Publicações no BrCris
 

Celso José Martinazzo

Possui graduação em Filosofia pelas Faculdades Unidas de Bagé (1973), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (1975), especialização em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco de Santa Rosa (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1993); doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004); e Pós-Doutorado em Ciências da Educação, como Bolsista da CAPES - Proc. n.º BEX 2545/15-2, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga/Portugal, em 2015. É professor titular Nível II e atua em programas de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Pedagogia - curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. É Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis -, nomeado pela Portaria MEC nº 1.751 de 27/10/2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia/Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Dimensões da Pedagogia, Teorias da Educação, Teoria da Complexidade. Prioriza como linha de pesquisa as dimensões filosóficas, políticas, éticas e epistemológicas da Educação Escolar enquanto um fazer prático e reflexivo e a Pedagogia enquanto Ciência da e para a Educação. Publicou artigos em revistas e capítulos de livros. É organizador e co-autor do livro Histórias de vida de professores: formação, experiências e práticas (Ijuí: Ed. Unijuí, 2000) e autor dos livros: A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária (Ijuí: Ed. Unijuí, 2002). Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia (Ijuí: Unijuí, 2005); É autor de capítulo e co-organizador dos seguintes livros: Teoria da Complexidade e Educação: Conexões e Confluências: (Ijuí: Unijuí, 2007); Estágio de Docência na Graduação: o desafio da formação de professores: (Ijuí: Unijuí, 2008); Educação Escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo (Ijuí: Unijuí, 2009); A complexidade e a pluralidade do conhecimento (Ijuí: Unijuí, 2013); O Curso de Pedagogia da Unijuí e suas interfaces (Ijuí: Unijuí, 2015); Educação Escolar em um mundo complexo e multicultural (Ijuí: Unijuí, 2016) e Complexidade e educação em diálogo (Ijuí; Unijuí; Frederico Westphalen: URI, 2016). Email: martinazzo@unijui.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9995-8224
graduate at Filosofia from Faculdades Unidas de Bage (1973), graduate at Pedagogia from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1975), master's at Education from Universidade Federal de Santa Maria (1993) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Has experience in Education, focusing on Philosophy of the Education, acting on the following subjects: teoria da complexidade, aprendizagem, complexidade, paradigmas and formação de professores.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •