A pesquisadora possui Graduação em Informática (UFPR), Graduação em Pedagogia (Unisul), Especialização em Desenvolvimento de Sistemas (PUCPR), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutorado em Ciências da Educação - opção: Tecnologias Educacionais pela Universidade de Montréal - Canadá (2005). Durante seu período de 4 anos no Canadá atuou como professora Assistente da disciplinas Métodos Qualitativos em Educação sob a tutela do prof.Dr. Jean-Marie Van der Maren e participou de diversos projetos como Analista de Dados, entre eles o projeto InfoRoute-Gestion du Savoir - Ministério de Educação do Quebec. Também obteve bolsa de excelência da Université de Montréal, sendo posteriormente bolsista do CNPq. Atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e como conselheira pedagógica e pesquisadora do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPr - CrEAre. Lidera o Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). É pesquisadora Internacional do CriFPE - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante/Canadá. É membro da Associação de Pesquisa Qualitativa do Québec. É consultora internacional para o software para análise de dados Qualitativos ATLAS.ti e participa como coordenadora do Laboratório de Análise de Dados Qualitativos ATLAS.ti/PUCPR da Red de Laboratorios de investigación cualitativa auspiciados por ATLAS.ti en América Latina. Desde 2009 faz parte do grupo de especialistas convidados para discutir e validar a série de Pesquisa TIC-Educação conduzidas pelo CETIC -Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Ao retornar de seu doutorado criou e coordenou o Projeto Cri@tividade, uma pesquisa-ação-formação, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, no período de 2005 a 2009, tem por finalidade a formação dos professores da Educação Básica para a integração curricular das tecnologias. Obteve recursos do CNPq para criar o protótipo de Observatório de Inovações de Práticas de Ensino e de Aprendizagem que foi implementado e lançado em 2018 (http://observatoriodepraticas.com.br/sobre-o-observatorio/). Com a parceria estabelecida entre a PUCPR-ATLAS.ti Américas, criou o Laboratório de Análise de Dados Qualitativos e o núcleo de Apoio em Análise de Dados em Pesquisas Qualitativas, que tem fornecido apoio a estudantes de diferentes programas por meio de atendimentos individualizados, palestras e cursos de Análise de Dados Qualitativos em outras Universidades. Suas pesquisas focalizam principalmente as seguintes áreas: formação pedagógica do professor do ensino superior; desenvolvimento de currículo por competências; integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; métodos qualitativos; uso de softwares para a análise de dados qualitativos; processos para revisão sistemática e mais recentemente o desenvolvimento de um referencial de competências para a formação do pesquisador.
I have a Bachelor's degree in Informatics from the Federal University of Paraná (1983), a Bachelor's degree in Pedagoy (2021), a specialization in Systems Development from the Pontifical Catholic University of Paraná (1988), a master's degree in Education from the Pontifical Catholic University of Paraná (1999) and a PhD in Education from the University of Montréal in Canada (2005) focused on Educational Technologies.
During my phD in Canada, I was a professor assistant of qualitative methods in education under the direction of Prof. Dr. Jean-Marie Van der Maren and participated in several projects as a Data Analyst, including the Project InfoRoute-Gestion du Savoir - Ministry of Education of Quebec. I also received a fellowship of excellence from the University of Montréal and another fellowship from the National Council for Scientific and Technological Development (?CNPq?).
After I completed my doctorate and returned to Brazil, I created and coordinated the Cri@tividade Project, an ction-training research, carried out in partnership with the City of Curitiba, from 2005 to 2009, that trained public basic education teachers to integrate technologies in the curriculum. I was also awarded with financial resources from CNPq to create the prototype Observatory of Innovations of Teaching and Learning Practices that was implemented and launched in 2018. (http://observatoriodepraticas.com.br/sobre-o-observatorio/).
Currently, I lead the Research Group Creativity and Teacher Innovation in Higher Education that studies pedagogical training of faculty members, development of curriculum by competency, integration of digital technologies in the classroom and the learning process, qualitative methods, use of software for qualitative data analysis, processes for systematic review and the development of a curriculum by competency for researcher training.
I created and I am in charge of the partnership established between PUCPR-ATLAS.ti Americas, which led to the creation of the first Qualitative Data Analysis Laboratory and the Data Analysis Support Center in Qualitative Research in Brazil. This laboratory has provided support to students from different programs and universities through individualized care, lectures and qualitative data analysis courses.
I am an International Researcher at Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante in Canada, a member of the Québec Qualitative Research Association, an educational consultant for the Brazilian Internet Steering Committee and an international consultant for qualitative data analysis software ATLAS.ti.
I currently receive a fellowship from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPQ) to research about qualitative research methods and improve the Observatory of Innovations of Teaching and Learning Practices.