Cláudio Urgel Pires Cardoso
Cláudio Urgel é Doutor em Perfomance e Pedagogia do instrumento Violoncelo, Doctor of Musical Arts - DMA, obtido na University of Iowa - EUA em 1994. Na UIOWA obteve também o grau de Mestre em Performance Musical, em 1992. Em ambos teve a orientação do Prof. Charles Wendt. Os dois cursos tiveram a ênfase profissional. No Doutorado desenvolveu também uma pesquisa intitulada The Performance of Violoncello Harmonics. É Bacharel em Música pela UFMG, obtido em 1986 e orientado pelo Professor Watson Clis. Na formação básica frequentou o Curso CFM da Escola de Música da UFMG entre 1976 e 1979 sob a orientação do Violoncelista Watson Clis e entre anos de 1980 e 1982 frequentou a Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a orientação do Professor Zigmund Kubala. Em 1979 foi aprovado em concurso publico para atuar junto a Orquestra Sinfônica de Campinas, onde permaneceu até 1983. Em 1985 foi aprovado em Concurso público para atuar na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e 1986 foi aprovado novamente em concurso, passando a exercer a função de Spalla dos Violoncelos, Chefe de Naipe. Em fevereiro de 1988 foi aprovado em concurso público de provas e títulos e passou a ocupar o cargo de Professor Auxiliar, área Violoncelo, do Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música da UFMG, com Dedicação Exclusiva, deixando assim sua atividade regular de músico de orquestra. Em 1995 passou a classe de Professor Adjunto pela obtenção título de doutor. Em 2006 foi promovido para classe de Professor Associado e em Maio 2014 para a Classe de Professor Titular, ambos por avaliação de desempenho e defesa de memorial. Aposentou-se da UFMG em 2016. Em 2018 passou a integrar o corpo docente da Escola de Música da UEMG. Em sua carreira tem estudado e atuado nas seguintes áreas de ensino: violoncelo; música de câmara; instrumentação e orquestração do violoncelo; didática dos instrumentos de corda; edição musical; formatação de documentos acadêmicos no computador; empreendedorismo e gestão de carreira na área de música; elaboração e gestão de projetos culturais e produção cultural. Destacamos as seguintes atividades relacionadas as áreas de estudo acima citadas: performance do instrumento violoncelo em solos e em diversas formações camerísticas e orquestrais, tais como: Quarteto MinasArte, formado por flauta e cordas; Cello de Minas, formado por quatro violoncelos; Grupo Diadorim, formado por dois violoncelos, violino e viola. Participou de diversas gravações de CD, tais como, Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG, 2006; CD Eduardo Bértola, 2012, Violoncelo ontem e hoje, 2014, no qual participa de todas as faixas. Na área de edição de partituras, arranjos e transcrições realizou trabalhos para diversas formações instrumentais, tais como: quarteto e conjuntos de violoncelo, quarteto com flauta e cordas; quarteto formado por dois violoncelos, violino e viola. Possui um banco de dados e partituras com mais de trezentas obras editadas, resultado de trabalhos de projetos de ensino e disciplinas de edição musical no computador. Publicou recentemente um livro de partituras pelo Selo da Escola de Música da UFMG, coleção Cadernos Musicais, vol 4, com obras originais para violoncelo solo do compositor Gilberto Carvalho e duas transcrições para quarteto de violoncelos de obras de Villa-Lobos e Nazareth. Na área de administração, gestão acadêmica e produção cultural destacamos: elaboração e coordenação de diversos curso de extensão como o Cem-INC ministrado por professores e alunos da Escola de Música e Notação Musical no Computador - Finale, entre outros. Foi Chefe do Depto. de Instrumentos e Canto da Escola de Música da UFMG entre 1995 e 1997, e, Diretor da Unidade entre 1998 e 2002. Foi membro de diversos órgãos colegiados no âmbito da UFMG. Na área de Produção Cultural elaborou e foi o gestor de projetos como o Música de Concerto nas Escolas e o Violoncelo Ontem e Hoje, apoiados pela Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
bachelor's at Música from Universidade Federal de Minas Gerais (1986) and doctorate at Doctor of Musical Arts from University of Iowa (1994). Has experience in Arts, acting on the following subjects: música de câmara, performance musical, música contemporânea, música de câmara, transcrição musical, violoncelo solo and ensino e performance no violoncelo.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos