Publicações no BrCris
 

Theresa Maria de Freitas Adrião

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1988), mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1995, 2001) e Livre Docente pela UNICAMP (2015). Foi docente da educação básica (1983-1998) e professora da Unesp (1998-2009) É professora colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP e Professora Visitante na UFBA ( 2022-2023). Foi Professora Visitante na UNEMAT (2020-2022). Realizou estágios de pesquisa pós doutoral junto à Orealc/CHILE ( 2003-2004). Desenvolve pesquisas na área de política educacional, com ênfase em gestão e financiamento da educação básica, incluindo estudos sobre privatização e financiamento da educação no exterior (EUA e Portugal/ UMinho) com financiamento da FAPESP. Publicou diversos livros, capítulos e artigos sobre os temas de investigação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE/UNICAMP) e a Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. (RELAAPE/https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br ). Integra as seguintes entidades acadêmicas e cientificas: ANPED (Tendo sido coordenadora do GT Estado e Política Educacional de 2015 a 2019); ANPAE; FINEDUCA (Integra a Diretoria desde 2021) e CEDES (membro da Diretoria desde 2022). Vice- Presidente da Junta Directiva de la CLADE Brasil. Editora Associada da Revista da FINEDUCA. Foi Editora Associada da Revista Educação & Sociedade, entre 2012-2020. Bolsista PQ/CNPq - 2010 a 2017 e 2020 a 2023.
graduation at Pedagogia from Universidade de São Paulo (1988), master's at Education from Universidade de São Paulo (1995) and doctorate at Education from Universidade de São Paulo (2001). Has experience in Education, focusing on Educational Politics, acting on the following subjects: privatização, financiamento, parcerias público-privado, descentralização and política educacional.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •