Publicações no BrCris
 

Magda Dourado Pucci

Magda Pucci (b.1964) is a Brazilian musician ? arranger, composer, and singer ? and an independent researcher about musics of the world and Brazilian indigenous cultures. She is graduated in Music (Conducting) at the University of São Paulo. She has a Master in Anthropology at PUC-SP and a Ph.D. in Artistic Research at Leiden University in the Netherlands. As the musical director and founder of Mawaca ? a São Paulo-based musical group that research and perform songs in more than 20 languages. She is author of books related to indigenous subjects and music education and works as a music educator giving music workshops. Magda is an invited teacher in post-graduation and extension courses at UNICAMP, UNESPAR, and UFGD and Brazilian Conservatory of Music and Santa Marcelina. She has been working in musical projects in collaboration with indigenous communities such as Kayapó, Guarani Kaiowa, Huni-Kuin, Paiter Surui, and others. She also worked in social projects with children from ONGs and directed a group of refugees based in São Paulo. She has published articles at Música Popular, Vibrant, ABEM journals. Her interests include cultural musicology, Amazonian indigenous music, world music pedagogy, applied or participatory ethnomusicology, community music, artistic research, performance, indigenous anthropology. She is member of International Council of Traditional Music since 2013 and is member of the Study Group of Latin American and Caribbean Music and Dance of ICTM.
Magda Pucci (n. 1964) é uma musicista (arranjadora, compositora e cantora) e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras. Formada em Música pela Universidade de São Paulo, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora musical e fundadora do Mawaca, um grupo de música com sede em São Paulo, que pesquisa e performa músicas em mais de 20 línguas tendo recebido alguns prêmios na área da música. É autora de livros relacionados a temas indígenas e educação musical e trabalha como educadora musical ministrando oficinas e cursos de música. Trabalhou em projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas brasileiras como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Suruí e outros, além de projetos sociais com crianças e refugiados. Publicou artigos nas revistas Música Popular, Vibrant, ABEM, entre outros. Seus interesses incluem musicologia cultural, música indígena brasileira, pedagogia das músicas do mundo, etnomusicologia aplicada e/ou participativa. A experiência de Magda Pucci com a temática indígena se aprofundou ao realizar seu mestrado em Antropologia sob orientação da Profa. Dra. Carmen Junqueira e da Profa. Dra. Betty Mindlin, quando desenvolveu pesquisa sobre a arte oral do Paiter Suruí de Rondônia. Desde 2005, vem desenvolvendo projetos de divulgação das culturas indígenas desde a publicação de livros assim como espetáculos e intercâmbios entre indígenas e não indígenas como o CD e DVD Rupestres Sonoros ? O canto dos povos da floresta, resultado da pesquisa realizada durante seu mestrado, com recriações de músicas dos povos Kayapó, Paiter-Suruí, Ikolen-Gavião, Tupari, Huni-Kuin entre outros. Em 2011, esteve em contato com seis grupos da Amazônia com o Mawaca onde foram realizados intercâmbios com músicos Ikolen-Gavião (RO), Paiter Suruí (RO), Kambeba (AM), Huni Kuin (AC), Karitiana (RO) e Comunidade Bayaroá (AM) e com participação especial de Marlui Miranda. Em 2019, organizou o encontro do Mawaca com o Kayapó da Aldeia Moykarakô no projeto Mekaron, a imagem da alma. Ministra oficinas e cursos em diversos espaços culturais e universidades. É curadora e diretora do Estúdio Mawaca. Foi professora convidada pela Faculdade de Educação da UNICAMP, no curso de Pós-Graduação em Educação Musical na Escola de Música e Belas Artes da UNESPAR em Curitiba, da Pós-Graduação Lato Sensu A arte de ensinar arte no Instituto Singularidades em São Paulo, no curso de extensão do Conservatório Brasileiro de Música com o Fladem e projetos interculturais na UFGD de Dourados com o grupo Veraju. É coordenadora de São Paulo do Fórum Latino-Americano de Educação Musical e membro do comitê de Estudos de Músicas Latino-Americanas e do Caribe do ICTM ? International Council of Traditional Music.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •