Publicações no BrCris
 

José Rodrigo dos Santos Velho

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) sob a orientação do professor Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, com pesquisa na área de Educação Musical e políticas educacionais voltadas para o ensino de música na Educação Básica. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC) com pesquisa na área de educação musical, ensino e formação de professores e políticas educacionais para o ensino de música. Graduado em Arte-Educação com habilitação em Música pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Atualmente é professor permanente Adjunto-A do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na área de Educação Musical/Percussão onde atua como Coordenador dos Estágios Curriculares Supervisionados em Música. É líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Musical Latino-Amazônica e Caribenha OREMUS. Foi professor colaborador do Departamento de Música do Centro de Artes - CEART da UDESC (2018 - 2021), atuando nas disciplinas de Estudos Avançados em Educação Musical, Estágio Curricular Supervisionado, Percussão, Confecção de instrumentos alternativos e de percussão na perspectiva da prática docente em música. Ministrou as disciplinas "Música e Ensino" no curso de Licenciatura em Pedagogia da UDESC. Foi professor do curso de Licenciatura em Música da UNIPLAC (2009 - 2017) onde lecionou as disciplinas de Educação Musical e Percussão. Integra o grupo de Pesquisa; Música e Educação - MUSE vinculado ao programa de pós-graduação em música na UDESC. Atuou como professor de música e capoeira na Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Lages-SC (2005 - 2013) onde também coordenou projetos de Confecção de Instrumentos Musicais com materiais alternativos, Grupos escolares de Percussão, Concertos Didáticos de Música e o Projeto Caravana Araçá (intercâmbio entre projetos sociais nas escolas rurais municipais e itinerantes da Serra Catarinense) o qual foi idealizador e coordenador. Foi professor de música no CRENSA Comunidade terapêutica de recuperação para dependentes químicos (2004 - 2009) onde pesquisou a área de Musicoterapia na Educação Musical resultando no trabalho de conclusão de curso da graduação intitulado: "A Influência da Música na Recuperação de Dependentes Químicos". Tem experiência como instrumentista (Bateria e Percussão), educador musical e formador de professores(as) de música e pedagogas(os) em diversos contextos. É compositor de peças coletivas para percussão voltadas para o ensino coletivo de instrumentos de percussão no âmbito de cursos de Licenciatura em Música e na Educação Básica. Como músico, atuou em diversos grupos de música brasileira e regional, gravando com artistas nacionais e internacionais, participando de turnês e circuitos musicais nacionais e internacionais. É produtor musical e cultural.
graduation at arte-educação habilitação em música from Universidade do Planalto Catarinense (2007) and master's at Education from Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação musical, pesquisa em música, : capital musical - champs de la musique - éducati, capital musical; campo da música; educação musica and música e capoeira.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •