Publicações no BrCris
 

Marcia Aparecida Baldin Guimarães

Nascida em Campinas, São Paulo, a soprano lírico Marcia Guimarães iniciou seus estudos de canto com Niza de Castro Tank. Graduada em Regência pelo Instituto de Artes da UNICAMP/SP, obteve o título de Mestre em Canto pela Northwestern University School of Music - Evanston, IL - USA e é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP/SP. Atua como docente junto ao Bacharelado em Música - Habilitação em Canto - no Departamento de Música do IA/UNESP/SP. Foi vencedora de diversos concursos de canto, dentre os quais destaca National Opera Contest de Chicago, IL - USA. É reconhecida pelo seu intenso trabalho na divulgação da canção brasileira e das óperas do compositor brasileiro Antonio Carlos Gomes.Atua regularmente em espetáculos de ópera destacando suas participações como Margarida de Flandres (Joanna de Flandres - Primeira audição depois de 1863), Gennariello (Salvator Rosa), Pamina (Die Zauberflöte), Fanny (La Cambiale di Matrimonio) e Maerigna (Picola Opera Conturina). Igualmente solicitada para atuações em concerto, cantou o Magnificat de Bach, Messiah e Ode for St Cecilia´s Day de Haendel, Missa Cellensis ?Mariazellermesse?, Die Schöpfung e Missa Brevis in F major de Haydn, Krönungs Messe de Mozart, Requiem de Fauré, Te Deum de Dvorak, Stabat Mater de Pergolesi, Canticum Naturale de Edino Krieger, Psalm 42 "Wie der Hirsch Schreit" de Mendelssohn, Sinfonia nº 4 de Mahler e as Bachianas Brasileiras no 5 de Heitor Villa-Lobos. Cantou ainda diversas obras em primeira audição, dentre elas destacam-se José de Achille Picchi, Engagement de Gualtieri Beloni Filho e Beleza? de Renato Lemos.Marcia Guimarães possui em sua discografia Ladainhas, Lamentos e Ladeiras, trabalho de pesquisa da música colonial brasileira, Villa do Folclore, obras de canto orfeônico do compositor Heitor Villa Lobos, A Obra Sacra do Frei Francis Nimer Narr, com composições do sacerdote da Ordem Libanesa Maronita, Minhas pobres canções..., contendo canções de Carlos Gomes, Viena com as operetas Die Fledermaus e Die Lustige Witwe, Sarau da Independência I e Sarau da Indepandência II com obras do século XIX e XX, Paris com operetas francesas, Canções para soprano e piano de Achille Picchi e Uma voce poco fa - árias de óperas com diversas vozes e orquestra. A sua experiência didática também inclui ensino em coros de conservatórios, escolas e instituições privadas e públicas, assim como orientações acadêmicas e pedagógicas a exemplo do trabalho de tutora do grupo Petmúsica do Governo Federal. Participa como examinadora de banca de concursos de canto e de pós-graduação e atividades extracurriculares, trabalhos de coordenação, organização e direção artística, cursos, palestras, workshops, masterclass, oficinas e seminários. Participa de eventos nacionais e internacionais com trabalhos realizados com a área fonoaudiológica dos quais se destacam: Uma Experiência de Avaliação Concomitante entre a Professora de Canto e a Fonoaudióloga (1997); Vocal profile of classical singing students: ORL, speech and singing evaluations (Amsterdam, 1998) e Alteração Estrutural Mínima e Uso Profissional da Voz (1998). Realiza pesquisa em projetos acadêmicos como: Heitor Villa-Lobos, o artista e o educador através da música (2002); O canto coletivo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (2003); Fabiano Rodrigues Lozano e o Movimento Nacional do Canto Orfeônico do Estado de São Paulo (2006); As Canções para Canto e Piano de Glauco Velásquez (2011).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •