Possui Licenciatura Plena (2007) e Mestrado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Livre-Docência (2022) na área de Cultura e Educação (Educação e Antropologia Cultural) pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio pós-doutoral em Didática das Ciências Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona (2019-2020) com bolsa Professor Visitante no Exterior Junior da CAPES. Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi sub-chefe (2015-2017) e chefe (2017-2019), e coordena o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas. Pesquisador do CNPq (bolsista PQ nível 2). Foi professor do IF Sertão PE, IFPE, UFAL e professor visitante em diversas universidades por meio de financiamento internacional (AUGM, Coimbra Group, Fulbright, Erasmus, Fundación Carolina), como na Universidade Nacional do Litoral (Argentina), na Universidade da República (Uruguai), na Universidade de Hradec Králové (República Tcheca), na Universidade Jaguelônica (Polônia), na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), na Universidade de Gante (Bélgica), Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), na Universidade de Buenos Aires (Argentina), na Universidade de Birmingham (UK) e na San Diego State University (Fulbright Scholar). Integrou o conselho superior da FAPEAL representando a área de ciências humanas (2014), integrou a câmara de pesquisa da UFSC e foi coordenador de pesquisa do CFH (2017-2019), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2022) e integrante da câmara de pós-graduação da UFSC (2020-2022). Líder do grupos de pesquisa NEJUC (Núcleo de Estudos em Educação e Juventudes Contemporâneas) e pesquisador do NUER (Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas). Associado Efetivo da ABA (onde foi membro do comitê de educação, ciência e tecnologia) e da SBS (onde foi membro do comitê de ensino), foi ainda presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Global Young Academy. Coordenou o GT de ensino de sociologia da SBS (2019), ensino de antropologia da RBA (2014, 2016, 2018, 2022), ensino de ciências sociais da ANPOCS (2020/2021), dentre outros. Integra o comitê Athropology and Education da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences. Atualmente integra o projeto memória da Sociologia Brasileira da SBS e coordena o GT Ensino de Antropologia e a Formação de Antropólogos e Antropólogas da Associação Latino-Americana de Antropologia (ALA), vice-presidente do TG Sociological Teaching da International Sociological Association. Colaborador do Grupo de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (GREDICS) da Universidade Autônoma de Barcelona. Integra o Observatório Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Membro dos comitês editoriais/científicos das revistas: Práxis Educacional, Revista Contemporânea de Educação, Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais, Café com Sociologia, Em Tese, além de revisor de inúmeros periódicos no Brasil e no exterior. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociologia e Antropologia da Educação, Ensino de Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia), História das Ciências Sociais, Formação de Professores de Ciências Sociais, Religiosidades, Nova Era.
graduate at Licenciatura em Ciências Sociais from Universidade Federal de Campina Grande (2007). Has experience in Sociology, acting on the following subjects: sincretismo religioso, legitimação, vale do amanhecer, religiões afro-brasileiras and formação de professores.