Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1999), graduação em Pedagogia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2009), graduação em Artes Cênicas (Teatro) / Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará (2020), mestrado acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (Sociologia) pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é professor colaborador da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab-IFCE) / Mestrado Profissional, professor permanente de doutorado acadêmico da Universidade Federal de Sergipe, Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - Renoen), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Mestrado Profissional no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nas licenciaturas (cursos de formação de professores) com os seguintes temas: ensino, processo de ensino-aprendizagem, ensino superior, ensino - aprendizagem e educação, currículo. ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: em consonância aos objetivos do programa, a escolha por esta área de concentração está pautada na necessidade de produção de conhecimentos teórico-práticos que possam reverberar diretamente no entendimento e minimização dos desafios e dificuldades da educação contemporânea no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, visa-se construir uma estreita relação com práticas educativas concretas instauradas no âmbito de espaços formais e não-formais, contribuindo tanto com o avanço teórico-metodológico da pesquisa e do ensino quanto com o necessário desenvolvimento da região Nordeste no que se refere aos indicadores sociais e educacionais, dentro do alcance e limite das linhas de pesquisa. Ensino, Currículo e Cultura Articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).
graduation at Geografia / Licenciatura Plena from Universidade Estadual do Ceará (1999), graduation at Teatro from Universidade Federal do Ceará (2020), graduation at Pedagogia from Universidade Estadual do Ceará (2009), master's at Sociology from Universidade Estadual do Ceará (2005) and doctorate at Education from Universidade Federal do Ceará (2011). He is currently full professor at Instituto Federal do Ceará, full professor at Instituto Federal do Ceará, full professor at Instituto Federal do Ceará, full professor at Instituto Federal do Ceará, full professor at Instituto Federal do Ceará, full professor at Instituto Federal do Ceará and full professor at Instituto Federal do Ceará. Has experience in Education, focusing on Educational Politics, acting on the following subjects: ensino, processo de ensino-aprendizagem, ensino superior, ensino - aprendizagem and educação.