Ensino de Língua Portuguesa
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Uma vela para Dario", de Dalton Trevisan: proposta de ensino do léxico para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II
-
A NARRATIVA TRANSMÍDIA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
A apropriação do gênero crítica de cinema como um processo de letramento
-
A atividade pedagógica como estratégia de motivação: implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa
-
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
-
A Construção da Coerência na produção textual de um aluno cego: estudo de caso
-
A construção do processo de alfabetização na 1a. série
-
A CONSTRUÇÃO REFERENCIAL COMO FENÔMENO ESTRATÉGICO PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA DE TEXTOS NARRATIVOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1
-
A Escola e as primeiras leituras - uma tentativa de análise ideológica
-
A importância de um complemento pragmático ao ensino de língua portuguesa
-
A importância do estudo sobre os Estrangeirismos lexicais na sala de aula: uma análise a partir de textos publicitários
-
A INSERÇÃO DAS TICS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE DOCUMENTOS, SABERES E FAZERES DOCENTES
-
A leitura e escrita nas aulas de Matemática: aproximações e dificuldades
-
A Leitura na Escola de 1º Grau e a Formação do Leitor Crítico
-
A linguagem encrática-um de seus redutos: a redação do aluno
-
A NEOLOGIA DE EMPRÉSTIMOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO: O LÉXICO SOB UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
-
A NEOLOGIA EM SALA DE AULA: análise de atividades da coleção didática Português ? uma proposta para o letramento.
-
A oralidade nas aulas de língua portuguesa: análise de um caso
-
A reescrita de textos sob o olhar da linguística aplicada e da escrita criativa : sequência didática "contos de humor"
-
A reescrita do conto maravilhoso : a hora e a vez do estudante
-
A Referenciação de Instâncias Enunciativas e a Construção da Coerência Textual em Narrativas Escolares
-
A Relação entre a Mulher Contemporânea e a Mulher Personagem na Obra de Lya Luft
-
A retextualização como recurso relevante para um ensino técnico mais produtivo
-
A série didática Fontes: autoria e ato ético
-
A variação linguística no livro didático de PLE e sua percepção pelo professor
-
Aconstrução da coerência na produção textual de um aluno cego: estudo de caso
-
Ada Magaly Matias Brasileiro
-
Adelannia Chaves Dantas
-
Adriana Aparecida Quartarolla Moura
-
Adriana Dalla Vecchia
-
Adriana Nunes de Souza
-
Adriana Santos Batista
-
Alan de Souza Prazeres
-
Alba Valeria Tinoco Alves Silva
-
Alfabetização: uma prática e sua teoria
-
Aline Fernandes Menezes
-
Aline Souza Oliveira Lanzillotta
-
Allana Cristina Moreira Marques
-
Ana Cristina Simões de Araujo
-
Ana Karina Silva
-
Ana Maria de Carvalho Luz
-
Angela Maria Gusmão Santos Martins
-
Ariane Souza Santos Leite
-
Ariela Soraya do Nascimento Siqueira
-
As múltiplas vozes na constituição do texto: a busca de sentidos nos enunciados
-
As representações da leitura em manuais didáticos de lingua portuguesa
-
Auriane Meneses Mesquita Silva
-
Beatriz Moreira Anselmo
-
Brenda Silva Veloso
-
Bruno Emanuel Nascimento de Araújo
-
Carlos Augusto Baptista de Andrade
-
Carlos Rodrigo de Oliveira
-
Caroline Rodrigues Cardoso
-
Carta do Leitor na Sala de Aula: intertextualidade, criticidade e autoria
-
Cartas do leitor: um gênero de marcadores interpessoais e valorativos
-
Cassia dos Santos
-
Clarice Teresinha Arenhart Menegat
-
Clóvis Alencar Butzge
-
COMO PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA CONCEBEM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA GÊNEROS?
-
COMPREENSÃO LEITORA E MULTIMODALIDADE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM TEXTOS IMPRESSOS DA ESFERA PUBLICITÁRIA
-
Contribuição Para Uma Descrição Funcional da Língua Portuguesa
-
Cynthia Elias de Leles Vilaça
-
Da (in)visibilidade social da surdez à sua heterogeneidade enunciativa na redação do ENEM
-
Daiane Lopes
-
Daniel Soares da Costa
-
Daniela Aparecida Eufrásio
-
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO A EXPOSIÇÃO ORAL
-
Deusa Castro Barros
-
Diogo Gomes Novaes
-
Discurso e Construção da Subjetividade - os movimentos discursivos do aluno e do professor
-
Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade
-
Dissertação escolar: um gênero em discussão
-
Diva Conceição Ribeiro
-
Do charme das canções às frases banais: uma análise discursiva de músicas em práticas de letramento
-
Do ledor ao leitor; um estudo de caso sobre as insuficiências na utilização do jornal em sala de aula no ensino de Língua Portuguesa em turma do último ano do ensino fundamental
-
Doralice Pereira de Santana Paz
-
Dra. Silvia Mara de Melo
-
Dulce Cassol Tagliani
-
Durvali Emilio Fregonezi
-
Débora Bender
-
Déborah Magalhães de Barros
-
Eder Nicolau Alves Venâncio
-
Edmar de Assis Campelo Ávila
-
Educação ambiental no ensino de Língua Portuguesa: abordagem da temática ambiental em livros didáticos de português dos anos finais do ensino fundamental
-
Educação e tecnologias digitais
-
Elcio Luis Roefero
-
Eliana Kefalás Oliveira
-
Eliane Gonçalves da Costa
-
Eliane Hosokawa Imayuki
-
ELIMÁRIA OLIVEIRA LIMA
-
Elisangela Maria da Silva
-
Elizabete Aparecida Damasceno
-
Elizabeth Maria Alcantara
-
Elizete Maria de Souza
-
Elvira Lopes Nascimento
-
Ensinando-se a ensinar professoras a ensinarem-se a ensinar seus alunos a ensinarem-se a ensinar...
-
Ensinar Português é ensinar a escrever litertura brasileira
-
ENSINO DE GRAMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?
-
Ensino de gramática: uma prática sem sentido?
-
Ensino de literatura: a voz da escrita feminina afro-brasileira no currículo do ensino médio.
-
Entre os muros da escola e da universidade: discutindo o ensino de língua portuguesa e de literatura com a professora Marli Hermenegilda Pereira
-
Erislane Rodrigues Ribeiro
-
Escrita e Reescrita de textos de estudantes universitários: narrativa e subjetividade
-
ESTAGIAR: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM EVENTO
-
Estratégias de leitura na coleção "Singular & Plural: leitura, produção e estudos da linguagem"
-
Estrutura temática do gênero reportagem na revista Veja e no jornal A Nova Democracia
-
Estudo da Produção Textual escrita dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, com ênfase nos Tipos textuais e Gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa.
-
Expressão substantiva na produção de sentidos: iconicidade e argumentatividade
-
Fabiana de Barros Monteiro Soares
-
Fellipe Fernandes Cavallero da Silva
-
Fernanda da Silva Oliveira
-
Fernanda Giselle Morais do Vale Cestari
-
Fernanda Marcucci
-
Ferramentas curso de formação e sequência didática : contribuições para o processo de internalização no estágio de docência de língua portuguesa
-
FORMAÇÃO DE LEITORES E COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Franciela Silva Zamariam
-
Francimária Lacerda Nogueira Bergamo
-
Gabriel Silva Xavier Nascimento
-
Gabriela Medeiros Cavalcanti da Silva
-
Geovani José Gonçalves
-
Geraldo Jose da Silva
-
Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais : a sequência didática como instrumento de mediação
-
Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação
-
Giovana Iliada Giacomini
-
Girleide Ribeiro Santos Cunha
-
Glaucia Mirian Silva Vaz
-
Glaucia Muniz Proença Lara
-
Glória Cristina Cunha
-
GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DO INFINITIVO NO ENSINO MÉDIO
-
gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças
-
Helda Núbia Rosa
-
Helena Contaldo
-
Hildenize Andrade Laurindo
-
Historias de leitura : a formação do professor leitor
-
Historias de leitura de professores : a convivencia entre diferentes canones de leitura
-
Ilza Maria Tavares Gualberto
-
IMPLICAÇÕES TEXTUAL-DISCURSIVAS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO MEME: UMA ANÁLISE DE SUA CONSTITUIÇÃO NA VIRTUALIDADE
-
Interferência de Fatores Afetivos na Leitura: Atitudes do Professor e do Aluno.
-
Isaías Eliseu da Silva
-
Isis Aquino
-
Itens de Prova do Enem: cognição e ação à luz da Liguística Sistêmico-Funcional
-
Jane Lima
-
Jaqueline Santos de Souza
-
Joelma Gomes dos Santos Cheng de Andrade
-
Jornal escolar: laboratório para o ensino e aprendizagem de gêneros textuais
-
Jornal-laboratório;das intervenções didáticas do professor - editor à produção escrita do aluno-jornalista.
-
Joseneida Mendes Eloi de Souza
-
Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto
-
José Antônio Oliveira de Resende
-
José Herbertt Neves Florencio
-
José Marcelo Costa dos Santos
-
João Wanderley Geraldi
-
Juliana de Souza Topan
-
Juliana Tereza de Souza Lima Araujo
-
Juliano Guerra Rocha
-
Jéssica do Nascimento Rodrigues
-
Karla Daniele de Souza Araujo
-
Katia Lomba Brakling
-
Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva
-
Krícia Helena Barreto
-
Lauro Wanderley Meller
-
Leandro Amado de Alvarenga
-
Leda Tessari Castello Pereira
-
Leitura Crítica - uma proposta de trabalho para o ensino fundamental
-
Leitura no espaço escolar: estratégias para aprender, mediação para gostar de ler
-
Leitura, Ensino e Discurso (LED)
-
Ler e Compreender, Prioridades para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
-
Leticia da Silva Santos
-
Letras de música popular: vocabulário, campos conceituais e campos léxico-semânticos como instrumento do ensino de língua.
-
Lilian do Rocio Borba
-
Livia Fernanda de Paula Grotto
-
Lucas do Nascimento
-
Luciana Pissolato de Oliveira
-
Luciane Todeschini Ferreira
-
Lucimar Ladeia Colen
-
Lucimar Luisa Ferreira
-
Luiz Felippe Santos Perret Serpa
-
Lérida Romagnoli
-
Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
-
Lígia Sisto dos Santos
-
Marcelo Rodrigues de Lima
-
Marcionilo Euro Carlos Neto
-
Marco Antônio da Costa
-
Maria Gabriella Flores Severo Fonseca
-
Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio
-
Maria Rosane Alves da Costa
-
Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro
-
Marlei Gomes da Silva Malinoski
-
Michele Cristina Ramos Gomes
-
Micheline Tacia de Brito Padovani
-
Miguel Fecchio
-
Modalização e interação na linguagem: a subjetividade em processos civis
-
Morgana Rossetti Falavigna
-
Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
-
Márcio Rogério de Oliveira Cano
-
NARRATIVAS DE SI: Memórias entrecruzadas da pós-graduação e da prática pedagógica de professores deLíngua Portuguesa e Literatura
-
Natália Cristine Prado
-
Neologismos lexicais em gênero textual emergente: análise de textos veiculados no facebook
-
Nidia Heringer
-
Nágila Euclides da Silva Polido
-
Núcleo de Estudos em Análise do Discurso
-
O desenvolvimento da linguagem escrita nos anos iniciais de escolarização: uma proposta para o ensino da gramática
-
O Diálogo como fundamento interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa
-
O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual
-
O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO:UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O ARTIGO DE OPINIÃO NO CURSO DE LETRAS.
-
O Ensino de Língua Portuguesa no 2º grau de Londrina - proposta curricular e sua efetiva prática
-
O ENSINO DE MORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: algumas reflexões e propostas
-
O Ensino de redação na escola de 1º grau
-
O ENSINO DO VERBO A PARTIR DO SISTEMA DE TRÊS MARCOS TEMPORAIS E DA APRENDIZAGEM ATIVA / Verb teaching based on the three time points system and the active linguistics learning
-
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS NO 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO LONGITUDINAL
-
O erro ortográfico na produção escrita de alunos da Educação Básica
-
O erro ortográfico na produção escrita de alunos da Educação Básica
-
O estudo dos neologismos semânticos no ensino de português: abordagens a partir de textos publicitários
-
O ethos do professor de Língua Portuguesa na escrita diarista de alunas estagiárias
-
O GÊNERO DISCURSIVO MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A MULTIMODALIDADE E A MULTISSEMIOSE INTENSIFICADAS PELAS TDICs
-
O GÊNERO ENTREVISTA E A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
O gênero fábula como instrumento para a produção de textos argumentativos por alunos do 6º ano do ensino fundamental II
-
O humor da palavra e o desenvolvimento da competência lexical: Análise de livros didáticos de português dos anos finais do ensino fundamental
-
O lugar dos provérbios no ensino de língua portuguesa: uma análise do livro didático de português do ensino fundamental II
-
O nhenhenhém gramatical como um entrave ao ensino da leitura e da escrita
-
O QUE É AUTORIA? CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À DISTÂNCIA
-
O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa
-
O uso de operadores argumentativos em produções textuais na escola básica
-
O uso do dicionário de língua como instrumento didático no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos: em busca de um bilinguismo funcional.
-
Organização textual, enunciação e argumentação voltadas para o estudante usuário da web
-
Os dicionários escolares brasileiros no ensino do léxico: análise do registro dos termos técnicos- científicos
-
Os efeitos expressivos gerados pelo emprego de adjuntos na obra 'Vidas secas': uma proposta de entrelaçamento do ensino de língua portuguesa e de literaturas.
-
Para além da aldeia e da escola: um estudo decolonial de aquisição da Língua Portuguesa pelos indígenas Wai-wai da Aldeia Mapuera, Amazônia brasileira.
-
Paulo Coimbra Guedes
-
Plano de texto e articuladores textuais argumentativos em redações nota 1000 do ENEM
-
Por uma abordagem filosófica da reflexão linguÃstica na reescrita e na autoria
-
Por uma análise dialógica do gênero anúncio publicitário
-
Priscila de Cássia Pinheiro Castilho
-
Produção de Textos na Escola -Alternativas para o professor
-
Produção Escolar de textos - Parâmetros para um trabalho significativo
-
Produção textual na educação básica em tempos de pandemia: enunciados escolares e a interlocução entre professor-aluno
-
Prof. Dr. José Wanderley Alves de Sousa
-
Projjeto Filme e Livro; a formação do leitor
-
Proposta de Trabalhar a Cultura Afro-Brasileira no Componente Curricular de Língua Portuguesa: ensinar e aprender em tempos de pandemia da Covid-19
-
Provas Escritas no Ensino Fundamental: uma análise na disciplina de Língua Portuguesa.
-
Queila da Silva Gimenez
-
Questóes de Leitura e Interpretação no Vestibular: entre o texto-base e as respostas dos candidatos
-
Rafael de Souza Bento Fernandes
-
Raimundo Nonato de Pádua Câncio
-
Recursos léxico-gramaticais no ensino da língua portuguesa
-
Reflexões sobre a argumentação em textos escritos por surdos: Por uma formação linguística ampliada na escola básica
-
Regina de Souza Gomes
-
Relações conjuntivas causais e sequência textual: narrativas da literatura infantil e juvenil em perspectiva sistêmico-funcional
-
Relações conjuntivas sob enfoque sistêmico-funcional: uma experiência em sala de aula
-
Representações de Ironia em Perspectiva Polifônica - uma leitura sêmio-discursiva em Luiz Fernando Veríssimo
-
Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti
-
Rivaldo Fernandes Pereira
-
Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima
-
Rozana Aparecida Lopes Messias
-
Sabrina Cecília Moraes Bastos
-
Samara Pereira Baleeiro Rocha
-
Samira Dall Agnol
-
Se não me falha a memória: o discurso da história cotidiana nas lembranças de velhos
-
Semiótica e Pedagogia da Leitura - Uma análise de " Feliz Aniversário" de Clarice Lispector
-
Simone Azevedo Floripi
-
Sobre o conteúdo de língua portuguesa: discursos em oposição, embate, ambiguidade e entrelaçamento
-
Solange Maria Sanches Gervai
-
Solange Mittmann
-
Soraneide Soares Dantas
-
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda
-
Tatiana Fasolo Bilhar de Souza
-
Tatiani Daiana de Novaes
-
Tecnologia e formação de professores: apontamentos para uma nova concepção de ensino de língua portuguesa
-
Teresa Cristina Wachowicz
-
Thais Nascimento Santana Santos
-
Thelma Maria Viti de Freitas
-
Ti Ochôa
-
Tânea Maria Nonemacher
-
Um estudo das relações de intersubjetividade presentes na enunciação escrita de professores de língua materna
-
Uma leitura dos fundamentos metodológicos para o ensino de línguas
-
Valdocir Antonio Esquinsani
-
Valéria Campos Muniz
-
Vanderlei José Zacchi
-
Vania Lúcia Rodrigues Dutra
-
Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
-
Vidomar Silva Filho
-
Vilma Lucia de Oliveira Barreira
-
Vinícius Massad Castro
-
Vozes encantadas da Amazônia: desvelando práticas de oralidade no ambiente escolar através do PodCast
-
Wagner José Saldanha
-
Yvantelmack Dantas Valério
-
Érika Cristine Ilogti de Sá
-
Érika Maria Asevedo Costa Moura