Sheyla Maria Fontenele Macedo
Doctor in Education from the University of Lisbon (Portugal), research line "Teacher Training", Master in Education, from the Federal University of the State of Ceará / CE (2008), Specialist in Psychopedagogy from Candido Mendes University / RJ (1999) Graduated in Pedagogy from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). Experience as a teacher in higher education and basic education (Infant Education and Elementary Education), having worked in the areas of management, planning, supervision and educational guidance, in addition to having practiced in non-school spaces (Traffic Education).
She is currently an effective professor at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), a member of the Research and Planning Group of Education (GEPPE), conducting research on ethics and education, educational evaluation, didactics, social relations school, family, etc.), affectivity and school discipline.
FORMAÇÃO:
Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal), linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998).
PESQUISAS, ÁREAS: Educação/Ensino Humanista, Ética na educação/ensino (espaços escolares e não escolares), Filosofia da Educação, Formação ética profissional de professores, Relações Humanas e comportamento na Educação, Avaliação Ética e Humanista, Didática e Humanismo, Gestão Emocional no Ensino e na Aprendizagem (afetividade, etc.), Pedagogias humanistas.
EXPERIÊNCIA ATUAL:
- Professora da Pós-Graduação, no programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN);
- Professora na graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Departamento de Educação;
- Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE),
- Subchefe do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros (CAPF/UERN);
- Membro do Conselho Diretivo do PPGE;
- Membro da comissão Institucional de Avaliação do PPGE (de 2019/2022).
OUTRAS EXPERIÊNCIAS:
- Professora na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), tendo atuado nas áreas da gestão, planejamento, supervisão e orientação educacional, além de ter exercido práticas e gestão em espaços não escolares (Educação para o Trânsito).
- Psicopedagoga institucional.
- EXPERIÊNCIAS EM DESTAQUE NA UERN:
- Orientadora acadêmica - 2020.1 a 2022.1;
- Coordenadora do PARFOR/Pedagogia de 2017.2 a 2020.1.
- Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante, maio 2018 a 2020.1;
- Membro do Fórum Integrado de Ensino das Licenciaturas, maio 2019.
- Orientadora Acadêmica do curso de Pedagogia (janeiro/ 2020 a outubro 2022)
- Chefe do Departamento de Educação, 2011 a 2013;
DISCIPLINAS QUE MINISTREI
2012
GRADUAÇÃO REGULAR - PEDAGOGIA
Estágio Supervisionado III
Práticas de Ensino no Mag. séries Iniciais Fundamental (Estágio II)
Didática Geral
Ensino de Matemática
Seminário Temático II
PEDAGOGIA - PARFOR
Fundamentos da Educação
2013
GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA
Estágio Supervisionado III
PEDAGOGIA PARFOR
Pesquisa Educacional
Psicologia da Educação II
2015
PEDAGOGIA PARFOR
Ensino da Arte
2016
GRADUAÇÃO REGULAR - PEDAGOGIA
PEDAGOGIA PARFOR
Introdução à Pedagogia
2017
GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA
Introdução à Pedagogia
Estágio Supervisionado III
Laboratório de Monografia
Filosofia da Educação
Estudos Acadêmicos Introdutórios II
Práticas Pedagógicas Programadas I
Estágio Supervisionado II (Ensino Fundamental)
Seminário temático II
2018
GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA
Educação Especial e Inclusão
Seminário temático I
Estudos acadêmicos Introdutórios I: Universo Acadêmico e Profissional
Introdução à Pedagogia
MESTRADO
EPISTEMOLOGIA
SEMINÁRIO TEMÁTICO
2019
GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA
Didática
Práticas Pedagógicas Programadas
Estágio Supervisionado I (Educação Infantil)
Seminário temático I
Filosofia da Educação
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Ética profissional do educador
MESTRADO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HUMANISTAS
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO
2020
GRADUAÇÃO REGULAR ? PEDAGOGIA
Laboratório de Monografia
Estudos Acadêmicos Introdutórios I
Unidade Curricular de Extensão I - Projeto Forma Ação
MESTRADO
2020.1
ESTUDOS ORIENTADOS I - 15 h
FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 30h
FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
2020.2
ESTUDOS ORIENTADOS II - 15 h
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO - 60 h
2021
2021.1
Estudos Acadêmicos Introdutórios I 01/15 1º
Estágio Supervisionado I (Educação Infantil)- 11/150 5º
2021.2 Filosofia da Educação
MESTRADO
2021.1
ESTUDOS ORIENTADOS I - 15 h
2021.2
ESTUDOS ORIENTADOS II - 15 h
FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SO
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos