História da Matemática
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Alguns elementos que reforçam a importância da História da Matemática na formação de Professores"
-
"Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): A construção de uma imagem de Souzinha"
-
-Complex numbers- and the problem of multiplication between quantities
-
-Die Lineale Ausdehnungslehre- de H. G. Grassmann
-
-Sobre as Somas das Séries de Recíprocos-, de L. Euler
-
?A melodia e o ritmo das frações: a música sob o olhar do professor de matemática?
-
A Concretização do Abstrato: história da institucionalização da ciencia matemática no Brasil
-
A "De Divina Proportione" de Luca Pacioli - Tradução Anotada e Comentada
-
A Classificação das Disciplinas Matemáticas e a Mathesis Universalis nos Séculos XVI e XVII: um estudo a partir da obra Mathesis Polemica de Adriaan van Roomen
-
A classificação das disciplinas matemáticas e a Mathesis Universalis nos séculos XVI e XVII: um estudo do pensamento de Adriaan van Roomen
-
A Coleção História da Matemática para Professores: um estudo sobre as possibilidades de uso por professores de séries finais do Ensino Fundamental
-
A concepção de educação matemática de Henri Lebesgue
-
A difícil aceitação dos números negativos: Um estudo da teoria dos números de Peter Barlow (1776 - 1862)
-
A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental
-
A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
-
A DISTINÇÃO CARTESIANA ENTRE CURVAS GEOMÉTRICAS E CURVAS MECÂNICAS
-
A Escola de Engenharia de São Carlos e a Criação de um Curso de Matemática
-
A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA.
-
A Formação Continuada do Professor de Matemática e os livros IMPA/SBM no Espírito Santo
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA (1953- 1971): CAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO
-
A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, Matemática e ensino da Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil
-
A geometria de René Descartes por meio de unidade básica de problematização
-
A historiografia da matemática no século XVIII: A escrita da história das matemáticas por Jean Etienne Montucla e o contexto editorial francês
-
A História DA MATEMÁTICA COMO DESENCADEADORA DE ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS SOBRE O TEOREMA DE TALES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM UMA CLASSE DE 9. ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO PRETO (MG)
-
A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
-
A História da Matemática como metodologia de ensino
-
A História da Matemática como Recurso Pedagógico: uma Análise Hermenêutica na Formação Inicial de Professores de Matemática
-
A História da Matemática em cenas: um diálogo com o documentário Os Gênios do Oriente e a Educação Matemática
-
A HISTÓRIA DA ORIGEM DA CURVA NORMAL
-
A História dos Problemas da Tautócrona e da Braquistócrona
-
A História dos Problemas que Geraram as Curvas Tautócrona e Braquistócrona
-
A Idéia de Indepedência Linear e Base ao longo da História da Matemática
-
A influência das diferentes teorias de currículo no conteúdo matemático do currículo oficial brasileiro (título provisório)
-
A Influência e Importância de António Aniceto Monteiro para o Desenvolvimento da Matemática no Brasil
-
A institucionalização da matemática aplicada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1940 - 1970)
-
A Introdução à Arte Analítica de François Viète: comentários e tradução
-
A JUSTIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES ALGÉBRICAS NA INGLATERRA DO SÉCULO XVII A XIX - O CASO DAS QUANTIDADES NEGATIVAS
-
A Justificação Finitista da Noção de Infinito Atual por David Hilbert
-
A Matemática lúdica de Leon Battista Alberti: viabilizando caminhos para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
-
A Matemática é Feminina? Um estudo histórico sobre a Presença Feminina em Institutos de Pesquisa em Matemática do Estado de São Paulo
-
A Modelagem: O Texto e a História Inspirando Estratégias na Educação Matemática
-
A noção de função em Frege
-
A Obra "Lógica Racional, Geométrica e Analítica"(1744) de Manoel Azevedo Fortes (1660-1749): um estudo das possíveis contribuições para o desenvolvimento educacional luso-brasileiro
-
A Organização Espacial A`uwê-Xavante: Um Olhar Qualitativo Sobre o Espaço
-
A Origem da Matemática
-
A PARIDADE PRESENTE EM DUAS CONTRIBUIÇÕES TOPOLÓGICAS: EULER E MÖBIUS
-
A praxeologia da regra de três algebrizada e a proposição cinco do Liber Quadratorum
-
A prática de ensino com a História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância.
-
A REFORMA COUTTO FERRAZ E UM ENSINO PRIMÁRIO DE MATEMÁTICA NA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO DURANTE O PERÍODO IMPERIAL BRASILEIRO: UMA HISTÓRIA A PARTIR DE LEITURA INDICIÁRIA.
-
A Regra de L´Hôpital - Análise histórica da regra de L´Hôpital. A importância da história da Matemática , em particular da disciplina de Cálculo
-
A Relação Cartografia e Geometria Diferencial: de Mercator a Gauss
-
A relação entre o desenvolvimento da matemática e a ideologia positivista de Augusto Comte, no Estado do Ceará, no período de 1872-1906.
-
A relação álgebra/geometria no estudo da equação do 2o Grau
-
A Resolução de Equações Algébricas por Radicais
-
A Revalidação do Pensamento Lógico de George Boole à Luz da Hisória da Matemática
-
A transmissao dos conceitos do cálculo para o Brasil
-
Abordagem Histórico-Filosófica na Educação Matemática: apresentação de uma proposta pedagógica
-
Adalberto Ramon Valderrama Gerbasi
-
Adelmir de Menezes Jucá
-
Adriana Cesar de Mattos
-
ADRIEN-MARIE LEGENDRE (1752-1833) E SUAS OBRAS EM TEORIA DOS NÚMEROS.
-
Ailton Barcelos da Costa
-
Al-Biruni e as relações entre os lados e ângulos de triângulos aplicadas à esfera e ao plano: Uma proposta de atividade didática direcionada a formação de professores de matemática
-
Alberto Hassen Raad
-
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin
-
Alexandre de Deus Malta
-
Algumas considerações iniciais sobre a obra THE GROUND OF ARTES, de Robert Recorde
-
Algumas Observações sobre a Característica de Euler: Uma Introdução de Elementos da História da Matemática no Ensino Médio.
-
ALGUMAS REFLEXÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA CARTA DE THABIT IBN QURRA (836 ? 901) DIRECIONADA A UM AMIGO
-
Alguns aspéctos da obra matemática de Joaquim Gomes de Souza
-
Ana Carolina Costa Pereira
-
Ana Jimena Lemes Pérez
-
Ana Paula Brandão Carvalho de Melo
-
Ana Paula Rangel de Andrade
-
Andrea Maria dos Santos Matos
-
Andressa Cesana
-
André Seixas de Novais
-
Angela Cecília Quarentei Gardiman
-
Antonia Naiara de Sousa Batista
-
Antonio Carlos Brolezzi
-
Antonio Peixoto de Araujo Neto
-
Antonio Rodolfo Barreto
-
Antonio Sales
-
Antonio Sylvio Vieira de Oliveira
-
Antonio Sérgio Cobianchi
-
Antônio Ferrão Moniz de Aragão: manuscritos matemáticos e filosóficos
-
Análise das Pesquisas Brasileiras Stricto Sensu no período de 2000 a 2019 sobre História da Matemática e Formação de Professores Reflexivos
-
Análise do uso atual do sistema de numeração vigesimal em cinco comunidades queqchi de Guatemala
-
Análise dos questionamentos dos alunos nas aulas sobre números complexos
-
Aproximações e Distanciamentos entre as obras "Réflexions sur la Métaphysique du Calcul Infinitésimal" e "Théorie des Fonctions Analytiques" a partir da Análise de Conteúdo
-
Arlete Petry Terra Werneck
-
Armindo Cassol
-
Aroldo Ferreira Leao
-
ARQUIMEDES E A ARITMÉTICA NA GRÉCIA ANTIGA: UMA ANÁLISE DE A MEDIDA DE UM CÍRCULO
-
Arquimedes, Pappus, Descartes e Polya - Quatro episódios da história da heurística. -
-
Arquivo Permanente da Escola de Minas de Ouro Preto : documentação para pesquisa em História da (Educação) Matemática no Brasil
-
Arthur Thiré: História, Política, Educação e Matemática
-
Artur Ramos Coelho
-
As Classificações das Matemáticas de John Dee e Adriaan Van Roomen: Um Estudo Sobre a Organização dos Conhecimentos Matemáticos nos Séculos XVI e XVII
-
As concepções de função de Frege e Russell: um estudo de caso em Filosofia e História da Matemática
-
As Concepções de Professores Formadores em relação ao uso da História da Matemática no processo ensino aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Matemática
-
As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da História da Matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira Matemática e da Etnomatemática.
-
As Contribuições de Chaim S. Hönig para o desenvolvimento da Matemática no Brasil
-
As contribuições de Chaim Samuel Hönig para o desenvolvimento da Matemática Brasileira
-
As contribuições de Francisco de Borja Garção Stockler (1759-1829) aos fundamentos da Análise
-
As Geometrias Urbana e isoperimétrica: uma alternativa de uso em sala de aula
-
As homenagens do cientista paraense Guilherme de La Penha à Leonhard Euler
-
As Ideias Envolvidas na Gênese do Teorema Fundamental do Cálculo de Arquimedes a Newton Leibnz.
-
As matemáticas puras e mistas e a Academia Real Militar do Rio de Janeiro: análise de paratextos de tratados, elementos e compêndios
-
As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996
-
As Notas de Aula de Karl Weierstrass em 1878
-
As obras de Francisco Borja Garçao Stockler sobre os fundamentos do cálculo
-
As práticas individuais de ensino na formação matemática dos normalistas da Escola Normal de Caetité-BA (1926-1942)
-
As relações entre a Matemática e a Astronomia no Século XVI: Tradução e Comentários da obra
-
As relações entre a Matemática e a Astronomia no século XVI: tradução e comentários da obra Ouranographia de Adriaan van Roomen
-
Aspectos do desenvolvimento do pensamento geométrico em algumas civilizações e povos e a formação de professores
-
Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática
-
Augusto Cesar Aguiar Pimentel
-
Avaliação da eficácia de uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2º grau
-
Ayda Ignez Arruda e suas contribuições para a institucionalização da lógica matemática no Brasil
-
Bailando na Beira do Abismo: Considerações Sobre a Incompletude da Matemática
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
Bertrand Russell Sobre a Matemática nos Princípios
-
Bobynin e Gabaglia - Pioneiros da História da Matemática na Rússia e Brasil no século XIX
-
Bruna Moustapha Corrêa
-
Camille Flammarion's Pythagorean Moment
-
Carl Runge (1856-1927): Von der reinen Mathematik zur Numerik
-
Carlos Benjamin de Lyra e a topologia algébrica no Brasil
-
Carlos Benjamin de Lyra e a Topologia Algébrica no Brasil - Um olhar sobre a história
-
Carlos Henrique Barbosa Gonçalves
-
Carlos Ociran Silva Nascimento
-
Carlos Venhofen Flores
-
Carmen Rosane Pinto Franzon
-
Carpinteiros Navais de Abaetetuba: Etnomatemática Navega pelos Rios da Amazônia
-
Cartas-Prefácio de Tartaglia: Matemáticas Práticas no Século XVI
-
Catarina Maria Vitti
-
Cesar Ricardo Peon Martins
-
Classificação de teses e dissertações nas subáreas em História para o Ensino da Matemática (1990-2018)
-
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni
-
Cleber Haubrichs dos Santos
-
Clovis Lisboa dos Santos Junior
-
Conceituações sobre o infinito na história, nos livros didáticos e no pensar de futuros professores de matemática
-
Concepções de matemáticos e egressos do IMPA sobre Matemática e Educação Matemática
-
Conhecimentos Histórico-Matemáticos construidos na trajetória escolar de professoras que atuam nos anos iniciais da Educação Fundamnetal
-
Considerações sobre o desenvolvimento e consolidação da aritmética Hindu-Árabe na Europa do século XIII
-
Contribuições das Navegações Portuguesas para a Geometria da Superfície Terrestre
-
Criatividade Didática em Dissertações e Teses Sobre História para o Ensino de Matemática (1990-2018)
-
Cristiane Borges Angelo
-
Crístiam Wallao Rosa
-
Célio Moacir dos Santos
-
Cícero Monteiro de Souza
-
Da "usura" à "preferência à liquidez": noção histórica de juros
-
Daniela da Silva Rocha
-
Danilo Olimpio Gomes
-
Das Denken von Lehrern bei der Unterrichtsvorbereitung. Eine empirische Untersuchung zu kognitiven Prozessen von Mathematik-lehrern.
-
Das genetische Prinzip in der Mathematik-Didaktik
-
David Hilbert e os fundamentos da Matemática: o sucesso de um fracasso
-
DE SOLUTIONE PROBLEMATUM DIOPHANTEORUM PER NÚMEROS INTEGROS: O PRIMEIRO TRABALHO DE EULER SOBRE EQUAÇÕES DIOFANTINAS.
-
Der Determinantenbegriff bei A.L. Cauchy (1789-1857) und H. Grassmann (1809-1877).
-
DESCARTES AND THE BEAUTY IN MATHEMATICS
-
Descobrindo e analisando práticas matemáticas desconhecidas - o caso dos ?números complexos?
-
Desenvolvimento da noção de reta numérica e os contextos dessa noção de 1708 a 1829
-
Diferentes abordagens do conceito de Derivada: uma proposta de Investigação Matemática
-
Dirichlet. A mathematical biography
-
Disseminação do estudo de Análise Matemática e a Repercussão de Instituzioni Analitiche de Maria Gaetana Agnesi
-
Diversidade de saberes e História da Matemática em sala de aula
-
Do Pensamento Funcional ao Campo Conceitual de Função: o desenvolvimento de um conceito
-
Dr GLENN WALTER ERICKSON
-
Dr. Marco Aurélio Kalinke
-
Dulcyene Maria Ribeiro
-
Edilson Roberto Pacheco
-
Edmar Reis Thiengo
-
Edson Gil Pereira Lima
-
Edson Pereira Barbosa
-
Educação Matemática e suas vertentes.
-
El Cálculo: Historia y sus Aplicaciones.
-
Elenice de Souza Lodron Zuin
-
Eliane Oliveira Lorete
-
Elisângela Aparecida Pereira de Melo
-
Emerson Batista Gomes
-
Engenheiros, mulheres, matemáticos: interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia (1896-1968).
-
Enne Karol Venancio de Sousa
-
Enrico Betti e a Teoria das Equações Algébricas
-
Ensino da regra de três: a proposição cinco do Liber Quadratorum como um contexto próprio de estudo em matemática
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1960
-
Ensino de Matemática por Atividades: Uma Aliança entre o Construtivismo e a História da Matemática
-
Ensino de matemática sob a influência de professores e alunos líderes em uma perspectiva colaborativa
-
Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969).
-
EPAEM: Duas Décadas de História e Produções Científicas
-
Equação do 1º grau em livros didáticos de Matemática antes e após a BNCC
-
Equações do Segundo Grau: Métodos de Resolução e Análise em Livros Didáticos Antes e Durante o Movimento da Matemática Moderna
-
Eram realmente pitagórico(a)s os homens e mulheres catalogado(a)s por Jâmblico em sua obra Vida de Pitágoras?
-
Erick de Paula Crisafuli
-
Estudo Histórico e Pedagógico sobre Ternos Pitagóricos à Luz de Eugène Bahier
-
Etnomatemática & História da Matemática: movimentos de contraconduta na Educação básica
-
Euler e os Números Pentagonais
-
Everson José da Silva
-
Evolução Histórica de Conceitos: A História da Matemática como Metodologia de Ensino
-
Fabiane Cristina Hopner Noguti
-
Fabrícia Oliveira de Araújo
-
Fallstudie des Professional TeacherPreparation Program des College of Education der University of Houston.
-
Felix Klein: Uma Visão do Cálculo Infinitesimal no Ensino Médio
-
Fernanda dos Santos Menino
-
Fernando Moreira Barnabé
-
Fernando Osvaldo Real Carneiro
-
Fernando Raul de Assis Neto
-
Fios, retalhos e pontos: tecituras sobre a profissionalização docente em Matemática em Feira de Santana (1970 ? 1991)
-
Flávio Alexandre Falcão Nascimento
-
Formação de Alfabetizadores a partir das integrações entre História, Cultura e Matemática
-
Formação superior específica para professores de Matemática no Espírito Santo: uma história de 1964 a 2000.
-
Francisco Cesar Polcino Milies
-
Francisco de Assis Bandeira
-
Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves
-
Frações e música: ligações históricas e atividades didáticas
-
Frederico José Andries Lopes
-
Frederico Pimentel Gomes e a Estatística Experimental no Brasil
-
Fumikazu Saito
-
Fábio Maia Bertato
-
Gaspard Monge e as origens da Geometria Descritiva
-
Gaspard Monges G¡ometrie Descriptive und die Ecole Polytechnique - Eine Fallstudie über den Zusammenhang von Wissenschafts und Bildungsprozeß
-
Geometria analítica na educação básica: primeiros passos no plano cartesiano
-
GEOMETRIAS NAOEUCLIDIANAS COMO ANOMALIAS: IMPLICACOES PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E MEDIDAS.
-
George Green e o Cálculo de Várias Variáveis: Aspectos Epistemológicos numa Perspectiva Histórica
-
Gert Felix Schubring
-
Giselle Costa de Sousa
-
Grupo de Pesquisa em História da Matemática
-
Helenara Regina Sampaio Figueiredo
-
Henrique Marins de Carvalho
-
Heráclito, Parmênides e Zenão: A História Matemática da Reductio ad Absurdum
-
Hilda Maria da Cunha Carvalho
-
Historical Creativities for the Teaching of Functions and Infinitesimal Calculus
-
Historicidade e visualidade: Proposta para uma nova narrativa na educação matemática.
-
History for the Teaching of Mathematics: Transformation and Mobilization of Mathematical Knowledge for School
-
História da Criação do Curso de Matemática na Pontifícia Universidade Católica de Campinas
-
História da Integral de Lebesgue
-
História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura?
-
História da Matemática X Ensino de Matemática
-
História da Matemática do Ensino Fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017)
-
História da Matemática e Epistemologia
-
História da Matemática E Suas Muitas Orquestrações - Histo MESMO
-
História da Matemática na Formação de professores do Ensino Fundamental
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA:ATIVIDADES COM A ÁLGEBRA GEOMÉTRICA DE IBN TURK
-
História da Matemática no ensino fundamental: uma pesquisa qualitativa relacionada à operação de multiplicação
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas, Bahia
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE UNIDADES TEMÁTICAS DE MATEMÁTICA DA BNCC PARA O 8° ANO
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: SOBRE O CÚBITO
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICAE ETNOMATEMÁTICA: O ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
-
História das Ciências no Brasil, com ênfase na Bahia
-
História do Liceu Cuiabano
-
História dos Primeiros Doutorados em Matemática defendidos no Brasil
-
História e Ensino da Matemática: um estudo sobre as concepções do professor do ensino fundamental
-
HISTÓRIA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NAS PRODUÇÕES DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO BRASIL
-
História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas
-
HISTÓRIAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL PRODUZIDAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (1990-2018): POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NOS ANOS INICIAIS
-
Histórias do Sistema de Numeração Decimal produzidas na Pós-graduações Brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de Aritmética nos anos iniciais
-
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO ESTUDO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS, UMA DISCUSSÃO SOBRE TRIÂNGULOS
-
Inocêncio Fernandes Balieiro Filho
-
Interactions between epistemologies of mathematics and educational systems - the emergence of mathematical communities according to cultures and states in 19th century Europe
-
Introdução ao estudo da aritmética e da álgebra no ensino fundamental
-
Introdução ao estudo de geometria espacial pelos caminhos da arte e por meio de recursos computacionais
-
Intuição, forma e conhecimento: relações entre a filosofia neokantiana e a emergência da matemática na Prússia do século XIX
-
Intégrale, Longueur, Aire de Henri Lebesgue
-
Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo centrado no conceito de função
-
Investigação histórica nas aulas de matemática: avaliação de duas experiências
-
Inês Angélica Andrade Freire
-
Iran Abreu Mendes
-
Irene Coelho de Araujo
-
Isabelle Coelho da Silva
-
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz
-
Janan Bolívia Schabib Hany
-
Janecler Aparecida Amorin Colombo
-
Janine Barbosa Lima Fransolin
-
Joao Cláudio Brandemberg Quaresma
-
Jogos nas aulas de Matemática: brincadeira ou aprendizagem? O que pensam os professores?
-
John Andrew Fossa
-
Johnattan Amorim da Silva
-
Joice de Andrade Dantas Mesquita
-
Josildo José Barbosa da Silva
-
Josimar de Sousa
-
Josinalva Estacio Menezes
-
José Anastácio da Cunha (1744-1787) e aspectos de seu ensino: "Sobre a natureza das quantidades negativas.
-
José Maria Fernandez Corrales Filho
-
José Roberto Boettger Giardinetto
-
João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho
-
João Carlos Gilli Martins
-
João Carlos Vieira Sampaio
-
Juan Carlo da Cruz Silva
-
Juliana Martins
-
Juros em livros didáticos de matemática no Maranhão no século XIX
-
Juscimar da Silva Araujo
-
Laura Leal Moreira
-
Lehrplan und Allgemeinbildung im frühen 19. Jahrhundert - Eine Fallstudie zur Lehrplantheorie F.E.D. Schleiermachers.
-
Leon Battista Alberti (1404 – 1472) e a medida do tempo em sua obra matemática lúdica
-
Leonardo Silva Costa
-
Liber Abaci: Contexto, Competências, Habilidades e Potencialidades
-
Lilian Jeanette Galarda
-
LINGUAGEM ORAL E PRODUÇÃO TEXTUAL: FATORES PREPONDERANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
-
Linha do tempo da história da matemática: uma proposta de utilização de novas tecnologias
-
Lucieli Maria Trivizoli da Silva
-
Luigi Fantappiè: Influências na Matemática Brasileira. Um Estudo de História como contribuição para a Educação Matemática.
-
Luiz Augusto da Costa Junior
-
Luiz Roberto Rosa Silva
-
Lígia Arantes Sad
-
Manuel Claudemir Silva Caldas
-
Mapeando alguns conhecimentos matemáticos incorporados no -esquadro móvel- de Ottavio Fabri (1544-1612)
-
Marcello Santos Amadeo
-
Marcelo Mattos Antunes
-
Marcelo Miranda Serrão
-
Marcelo Ribeiro de Souza
-
Marcio Roberto Weissmann
-
Marcos José Novakoski
-
Marcos Lübeck
-
MARCOS VIEIRA TEIXEIRA
-
Marcus Fabio Lima Ferreira
-
Maria Aparecida Roseane Ramos
-
Maria Deusa Ferreira da SIlva
-
Maria Isabel Zanutto Bianchi
-
Maria Terezinha Jesus Gaspar
-
Mariana Feiteiro Cavalari Silva
-
Mariliza Simonete Portela
-
Matemática a distância no Brasil em suas origens: uma visita ao curso de Aritmética Comercial da Universidade do AR (1947-1962)
-
MATEMÁTICA E MATEMÁTICOS NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: ITALIANOS, BRASILEIROS E BOURBAKISTAS (1934-1958)
-
Mateus Bernardes
-
Maurolico e Pascal: Indução Matemática e Demonstração por Exemplificação
-
Maxwell Mariano de Barros
-
Memória do ensino de Matemática: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário.
-
Miguel Chaquiam
-
Modelagem Matemática ? elementos históricos sobre seu desenvolvimento em cursos de pós-graduação
-
Monica de Cassia Siqueira
-
Mário Tourasse Teixeira - o Homem, o Educador, o Matemático
-
Nadia Regina Baccan Cavamura
-
Nilton Moura Barroso Neto
-
Norbert Wiener: a teoria cibernética de um matemático
-
Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica
-
Números Complexos e suas aplicações: uma proposta de ensino contextualizado com abordagem histórica
-
Números inteiros : uma proposta de tratamento para o ensino fundamental a partir das ideias de Descartes e Hilbert
-
Números Inteiros Chineses da Era Shang
-
O conceito de angulo em livros-texto: uma abordagem historica
-
O desenvolvimento da pesquisa em equações diferenciais no ICMC-USP: contribuição de Nelson Onuchic. -
-
O desenvolvimento das conceitualizações dos domínios de números como base para o novo rigor da matemática no século XIX
-
O doutorado em Matemática no Brasil: um estudo histórico documentado
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS GRUPOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE AIQUARA BA (1965-1985): DOCUMENTOS, NARRATIVAS E PERSPECTIVAS SOBRE A HISTÓRIA.
-
O Ensino de aritmética na Escola Normal da cidade do Rio de Janeiro: 1889-1932
-
O ensino de cálculo diferencial e integral na Escola Politécnica de São Paulo, no ano de 1904: uma análise documental.
-
O Ensino de Logaritmos: uma proposta que articula História da Matemática e Etnomatemática
-
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ-BAHIA (1926-1961): ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS
-
O Ensino de Matemática Na Província do Espírito Santo no Império do Brasil: estatísticas, metodologias e questões epistêmicas.
-
O Estudo de funções à luz das reformas curriculares: Reflexos em livros-didáticos
-
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica na História da Matemática no Brasil
-
O início dos estudos geométricos de Lazare Carnot
-
O Livro " Théorie des approximations numériques et du calcul abrégé" de Agliberto Xavier
-
O livro que divulgou o papiro Rhind no Brasil
-
O Movimento do S.A.P.O. - Serviço Ativador em Pedagogia e Orientação - e algumas de suas contribuições para a Educação Matemática
-
O Método Intuitivo na Aritmética Primário de Calkins e Trajano
-
O nexo "Geometria Fractal - Produção da Ciência Contemporânea" tomado como núcleo do currículo de matemática do ensino básico.
