FAPERGS Pesquisadora e Coordenadora do projeto "Reposito#769;rio Digital Libras em primeiro. Conteu#769;do educacional digital de escola", Associac#807;a#771;o Pro#769;-Ensino de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz Do Sul. Possui PhD (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade de Bristol (Inglaterra) com ênfase em ensino e aprendizagem de Língua de Sinais. Possui M.Phil. (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade de Bristol. De 2009 a 2011, foi Research Associate no Centro de Estudos Surdos na Universidade de Bristol e coordenou na Europa o Projeto Distance Online training in Sign Language (D-Signs), financiado da instituição Leonardo da Vinci. Realizou estágio Pós-Doutoral com bolsa CAPES-PNPD (2014-2016) na Universidade Federal de Pelotas com projeto sobre simbolismo linguístico (fonêmico e grafêmico) em diferentes modalidades (oral, escrita e sinalizada). De 2010 a 2011, coordenou o projeto de pesquisa BSL Learner Corpus, financiado pela British Academy (Reino Unido). Foi professora da Universidade de Bristol (2007-2013) e diretora (2011-2013) da Escola Helênica de Bristol (Reino Unido). Atuou Consultora Especialista do Grupo de Trabalho da Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação Diretrizes da Educação Bilíngue de Surdos. A experiência em pesquisa e a formação acadêmica estão relacionadas com Linguística Aplicada e Linguística, com foco nas seguintes áreas: a) Less Commonly Taught Languages (LCTLs) tais como línguas de sinais, línguas minoritárias e línguas antigas (Grego e Latim); b) Linguística Histórica e Comparativa; e c) Aprendizagem móvel via tecnologia visual da informação e comunicação. Os interesses de pesquisa envolvem, também: aprendizagem por CAL, interdisciplinariedade e aprendizagem móvel. Na área de Educação de Surdos atua principalmente nos seguintes temas: ensino e currículo de Línguas de Sinais, letramento, formação de professores e materiais didáticos. Seu último trabalho interinstitucional foi a publicação do Currículo Libras da cidade de Rio Grande (2020), em colaboração com o Instituto de Política Educacional - IEP, Atenas, Grécia.
graduation at BA (Upper Second Class) in Philosophy and Education from Aristotle University of Thessaloniki (1999), master's at Master of Philosophy from University of Bristol (2003) and doctorate at Applied Sign Linguistics from University of Bristol (2009). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: greek sign language, sign language teaching and learning, language symbolism, bilingualism and sign language.