Doutora em Educação e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília; em Metodologia do Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira pela Faculdade São Luís e em Educação pela Faculdade Claretianas. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. É professora na Universidade de Uberaba onde atua como: membro permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação; professora nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em Educação da Uniube; membro do Comitê de Ética em Pesquisa, da Comissão de Relações Internacionais; da Comissão Avaliadora ad hoc da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão para acompanhamento dos projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento; membro do Conselho Universitário. É coordenadora e orientadora do projeto interinstitucional 'Da linguagem ficcional aos procedimentos de pesquisa que priorizam o diálogo: análise epistemológica de produções acadêmicas do PPGE-Uniube (2003-2019)', desde 2020, com apoio CNPQ. É coordenadora do Projeto de Extensão Street Store Amigos do Igor Lombardi Penhalver, com apoio financeiro da Embaixada Americana por meio da parceria entre Uniube e Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). É Coordenadora do Curso de Especialização Metodologia do Ensino de História, parceria com a Secretaria Educação do Estado de Minas Gerais, Projeto Trilhas do Futuro. É membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) do Hospital de Ensino Mário Palmério (MPHU). Atua na Educação a distância (EAD) desde 2000. Foi professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a educação básica, da Uniube, campus Uberlândia, no período de 2016-1018. É membro da Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste (REDECENTRO); da Red de Estudios sobre Educación (REED); da Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores (RIDEP); do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia (GEPEGH), da Universidade Federal de Uberlândia; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais (GEPRESPE), da Uniube, e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Participou do Núcleo de Educação a distância da Uniube, no período de 2000-2018. No contexto da EAD atua em pesquisas e formação de professores. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: formação de professores; saberes e práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno); tecnologia educacional; educação a distância; linguagem e processos educativos na formação docente.
I study Ph.D. in Education at Uberlândia Federal University (UFU). Master in Linguistics from Uberlândia Federal University (UFU), specialist in Distance Education from Brasília Catholic University, specialist in Methodology of Teaching and Learning of Foreign Language at Sao Luis Faculty and specialist in Education Claretianas Faculty. It is graduated in Technology in Data Processing from Uberaba University and licensed in Pedagogy (Vocational Guidance and Supervision), Uberaba University. She is currently professor and researcher at the Uberaba University. Has experience in education, knowledge and teaching practices, Educational Technology, Distance education. Works in teacher training courses to work on EAD.