-
O números inteiros: construção histórica e as dificuldades atuais em sala de aula
-
O Passeio do cavalo, de L. Euler (Tradução)
-
O Pensamento Inicial de Leibniz sobre as Séries e o Método das Diferenças
-
O princípio da homotipose em Karl Pearson: aspectos biológicos e estatísticos (1899-1906).
-
O Processo de Integração em Blaise Pascal
-
O PROGRAMA DE HILBERT E A JUSTIFICAÇÃO FINITISTA DO INFINITO ATUAL: UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE AS JUSTIFICATIVAS E FUNDAMENTAÇÕES DO INFINITO ENQUANTO OBJETO MATEMÁTICO POR DAVID HILBERT
-
o Stomákhion de Arquimedes: tradução com notas e introdução
-
O surgimento da Geometria Analítica no século XVII: debate histórico sobre questões referentes a sua descoberta
-
O tratado de John Wallis e suas consequências para a álgebra britânica
-
O tratado de álgebra de John Wallis e suas relações com a álgebra britânica
-
O uso da História da Matemática em sala de aula: o que pensam alguns professors do ensino básico
-
O Uso Pedagógico de uma Sequência Didática para a Construção do Conceito de Números Complexos
-
Obstáculos superados pelos matemáticos no passado e vivenciados pelos alunos na atualidade : a polêmica multiplicação de números inteiros
-
Ornan Filipe de Araujo Oliveira
-
Os Artigos de Euler sobre os Números Amigáveis
-
Os Critérios de Aceitabilidade Geométrica e a Representação de Curvas em La Géométrie de René Descartes
-
Os Livros Aritméticos de Euclides
-
Os matemáticos Martim Machado e Garção Stockler: Uma breve biografia e a recepção ao plano de Condorcet para ensino de matemática
-
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização"
-
Os Primeiros Processos Censitários Brasileiros e o desenvolvimento da Matemática-Estatística no Brasil de 1872 a 1938.
-
Os Trabalhos de Girand Desargues e o Desenvolvimento da Geometria Projetiva
-
Oscar João Abdounur
-
Otávio Fossa de Almeida
-
Panoram Histórico do Conceito Infinitesimal:Estudo de Parte da Obra Principios Mathematicos de José Anastácio da Cunha
-
Panorama Histórico do Conceito Infinitesimal: Estudo de Parte da Obra Principios Mathematicos de José Anastácio da Cunha
-
Patricia Furst
-
Paulo Cezar de Faria
-
Pedro Nunes e sua Resolução de Equações
-
Pelos caminhos das ideias e da existência: a propósito das cartografias de J. T. Moura Fillho
-
Perguntas e Histórias sobre o Infinito Matemático na Educação Básica: o que os estudantes querem saber sobre História Cultural do Infinito?
-
Pesquisa Histórica e Epistemológica sobre Thabit Ibn Qurra (836-901) e uma Generalização do Teorema de Pitágoras:
-
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
-
Pesquisas em Educação Matemática: a História, a Arte e a Etnomatemática em Análise
-
Pierre de Fermat e o Nascimento da Geometria Analítica: Uma Abordagem Histórica
-
Platão e a Matemática: uma questão de método
-
Platão e Aristóteles na Filosofia da Matemática
-
Plínio Zornoff Táboas
-
Poncio Mineiro da Silva
-
Positivismo e Ensino da Matemática: influências portuguesa e francesa no Brasil no século XIX
-
Potencialidades Pedagógicas do Livro Réflexions sur la Mátaphysique du Calcul infinitésimal de Lazare Carnot para o ensino de cálculo diferencial
-
Primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática - identificação de um registro e e pequenas biografias de seus participantes
-
Primeiros Doutorados em Matemática no Brasil: uma análise histórica.
-
Problemas do segundo grau na Babilônia
-
PROBLEMAS E MODELOS MATEMÁTICOS QUE CONTRIBUÍRAM COMO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO: DOS GREGOS À NEWTON.
-
Processos de superação dos obstáculos epistemológicos na história do conceito de limite de função: potencialidades conceituais e didáticas para a formação de professores de matemática
-
Processos matemáticos históricos para a superação de obstáculos epistemológicos no ensino de variável, limite e continuidade
-
Prof. Dr. Irineu Bicudo
-
Prof. Dr. Roger Miarka
-
Prof. J. O. Monteiro de Camargo e o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral e de Análise na Universidade de São Paulo
-
Prof.ª Dr.ª Juliana Conceição Precioso Pereira
-
Profa. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
-
Profa. Drª. Cláudia Regina Flores
-
PROFº DRº ADAILTON ALVES DA SILVA
-
Progressões geométricas e música no ensino da matemática: atividades pedagógicas com violões
-
Projeto Fundão: três décadas integrando universidade com a educação básica
-
Prova e explicação em Bernard Bolzano.
-
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Licenciatura de Matemática em narrativas de professoras da FAFIA
-
Rachel Mariotto
-
Rafael José Alves do Rego Barros
-
Rafael Tavares Juliani
-
Raimundo Luna Neres
-
Raquel Anna Sapunaru
-
RECORTES DA ANÁLISE INICIAL SOBRE A OBRA A CRONOLOGIA DAS NAÇÕES ANTIGAS DE AL-BIRUNI (973 ?1048)
-
Redescobrindo as funções elementares nos Cursos de Ciências Administrativas
-
REFLEXÕES SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOA LUZ DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA
-
Reformen des Mathematikunterrichts in den USA. Geschichte Reformkonzeptionen, Curriculumentwicklung.
-
Regina Célia Guapo Pasquini
-
Regras Matemáticas e suas Justificativas: Breve Histórico sobre o Ensino de Matemática no Brasil e uma Reflexão acerca de Demonstrações na Prática Docente
-
Rejeane Alexandre Coelho
-
Relicler Pardim Gouveia
-
Renato Francisco Merli
-
Revista História da Matemática para Professores
-
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
-
Rodrigo Dantas de Lucas
-
Rodrigo Rafael Gomes
-
Rogerio Luiz Quintino de Oliveira Junior
-
Romélia Mara Alves Souto
-
Ronye Berger
-
Rosa Rosa Lúcia Sverzut Baroni
-
Rosalba Lopes de Oliveira
-
Rosana Camilo da Rosa
-
Roseli Alves de Moura
-
Roseli de Alvarenga Corrêa
-
Rosemeire Bressan
-
Rumo a uma Postura Problematizadora na Formação de Professores de Matemática: articulando práticas históricas e práticas de sala de aula
-
Ruth Portanova
-
Santo Scuderi
-
Searom Capucho Moraes
-
Selma Souza de Oliveira
-
Semíramis Coelho da Silva Guabiraba
-
Sensibilidade às condições iniciais de geodésicas em superfícies de curvatura negativa: um teorema de Hadamard
-
Sergio Roberto Nobre
-
Severino Barros de Melo
-
Severino Carlos Gomes
-
Sicleidi Valente dos Santos Britto
-
Silvanus Phillips Thompson e a desmistificação do cálculo: resgatando uma história esquecida
-
Simone Daniela Sartorio de Medeiros
-
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: uma análise de livros didáticos publicados no Brasil (1930 a 1970)
-
Sistemas de numeração Maia, Inca e Asteca: um pouco de matemática das civilizações pré-colombianas
-
Sistemas de numeração: um problema didático
-
SOBRE A DIVULGAÇÃO DO SISTEMA INDO-ARÁBICO NA EUROPA NO SÉCULO XIII
-
Sobre condição judaica e a matemática
-
Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática
-
Sociedade de Matemática de São Paulo: um estudo histórico-institucional
-
SOLUCOES DE EQUACOES QUADRATICAS POR ?ABD AL-HAMID IBN TURK NA FORMACAO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMATICA: UMA PERSPECTIVA ORIENTADA PELO GEOGEBRA
-
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo
-
Suely Cristina Silva Souza
-
Suélen Rita Andrade Machado
-
Sérgio Candido de Gouveia Neto
-
Tania Baier
-
Tatiana Marins Roque
-
Tatiana Reis Bastos Braga
-
Teodoro Augusto Ramos: Um Estudo Documentado de sua Tese de Doutoramento
-
Teorema de Pitágoras a partir da História da Matemática: análises epistemológicas de atividades em turmas do 9º ano da Rede Pública
-
Teorema de Pitágoras em livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental
-
Teorema de Thales: uma conexão entre os aspectos geométrico e algébrico em alguns livros didáticos de matemática
-
Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: desafios lúdicos
-
Tercio Girelli Kill
-
TEXTOS E CONTEXTOS DOS PROBLEMAS DE MEDIÇÃO DE ALTURAS EM LIVROS DO RENASCIMENTO
-
Textos e contextos dos problemas de medição de altura em livros do renascimento
-
THABIT IBN QURRA (836-901) E A GENERALIZAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA PROPOSTA DE CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
-
The introduction by António Almeida Costa of Algebra into Portugal
-
The Oedipus Myth as Mathematical Allegory
-
Thiago Hartz Maia
-
Thiago Taglialatela Cobra
-
Thomas Bradwardine e a Matemática das Velocidades dos Movimentos em De proportionibus
-
Transferências de Saberes Matemáticos: uma experiência entre brasileiros e alemães de 1971-2002
-
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: ATIVIDADES PARA O 8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/GEOMETRIC TRANSFORMATIONS IN THE PLAN: ACTIVITIES FOR THE 8TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL
-
TRAVESSIAS DIFÍCEIS, DIVISÕES DIVERTIDAS E QUADRADOS MÁGICOS: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE TRÊS RECREAÇÕES MATEMÁTICAS
-
TRIGONOMETRIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
-
Tópicos da história da matemática e suas contribuições para o ensino básico.
-
Um breve panorama das Matemáticas Mistas e seus desdobramentos
-
Um contexto histórico para Análise Matemática para uma Educação Matemática
-
Um Enigma sobre o nome de Leonhard Euler
-
Um estudo de atitudes em relação ao cálculo diferencial e integral em estudantes universitários.
-
UM ESTUDO DO LIBER QUADRATORUM (1225) DE LEONARDO FIBONACCI (1180 ? 1250) E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
-
Um estudo do processo de reconhecimento histórico: o caso de Arthur Cayley
-
Um Estudo Histórico da Evolução do Algoritmo de Multiplicação: da Babilônia à Aritmética de Treviso
-
Um estudo misto para entender as contribuições de atividades baseadas nos fundos de conhecimento e ancoradas na perspectiva sociocultural da história da matemática para a aprendizagem de funções por meio da pedagogia culturalmente relevante.
-
Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
-
Um Estudo sobre a Concepção de Paradoxo segundo o Pensamento de Augustus de Morgan
-
Um estudo sobre a Histeoria da Matemática em livros didáticos do Ensino Fundamental entre 1970 e início do século XXI
-
Um Estudo sobre a Instituzioni Analitiche de Maria Gaetana Agnesi: Álgebra e Análise na Itália setecentista
-
Um estudo sobre a Instituzioni Analitiche de Maria Gaetana Agnesi: álgebra e análise na Itália setecentista
-
Um estudo sobre a Matemática em Portugal no século XX
-
Um estudo sobre a relação entre matemática e religião na obra de Blaise Pascal.
-
Um estudo sobre a “lógica do pensamento dedutivo” proposta por George Boole no contexto de algebrização da Lógica no século XIX
-
UM ESTUDO SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO DE TRIGONOMETRIA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES
-
Um estudo sobre as origens da lógica matemática
-
Um estudo sobre o cál
-
Um estudo sobre o ensino do conceito de número e suas relações a partir da análise de um conjunto de manuscritos de Charles Sanders Peirce
-
Um estudo sobre o traçado da elipse em DE ORGANICA de Frans van Schooten
-
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS INCORPORADOS E MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DO BÁCULO ( CROSS-STAFF ) EM A BOKE NAMED TECTONICON DE LEONARD DIGGES
-
Um olhar sobre a Prop. XXXII de James Gregory
-
UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR NELSON ONUCHIC PARA O DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NO BRASIL
-
Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história
-
Um perfil dos professores de Matemática da Escola Normal do Pará (1890 ? 1920)
-
Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
-
Uma abordagem Histórica doDesenvolvimento da Estatística no Estado de São Paulo
-
Uma análise de imagens contidas no tratado LUso della Squadra Mobile de Ottavio Fabri
-
Uma análise dos livros de André Perez y Marin: Um momento da História da Matemática Escolar Brasileira no Início do Século XX
-
Uma análise histórico-epistemológica do conceito de grupo
-
Uma constituição histórica (1965-1995) de práticas escolares mobilizadoras do objeto cultural
-
Uma crítica aos fundamentos do ensino autoritário e reprodutivo da Matemática
-
Uma história da criação do curso matemática aplicada a negócios na Universidade de São Paulo
-
Uma história da definição rigorosa das integrais definidas de Cauchy, Riemann e Jordan
-
Uma História da Lógica Matemática no Brasil
-
Uma história das fluxões às derivadas na obra de Colin MacLaurin
-
Uma história do processo de institucionalização da área de Análise Matemática no Brasil.
-
UMA INTRODUÇÃO DIDÁTICA AOS LOGARITMOS DE NAPIER A PARTIR DE SUA ORIGEM HISTÓRICA
-
Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula
-
Uma investigação sobre as origens dos Espaços Vetoriais e a evolução da Análise Geométrica de Leibniz até Grassmann.
-
Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escolar
-
Uma reavaliação do pensamento lógico de George Boole à luz da história da matemática
-
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
-
Uma reflexão sobre a presença da História da Matemática nos Livros Didáticos
-
Uma sequência didática para o ensino de poliedros explorando o movimento lógico-histórico do conceito
-
Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino
-
Uma visita ao universo de Lewis Carroll e o (Re)Encontro com sua lógica do Nonsense
-
Uso Pedagógico do Ábaco Romano para o Ensino do Algoritmo de Multilicação
-
Utilizando algumas potencialidades Pedagógicas da História da Matemática no Ensino e Aprendizagem da Disciplina Desenho Geométrico por meio da Teoria Fundamentada
-
Valeria Ostete Jannis Luchetta
-
Verney e o De Re Physica
-
Vicente Francisco de Sousa Neto
-
Vida e Obra de Eugênio de Barros Raja Gabaglia
-
Vincenzo Bongiovanni
-
Vinicius Mendes Couto Pereira
-
Viviane de Oliveira Santos
-
Vídeo-aula de História da Matemática - uma possibilidade didática para o ensino de Matemática
-
Wagner Rodrigues Valente
-
Wanderley Moura Rezende
-
WE THINK THE BAROQUE OF MINEIRO, WE FIND EUCLIDIAN GEOMETRY
-
Wehrnehmung und Steuerung der Zeitdauer von Unterrichts-prozessen.
-
Wellington Lorena da Silva
-
Wesley Ferreira Nery
-
Zaqueu Vieira Oliveira
-
Zum Verhältnis von Wissensentwicklung und Begründung.
-
Zur Entwicklung des Wahrscheinlichkeitsbegriffs
-
´Prof. J.O.Monteiro de Camargo e o ensino de Cálculo Diferencial e Integral / Análise na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no ano de 1960, através de documentos
-
Álgebra e História da Matemática: Análise de uma proposta de ensino a partir da Matemática do Antigo Egito
-
Ângela Maria dos Santos