L. C. Cagliari is graduate in Pedagogy and Philosophy from Instituto Salesiano de Pedagogia e Filosofia (1965), graduate in Neolatine Languages and Literatures from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1966), graduate in Educational Studies from Universidade de Mogi das Cruzes (1972), master's in Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (1974) and Ph.D. in Linguistics - Phonetics from University of Edinburgh (1977). He has experience in Linguistics, acting on the following subjects: literacy, teaching, writing systems, orthography, articulatory and acoustic phonetics, with particular reference to Portuguese. He was Professor of Phonetics and Phonology at UNICAMP / IEL - Linguistics (1972-2004) and Lecturer of Linguistics at Faculdade de Ciências e Letras UNESP / Araraquara (2005-2015). Now he is a retired Professor from UNICAMP and a Lecturer at UNESP university..
Luiz Carlos Cagliari possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1966), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1972), graduação em Pedagogia e Filosofia pelo Instituto Salesiano de Pedagogia e Filosofia (1965), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e doutorado em Linguística - Fonética pela Universidade de Edimburgo (Escócia) (1977). Fez Livre Docência na Universidade Estadual de Campinas (1982) e é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Fez Pós-doutorado na Universidade de Londres (1987) e na de Oxford (2003). Foi professor Adjunto MS-5 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara, de 2005 a 2015. Atualmente ele é professor aposentado da UNICAMP e professor Colaborador Voluntário do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Modernas da UNESP / FCL, Araraquara, atuando principalmente no Programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa.Tem experiência na área de Linguística, com especialidade em Fonética e Fonologia. Suas áreas de atuação no momento são: alfabetização e letramento; ortografia e sistemas de escrita; fonética descritiva e fonética acústica, com interesse especial nos fenômenos prosódicos; estudos de semântica cognitiva. Meu site: www.alfabetizandoonline.com. A partir de 2020, sou bolsista PQ-Sr (pesquisador sênior do CNPq).