Publicações no BrCris
 

Sheyla Maria Fontenele Macedo

Doctor in Education from the University of Lisbon (Portugal), research line "Teacher Training", Master in Education, from the Federal University of the State of Ceará / CE (2008), Specialist in Psychopedagogy from Candido Mendes University / RJ (1999) Graduated in Pedagogy from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). Experience as a teacher in higher education and basic education (Infant Education and Elementary Education), having worked in the areas of management, planning, supervision and educational guidance, in addition to having practiced in non-school spaces (Traffic Education). She is currently an effective professor at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), a member of the Research and Planning Group of Education (GEPPE), conducting research on ethics and education, educational evaluation, didactics, social relations school, family, etc.), affectivity and school discipline.
FORMAÇÃO: Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal), linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). PESQUISAS, ÁREAS: Educação/Ensino Humanista, Ética na educação/ensino (espaços escolares e não escolares), Filosofia da Educação, Formação ética profissional de professores, Relações Humanas e comportamento na Educação, Avaliação Ética e Humanista, Didática e Humanismo, Gestão Emocional no Ensino e na Aprendizagem (afetividade, etc.), Pedagogias humanistas. EXPERIÊNCIA ATUAL: - Professora da Pós-Graduação, no programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN); - Professora na graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Departamento de Educação; - Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE), - Subchefe do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros (CAPF/UERN); - Membro do Conselho Diretivo do PPGE; - Membro da comissão Institucional de Avaliação do PPGE (de 2019/2022). OUTRAS EXPERIÊNCIAS: - Professora na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), tendo atuado nas áreas da gestão, planejamento, supervisão e orientação educacional, além de ter exercido práticas e gestão em espaços não escolares (Educação para o Trânsito). - Psicopedagoga institucional. - EXPERIÊNCIAS EM DESTAQUE NA UERN: - Orientadora acadêmica - 2020.1 a 2022.1; - Coordenadora do PARFOR/Pedagogia de 2017.2 a 2020.1. - Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante, maio 2018 a 2020.1; - Membro do Fórum Integrado de Ensino das Licenciaturas, maio 2019. - Orientadora Acadêmica do curso de Pedagogia (janeiro/ 2020 a outubro 2022) - Chefe do Departamento de Educação, 2011 a 2013; DISCIPLINAS QUE MINISTREI 2012 GRADUAÇÃO REGULAR - PEDAGOGIA Estágio Supervisionado III Práticas de Ensino no Mag. séries Iniciais Fundamental (Estágio II) Didática Geral Ensino de Matemática Seminário Temático II PEDAGOGIA - PARFOR Fundamentos da Educação 2013 GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA Estágio Supervisionado III PEDAGOGIA PARFOR Pesquisa Educacional Psicologia da Educação II 2015 PEDAGOGIA PARFOR Ensino da Arte 2016 GRADUAÇÃO REGULAR - PEDAGOGIA PEDAGOGIA PARFOR Introdução à Pedagogia 2017 GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA Introdução à Pedagogia Estágio Supervisionado III Laboratório de Monografia Filosofia da Educação Estudos Acadêmicos Introdutórios II Práticas Pedagógicas Programadas I Estágio Supervisionado II (Ensino Fundamental) Seminário temático II 2018 GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA Educação Especial e Inclusão Seminário temático I Estudos acadêmicos Introdutórios I: Universo Acadêmico e Profissional Introdução à Pedagogia MESTRADO EPISTEMOLOGIA SEMINÁRIO TEMÁTICO 2019 GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA Didática Práticas Pedagógicas Programadas Estágio Supervisionado I (Educação Infantil) Seminário temático I Filosofia da Educação PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Ética profissional do educador MESTRADO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HUMANISTAS PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO 2020 GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA Laboratório de Monografia Estudos Acadêmicos Introdutórios I Unidade Curricular de Extensão I - Projeto Forma Ação MESTRADO 2020.1 ESTUDOS ORIENTADOS I - 15 h FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 30h FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS 2020.2 ESTUDOS ORIENTADOS II - 15 h PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO - 60 h 2021 2021.1 Estudos Acadêmicos Introdutórios I 01/15 1º Estágio Supervisionado I (Educação Infantil)- 11/150 5º 2021.2 Filosofia da Educação MESTRADO 2021.1 ESTUDOS ORIENTADOS I - 15 h 2021.2 ESTUDOS ORIENTADOS II - 15 h FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SO

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •