influência dos Fatores Mercadológicos na Decisão de Compras em Empresas de Pequeno Porte: O Comércio Varegista de Drogarias
- A imagem institucional do centro universitário FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura: um estudo na perspectiva dos alunos do curso de graduação em psicologia
- Você escolhe a marca, mas sabe o que está bebendo? Fatores que influenciam a compra e o consumo de café
- Consumo de Carne Suína: comportamento de Compra do Consumidor.
- O Curso de Administração da UFMG: Um estudo de caso
- Elementos para o posicionamento de marcas: um estudo de caso em serviços profissionais de educação
- Educação técnico profissional e a inserção ocupacional do jovem aluno trabalhador
- Os Serviços ao Cliente como Diferencial Competitivo - um estudo de caso sobre suas implicações para a estrutura e gerência das organizações
- Estudo comparativo da qualidade de serviços de instituições de ensino superior de Paranavaí
- Novas Tecnologias de Varejo: Estudo de Diferenciais Competitivos para o Mercado de Conveniência em Belo Horizonte
- Você escolhe a marca, mas você sabe o que está bebendo? Fatores que influenciama compra e o consumo de café
- O Planejamento Estratégico no Banco Central do Brasil e a Viabilidade Estratégica em Uma Unidade Descentralizada da Autarquia: Um estudo de caso
- Comportamento de compra do consumidor: o perfil da consumidora do shopping do vale do aço
- O Modelo de Atividade Empreendedora de L.J. Filion - O Caso das Empresas de Software de Belo Horizonte
- O comportamento do consumidor das feiras de produtos orgânicos de Belo Horizonte - Minas Gerais
- Identidade e posicionamento, reputação e imagem: avaliaçào da imagem de uma instituição de ensino superior pelos alunos
- Desenvolvimento de Produtos: um Estudo de Caso no Mercado BUSINESS TO BUSINES
- Identificação dos Atributos Intrínsecos e Extrínsecos da Marca no Processo da Compra de Farináceos
- Planejamento Estratégico: Análise da Implantação em uma Empresa Textil
- Informação como diferencial competitivo nas micro e pequenas empresas de Minas Gerais
- Marcas: sua escolha como referência nos serviços
- A influência do composto promocional sobre o comportamento de compra do consumidor de um supermercado
- Sucessão em empresas familiares - o grupo garra: um caso bem sucedido
- Um estudo sobre a utilização dos conceitos de administração de marketing pelos gerentes de agência doBanco do Brasil
- De figurante a protagonista: um confronto do processo decisório de compras familiares de duas gerações de mulheres casadas
- Estudo Sobre os Fatores Influenciados do Comportamento de Compra do Consumidor de Cerveja
- Padronização de Procedimentos de Franquia versus Segmentação de Mercado: Estudo Comparativo entre Duas Grandes Redes do Setor Perfumaria e Cosméticos no que se Refere à Atuação em Minas Gerais
- Análise da cadeia de valor na area de saúde
- Responsabilidade social e reflexos na marac de uma instituição bancária: o caso do projeto das hortas comunitárias de Sete Lagoas
- Posicionamento: um estudo comparativo demarcas rivais de café
- Impactos da inovação na empresa siderúrgica Arcelormittal Monlevade: um estudo de caso
- Análise do processo decisório em compra de imóveis residenciais
- Análise da intenção comportamental de alunos universitários para doação de recursos financeiros às instituiçõpes filantrópicas
- A qualidade dos serviços prestados por uma instituição de ensino superior federal na visão dos vestibulandos e universitários
- Formação de visão empresarial em spin-offs universitárias
- Estudo da competitividade na indústria de torrefação e moagem de café, um etudo de caso:
- Estratégias no varejo: um estudo de caso no ramo de modas
- Monitoração ambiental em empresas do setor de telecomunicações: estudo de caso
- O comportamento do eleitor na eleição para vereador no município de Curvelo.
- Medicamentos genéricos, de referência da marca e similares - análises sob a ótica dos elementos do modelo escopo e posicionamento da marca (EPM)
- Marketing Business to Business: Estudo de Caso de uma Concessionária de Caminhões
- Escopo e posicionamento de marca em uma franquia de moda em Belo Horizonte
- Estudo dos fatores contribuintes para a mortalidade precoce das micro e pequenas empresas do estado do Maranhão
- Qualidade do ensino, satisfação e fidelização do discente: um estud empírico na perspectiva do aluno
- Gestão profissional e sucessão nas empresas familiares: um estudo multicasos
- Fatores determinantes da escolha da escola particular de ensino médio pelas famílias do município de Unaí