Publicações no BrCris
 

Prof. Dr. Roger Miarka

Alemão de nascimento, brasileiro de criação, tcheco de descendência, já viveu em mais lugares do que seus dedos ajudariam a contar. Tantas mudanças ensinaram-no o apreço à diversidade e a sempre suspeitar de qualquer verdade. Tal atitude se mostrou também à época da universidade em Londrina. Iniciou o bacharelado em Matemática e, ao sentir falta da dimensão humana dessa ciência, optou por acompanhar também a modalidade licenciatura. Após a universidade e alguns anos na Educação Básica, quis surpreender-se com outras dimensões da vida. Vestiu a beca, agradeceu ao reitor, pediu demissão da escola em que trabalhava, e foi viver na Alemanha. Lá trabalhou como pseudo-lenhador. Em uma viagem de férias decidiu dar também chance a ares londrinos. Em um ano e meio, como barista se estabilizou. Chegou até mesmo a administrar um negócio. Percebeu que a vida pode ser pragmática, mas que a si isso não bastava. Amante dos números e das discussões, tornou ao Brasil. Sentiu necessidade da academia. Cursou mestrado e doutorado em Educação Matemática. Nesse meio tempo, buscou elementos para ajudá-lo a movimentar suas reflexões em um grupo de discussões sobre Etnomatemática na Nova Zelândia e em um estágio de doutoramento com foco em estudos antropológicos na Itália. Realizou, ainda, um pós-doutoramento da Universitat Autònoma de Barcelona e defendeu a Livre Docência na Unesp. Em suas andanças profissionais, passou pela Universidade do Estado de Santa Catarina, firmando-se na Universidade Estadual Paulista. Hoje pensa sobre um tanto de coisas e dentro dessa teia que lhe interessa pesquisar, faz sentido destacar temas ligados à Filosofia da Educação Matemática, à Etnomatemática e à Epistemologia do Conhecimento, especialmente quando ligados a comunidades em situação de vulnerabilidade social e a diferentes políticas de escrita.
Teacher at UNESP, Rio Claro, Brazil. Has a degree in Mathematics, Master and PhD in Mathematics Education. Post Phd in Ethnomathematics. Interested in Philosophies of Difference, Philosophy of Mathematics Education, Ethnomathematics and Epistemology of Konowledge.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •