Educação Escolar Indígena
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
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"ALuta de um Povo pela Educação": Escola Estadual Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro
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"KALIVONOHIKÓ TERENOE: SENDO CRIANÇA INDÍGENA TERENA DO SÉCULO XXI- VIVENDO E APRENDENDO NAS TRAMAS DA TRADIÇÕES, TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES"
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'O PROFESSOR INDÍGENA PARKATÊJÊ ? PROTAGONISMO A SERVIÇO DE SUA LÍNGUA-CULTURA'
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(Resenha) Educação e Diversidade Cultural
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-Matemáticas indígenas-: Tensionamentos na formação intercultural para professores
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?Fazer Juntos? como política educacional de equidade e diversidade Tikmũ?ũn em meio a pandemia de Covid-19
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?É o que eles estão querendo pesquisar, estão querendo mostrar?: apropriação de práticas de numeramento da Educação Estatística por estudantes indígenas do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da UFMG
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?ÍNDIO TEM QUE SER ARTILOSO E NÃO ARTISTA": ENSINO DE ARTE XUKURU DO ORORUBÁ
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A Agenda política brasileira e paranaense para a educação escolar indígena
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A APLICAÇÃO DA LEI 11.645/2008 NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PONTA PORÃ: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA
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A constituição da identidade étnica da criança Guató
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A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA GUILHERMINA DA SILVA PARA A COMUNIDADE TERENA DA ALDEIA ALDEINHA NO MUNICIPIO DE ANASTÁCIO, MATO GROSSO DO SUL
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A Copipe e a luta pela efetivação da educação escolar indígena específica e diferenciada em Pernambuco
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A criança Guarani Nandeva na Tekoha Porto Lindo/Japorã-MS
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A CRIANÇA INDÍGENA SURDA NA CULTURA GUARANI-KAIOWÁ: UM ESTUDO SOBRE AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO NA FAMÍLIA E NA ESCOLA
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A Educação Escolar nas Comunidades Indígenas
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A Educação Matemática na Formaçãode Professores Indígenas: Os professores Ticuna do Alto Solimões
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A Educação é como o vento: os Kiriri por uma educação pluricultural
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A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA TEKOHA GUARANI – JAPORÃ/MS/BRASIL: DIÁLOGOS E INTERPELAÇÕES CULTURAIS COM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS INDÍGENAS OAXQUEÑAS-OAX./MÉXICO
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A EScolarização e o Modo de Ser Guarani: desafios e anseios na trajetória discente do Projeto de Educação de Jovens e Adultos Guarani Mbya em Angra dos Reis
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A Escolarização e o Modo de ser Guarani: Desafios e Anseios na Trajetória Discente no Projeto de Educação de Jovens e Adultos Guarani Mbya em Angra dos Reis, Rio de Janeiro
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A exclusão dos excluídos: políticas oficiais para a educação escolar indígena.
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A gente precisa ter um olhar mais atento, porque é a nossa escola, né? [...] E quem tem o conhecimento somos nós?: currículo e práticas educativas no Ensino Médio da Escola Pataxó de Barra Velha (BA)
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A MATEMÁTICA DA CULTURA GUARANI/KAIOWA E O PROCESSO /ENSINO E APRENDIZAGEM: DIÁLOGOS DE SABERES
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A MATEMÁTICA NA CULTURA INDÍGENA RIKBAKTSA DA ESCOLA PÉ DE MUTUM
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A Matemática Rikbaktsa para o povo Rikbaktsa: Um olhar da etnomatemática na Educação Escolar Indígena.
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A Modalidade Proeja e a Formação Profissional do Indígena Ticuna: Uma Análise Metodológica do Ensino.
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A pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul
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A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ: um estudo a partir dos relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola
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A prática do professor Guarani e Kaiowá. O ensino de ciências a partir do projeto Ará Verá
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A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/NAS ESCOLAS XUKURU: encontros com a pedagogia decolonial na comunidade-escola
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Ailton Salgado Rosendo
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Aletheia Alves da Silva
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Alisson Almeida dos Santos
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Aly David Arturo Yamall Orellana
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Ana Carolina Bezerra dos Santos
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Ana Elisa Santiago
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Ana Patrícia Chaves Ferreira
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Andrea de Lima Ribeiro Sales
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Andréa Almeida Campêlo
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Andréa Marques Rosa Eduardo
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Análise crítica das ações pedagógicas de professores Apyãwa/Tapirapé do curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Goiás
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APRENDENDO COM A DANÇA DAS MULHERES TERENA (SIPÚTERENA)
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Aprender o nome das árvores na língua dos yara: Relato de experiência do curso técnico em florestas para o povo Jarawara
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Aprendizagens dos saberes indígenas na escola: Desafios para a formação de professores/as indígenas
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Apropriação de práticas de numeramento em um contexto de formação de educadores indígenas.
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Arissana Braz Bomfim de Souza
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Artema Santana Almeida Lima
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As ações educativas dos intercâmbios culturais em contexto indígena: estudo de caso do povo Pataxó da aldeia Muã Mimatxi em Itapecerica-MG
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As contribuições do Método Indutivo Intercultural para a construção de uma escola indígena diferenciada
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As experiências escolares de professoras Guarani e Kaiowá em estudos de sua autoria
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AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO AMAZONAS (1989-2003)
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As Políticas Públicas para a Educação Escolar Indígena no Estado do Amazonas (1989-2003)
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AS PROFESSORAS TERENA NO PROCESSO DE RETOMADA DO TERRITÓRIO TRADICIONAL DA ALDEIA BURITI/DOIS IRMÃOS DO BURITI – MS
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AS QUOTAS PARA INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
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As trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: sujeitos e pertencimentos.
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Aspectos da Fonologia Waiãpi
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Augusta Aparecida Neves de Mendonça
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AÇÕES AFIRMATIVAS, COTAS E A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)
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Ações de políticas públicas da Educação Especial nas escolas indígenas acreanas
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Carina Santos de Almeida
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Carla Viviani Silveira Folegatti
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carlos magno naglis vieira
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Carmen Lucia da Silva
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Centro Cultural Tikuna: Práticas Pedagógicas e Identidade Étnica no Contexto Urbano
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Cinara dos Santos Costa
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Clarissa Rocha de Melo
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Cláudia Pereira Xavier
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Cláudio Gomes da Victória
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Cláudio Lopes de Jesus
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Concepções de estudantes indígenas e não indígenas do Ensino Médio sobre o ingresso no Ensino Superior em duas instituições escolares em Mato Grosso do Sul
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Construção de identidade e bilinguismo em uma escola indígena
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Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te?yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática
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CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA TERENA NA ALDEIA ALDEINHA, EM ANASTÁCIO, MATO GROSSO DO SUL»
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Contribuições do PIBID Diversidade para a prática docente : um olhar sobre as considerações de professoras indígenas de Pernambuco.
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CONTRIBUTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ETNOEDUCAÇÃO DO POVO POTIGUARA DE RIO TINTO ? PB
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Cotidiano da educação escolar indígena: da resistência às possibilidades de diálogos interculturais
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Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência e o acesso às políticas de saúde e educação em aldeias da região da Grande Dourados
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Crianças Mbyá Guarani: práticas educativas e tecnologias de produção da pessoa
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Currículo em "movimentos": a constituição do saber escolar pelos índios pankará da Serra do Arapuá - PE
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Cássio Knapp
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Da Casa à Escola:O ir e vir dos estudantes Karajá em Fontoura entre os anos de 1990 a 2011,ilha do Bananal(TO)
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Daraiti Ahã: escrita alfabética entre os Enawene Nawe.
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Darci Secchi
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Descompassos na interação professor-aluno na aula de Matematica em contexto indigena
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Dhiogo Rezende Gomes
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Diana de Paula Pellegrini
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DOMÍNIO ORTOGRÁFICO NO CONTEXTO BILÍNGUE: TICUNA/PORTUGUÊS
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Dra. Adir Casaro Nascimento
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Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas
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Edinéia Tavares Lopes
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Edmundo Antonio Peggion
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Educa(ações) Indígenas: Territórios de Identidades e Espaços de (Re)Existências do Povo Xukuru do Ororubá
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Educação Escola e os Processos Próprios de Aprendizagem: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na Reserva Indígena de Amambai -MS
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Educação escolar indígena: uma reflexão a partir da experiência na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, Terra indígena Serra da Moça, Boa Vista/ RR
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EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: complexos culturais da língua materna Haliti-Paresi
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Educação Diferenciada e Formação de Professores/as Indígenas: Diálogos intra e interculturais
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Educação e cultura: o ensino da Língua Portuguesa numa comunidade bilíngüe Kaingang.
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Educação Escolar Diferenciada Indígena Tremembé: contributos para uma educação descolonializante.
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Educação escolar diferenciada: um projeto em construção
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Educação escolar e os indígenas Xetá no Paraná: uma abordagem da Teoria Histórico-Cultural
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EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS PESQUISAS PRODUZIDAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO
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Educação Escolar indígena e o processo de alfabetização e letramento: política e ação docente
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EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E PANDEMIA DA COVID-19: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DA ?TERRA INDÍGENA ARARA DA VOLTA GRANDE DO XINGU?
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Educação escolar indígena e reprodução ampliada do capital à luz de Rosa Luxemburgo
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EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM PERNAMBUCO: NOVOS PARADIGMAS PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR OUTRA
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Educação Escolar Indígena no Município de Manaus (2005-2011)
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EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CASO DOS BORARI DA TERRA INDÍGENA MARÓ
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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INDÍGENA NO BAIXO TAPAJÓS: UMA ABORDAGEM SOBRE MODOS DE FAZER E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
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Educação Física na escola indígena dos Borari da terra indígena Maró
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EDUCAÇÃO INDÍGENA: CONSTRUÇÕES DIALÓGICAS ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NO CAMPUS AVANÇADO DO OIAPOQUE
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Educação intercultural e Lócus de enunciação: inspirado em uma experiência educativa no México
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Educação Intercultural e o Ensino de Ciências: construção de conceitos em ciências naturais na escola indígena EIBC - Pamáali, no Alto Rio Negro
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Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira
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El Servicio de ?Protección? a los Indios y el enfrentamiento del colonialismo educacional
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Elaine da Silva Ladeia
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Eliseanne Lima da Silva
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Emerson Felipe da Silva
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Ensino e aprendizagem da matemática na escola indígena: uma contribuição da Teoria Histórico Cultural
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Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
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ESCOLA PARA ÍNDIOS NO RIO DE JANEIRO: O QUE DIZEM OS ANOS DE 1845 A 1875
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Etapa Intermediária com os Yudja do baixo Xingu no coração da Amazônia
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Etnociências, Saberes Tradicionais e Educação Escolar Indígena
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Etnogeografia: reflexões sobre a educação escolar, a espacialização e a territorialização do povo Xakriabá no norte de Minas Gerais.
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Etnomatemática e relações comerciais na formação de professores indígenas
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EXPERIÊNCIA COM A AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA NA ESCOLA INDÍGENA CACIQUE ARMANDO GABRIEL, ALDEIA CÓRREGO DO MEIO, MUNICÍPIO DE SIDROLÂNDIA, MATO GROSSO DO SUL
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Fabiana de Freitas Pinto
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Fabiane Medina da Cruz
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Fernanda Teixeira Frade Almeida
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Formação de professores indígenas e possibilidades decoloniais
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Francisco Alfredo Morais Guimarães
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Gabriela Camargo Ramos
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Genilson Rosa Severino Nolasco
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Giovani José da Silva
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Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura - GEPEC
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Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia
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Gênese de um Currículo Multicultural: Tramas de Uma Experiência em Construção no Contexto da Educação Escolar Indígena.
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Hanna Cibele Lins Rocha Limulja
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HISTÓRIA DE UMA LIDERANÇA NAS MEMÓRIAS DE ANDILA KAINGÁNG
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HISTÓRIA E CULTURA DOS BORARI NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE ALTER-DO-CHÃO
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Iara Tatiana Bonin
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Implementação e estruturação do indigenismo entre os povos indígenas do Oiapoque (1930 A 1960)
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Indigenismo Alternativo: no compasso da educação intercultural
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Indígenas Letrados e Resistência
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Instruir mentes e salvar almas: história da ação missionária protestante na escolarização e evangelização de indígenas no sul de Mato Grosso (1928-1950)
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INTERCULTURALIDADE E PRÁTICA DOCENTE PATAXÓ
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Isabel Cristina Rodrigues
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Izaque João
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Jackeline Rodrigues Mendes
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Jairo César Bortolini
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Janaina Aline dos Santos e Souza
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Januária Pereira Mello
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Jaqueline Barbosa da Silva
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Joao Henrique da Silva
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JOCIMARA MONSANI
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Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar
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JOGOS INDÍGENAS KRAHÔ 2016: UM APRENDIZADO A SER RELATADO
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Jonildo Viana dos Santos
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José Luiz de Souza
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José Roberto Linhares de Mattos
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Jozelito Alves Arcanjo
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Jucinôra Venâncio de Souza Araújo
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Judite Gonçalves de Albuquerque
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Jéssika Danielle dos Santos Pereira Lima
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Katia Antunes Zephiro
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Kelly Cristina Russo de Souza
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KUARIKA NARUKI: EDUCAÇÃO DO POVO WARAO EM TERRITORIALIADE MOVENTE NA AMAZONIA PARAENSE
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Laboratório de Ensino e Etnicidade (LAEE)
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Laise Lopes Diniz
