Possui graduação em Comunicação (habilitação em Jornalismo - 1992), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-doutorados em sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne (2011) e em Comunicação e Artes/ Estudos da Cultura pela Universidade de Beira Interior (2021). Entre 2003 e 2006, coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Salvador. Entre 2017 e 2019 coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é professora titular na mesma instituição, ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação, Estética da Comunicação, Comunicação, Cultura e Arte e Jornalismo de Moda. Lidera o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq. Atuou como vice-presidente do evento científico Colóquio de Moda (2018-2019), bem como faz parte do seu Comitê Científico. Autora dos livros Os sentidos da moda (Annablume, 2005), A sagração da aparência (EDUFBA, 2011), As formas da moda (Annablume, 2013), A moda numa perspectiva compreensiva (EDUFRB, 2014), As Vestes da Boa Morte (EDUFRB, 2015), O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte (J. Andrade, 2019) e Moda e Crítica: prazer, julgamento e avaliação (EDUFBA, 2022). Tem experiência na área de Comunicação, sobretudo em Estética da Comunicação, com ênfase nas investigações sobre a Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, estilo, aparência, figurino, corpo, sensibilidade, performance, cultura e crítica.
graduate at Comunicação Habilitação Jornalismo from Universidade Federal da Bahia (1992), master's at Comunication from Universidade Federal da Bahia (1997) and ph.d. at Comunication from Universidade Federal da Bahia (2003). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: moda, estilo, estética, aparência and cultura.