É professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, na Linha Educação, Cultura e Sociedade (2017), com estágio de Pós-doutoramento em Educação no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (2019) e em Ciências da Educação na Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Málaga, Espanha (2022). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, na Linha Formação de Professores (2008). Especialista em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (2005). Possui graduação em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (2004). É sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) e pesquisador da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA). Atua na área de Educação e Linguagem, realizando estudos sobre Pós-colonialismo, Decolonialidade, Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Indígena na Amazônia brasileira. Possui estudos sobre formação de professor e PCN de Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas Decoloniais na Amazônia ? GpDecol/UFT, integrante da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazôniados - RPPDA, e do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE) -PPGE/UFMA. Docente do Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e do programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).