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Leonel Piovezana
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Ler, escrever e contar : praticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores indios no Parque Indigena do Xingu
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Lilian Abram dos Santos
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Lilianny Rodriguez Barreto dos Passos
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Lirian Ribeiro Monteiro
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Livro didático e prática em sala de aula para alfabetização em língua parkatêjê
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Lorranne Gomes da Silva
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Lucilene Julia da Silva
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Ludoviko Carnasciali dos Santos
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Línguas e Educação Intercultural na Formação de Professores A'uwê
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Línguas em contato no Oiapoque: As comunidades indígenas karipuna
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Lúcio Tadeu Mota
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Marci Fileti Martins
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Marcos Vinicius da Costa Lima
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Maria Auxiliadora de Souza Ruiz
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Maria Elisa da Silva Santos
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Maria Geovanda Batista
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Maria Simone Jacomini Novak
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Mariane Del Carmen da Costa Diaz
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Marina Vinha
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Marinês Soratto
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Matheus Moreira da Silva
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Mauricio Souza Junior
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Meire Adriana da Silva
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Michele Aparecida de Sá
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Modos de escrever: Tradição oral, letramento e segunda língua na Educação Escolar Wajãpi
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Multicultura: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática
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Márcia Helena Gomes
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NARRATIVAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) DE RONDÔNIA: IDENTIDADES ENTRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES E ESCOLARES
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NARRATIVAS DO FORMADOR DE PROFESSORES INDÍGENAS
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Nelivaldo Cardoso Santana
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Ninho de saberes : sensibilidades e (in)visibilidades em práticas educacionais indígenas em Alagoas
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No tempo do SPI: o indigenismo e a escola entre os povos indígenas de Oiapoque
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NOMENCLATURA NUMÉRICA DOS CANOEIROS DO JURUENA: CONTAGEM RIKBAKTSA PELOS DEDOS DAS MÃOS
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NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO ?ESCOLARIZADA? E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA AWAETE-PARAKANÃ
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O Acre e a educação escolar indígena, intercultural, diferenciada e bilíngue.
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O Bilinguismo como elemento de reafirmação da Etnocultura na Educação Escolar Indígena - Tekrejarôtire
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O ciclo intercultural de iniciação acadêmica para estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina
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O curso de Educação Intercultural em debate: um olhar etnomatemático sobre as relações comerciais dos povos Xavante e Bororo
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O curso de formação de professores indígena Ará Vera
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O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na percepção de egressos e lideranças indígenas da Aldeia Amambai em Mato Grosso do Sul
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O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA PROFESSOR SERGIO KRIGRIVAJA LUCAS - TERRA INDÍGENA DE FAXINAL - PR
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O PAPEL DA ESCOLA ENTRE OS POVOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL: de instrumento de exclusão a recurso para emancipação sociocultural.
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O papel da escola na (re)afirmação da geografia do povo Terena em Mato Grosso do Sul
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O papel dos anciãos na preservação e divulgação do etnoconhecimento terena em escolas indígenas no estado de Mato Grosso do Sul
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O Processo de Escolarização dos Guarani no Espírito Santo
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O PROTAGONISMO DA ESCOLA POLO INDÍGENA TERENA ALEXINA ROSA FIGUEREDO, DA ALDEIA BURITI, EM MATO GROSSO DO SUL, NO PROCESSO DE RETOMADA DO TERRITÓRIO DA TERRA INDÍGENA BURITI
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O protagonismo de uma escola indígena da etnia Terena em Mato Grosso do Sul no processo de retomada de território tradicional da terra indígena Buriti
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O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES TERENA NA ESCOLA INDÍGENA "CACIQUE JOÃO BATISTA FIGUEIREDO" ALDEIA TERERÉ, TERRA INDÍGENA BURITI, SIDROLÂNDIA (MS) NA CONSTRUÇÃO DO BEM VIVER COMUNITÁRIO
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O SABER - FAZER MATEMÁTICO COMO PRÁTICA SOCIAL: Um estudo entre os Nambikwara Mamaindê
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OGUATA PYAHU (Uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da Educação Escolar Indígena da Reserva Indígena TE YKUE
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ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA INDÍGENA FÉLIX TEMBÉ
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OS ARARA (KARO TAP): MODOS DE SER E PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO EM MEIO À COLONIZAÇÃO AMAZÔNICA
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OS GUARANI NO NORTE DO PARANÁ: CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
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Os Programas de Educação Escolar Indígena no Alto Rio Negro - São Gabriel da Cachoeira/AM (1997-2003)
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Palavra, Sentido e Memória: Educação e Escola nas Lembranças dos Guarani Mbyá
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Para além da aldeia e da escola: um estudo decolonial de aquisição da Língua Portuguesa pelos indígenas Wai-wai da Aldeia Mapuera, Amazônia brasileira.
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Paulo Caldas Ribeiro Ramon
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Paulo Roberto Nunes Ferreira
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Pedro Paulo de Oliveira
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Perspectivas discursivas sobre educação escolar indígena na construção da escola Kỳikatêjê
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Politica educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena
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Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores ticunas no Alto Solimões/AM.
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POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA GUARANI NO PARANÁ
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PONTO DE CULTURA KANHGÃ?G JÃ?RE
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Por entre o silenciamento e o protagonismo: um olhar sobre os estudantes Tikuna da escola diferenciada Wotchimaücü em Manaus
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Possibilidades de Contribuições da Educação Escolar Indígena no fortalecimento do Zerati - Haliti Paresi
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Povo Tupari no Estado de Rondônia: reflexões teórica e metodológica a partir de uma pesquisa de campo
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Presença e significado da escola: estudo sobre uma comunidade bilingue Kaingang
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PROCESSO PRÓPRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM KAIOWÁ E GUARANI NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ÑANDEJARA PÓLO DA RESERVA INDÍGENA TE?ÝIKUE: Saberes Kaiowá e Guarani, Territorialidade e Sustentabilidade
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Profa. Dra. Marilda do Couto Cavalcanti
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Professor indígena: a formação docente como estratégia de controle da educação escolar em Mato Grosso
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Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a reserva indígena de Dourados (1960-2005)
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Profº. Drº Gilberto Francisco Dalmolin
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Projetos extraescolares do curso de Educação Intercultural e a educação escolar indígena: um olhar etnomatemático sobre os saberes e fazeres Javaé
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Promo?ẽ Ma?é, o mestre do conhecimento tradicional
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Protagonismo dos professores Terena da Aldeia Tereré em Mato Grosso do Sul na construção do bem viver comunitário
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Práticas Pedagógicas e Diálogos Interculturais no Cotidiano da Educação Escolar Indígenas dos Guarani e Kaiowá de Dourados/MS
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Rafaella Rodrigues Santos
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Raimundo Nonato de Pádua Câncio
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Ramiro Esdras Carneiro Batista
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Ramiro Marinho Costa
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Raíssa Kegles Torres
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Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
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Ribamar Ribeiro Junior
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Ricardo Rodrigues Mendes
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Risonete Santiago da Costa
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Ritos de civilização e cultura: a escola Bakairi
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Rogério Ferreira
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Rosa Maria Cavalheiro Kaminski
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Rosangela Celia Faustino
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Roseli de Alvarenga Corrêa
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Rosilene Cruz de Araújo
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Rosinere Evaristo Carvalho
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Ruana Priscila da Silva Brito
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SABERES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APRENDENDO COM OS TERENA DA ALDEIA LAGOINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA - MATO GROSSO DO SUL
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Sandra Maders
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Simone Anselmo Girão
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SINGULARIDADES NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS INDÍGENAS
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Sistemas de numeração e pinturas corporais Javaé: a Etnomatemática por uma relação dialógica entre cultura e educação escolar
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Subsídio para Compreensão da Educação Escolar Indígena Terena do Mato Grosso do Sul
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Surara Borari, Surara Arapium - o papel da educação escolar no processo de reafirmação etnica dos Borari e Arapium da Terra Indígena Maró
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Susana Andréa Inácio Belfort
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Suseile Andrade de Sousa
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TAVYTERÃ REKO ROKYTA: OS PILARES DE EDUCAÇÃO GUARANI KAIOWÁ NOS PROCESSOS PROPRIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
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Telma Cruz Costa
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Tensionamentos discursivos na construção da Escola Indígena Mẽ Akre Kôyakati da comunidade indígena Kỳikatêjê
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TENSÕES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA DO POVO PIPIPÃ
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Thiago Halley Santos de Lima
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Tiscianne Cavalcante de Alencar
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Tornar-se aluno(a) indígena - A etnografia da escola Guarani Mbya na aldeia Nova Jacundá
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Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena
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UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS:: a realidade do estado de Mato Grosso do Sul.
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Vania Pereira da Silva
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Viajando entre vozes e memórias dos Povos da Floreta ? Leituras da Educação Profissional Indígena no Acre
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Wagner Roberto do Amaral
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Waldenise Maria Martins Guedes
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Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira
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Zerati, o canto Haliti Paresi no Contexto Pedagógico
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“Primeiro nós somos indígenas e depois nós somos professores”: educação escolar Kambiwá e identidade étnica.