Alfabetização
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Eu vejo o futuro repetir o passado": A natureza da Política Nacional de Alfabetização (PNA/2019-2022) para as crianças da Educação Infantil brasileira
-
"O que ensinar?" "Como ensinar?": Reflexões sobre a seleção e organização de conteúdos no processo de alfabetização.
-
(RE) CONSTRUINDO O TRABALHO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
-
?A percepção do professor sobre a alfabetização e letramento no ensino de nove anos?
-
?O ESPAÇO DA PROSÓDIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma abordagem do que dizem professoras do Ensino Fundamental I sobre suas práticas?.
-
A (auto)biografia como espaço/tempo de formação docente
-
A ALFABETIZACAO DE CRIANCAS MUITO DIFERENCIADAS
-
A Alfabetização e Música: um encontro na linguagem
-
A alfabetização linguística e o letramento no Programa Nacional do Livro Didático: (PNLD2010): os livros do 1º ano do ensino fundamental de nove anos em análise
-
A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA FREIRIANA: PRÁTICAS RESSIGNIFICADAS
-
A alfabetização na perspectiva linguística do projeto O Pulo do Sapo
-
A Aprendizagem do Professor Alfabetizador:uma Análise Psicoedagógica
-
A apropriação da escrita e a periodicidade: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o ensino
-
A ARTE DE BRINCAR E CNSTUIR A LEITURA EA ESCRITA
-
A arte de saber lidar com a diferença ou como docentes vevenciam um saber (que é) imperativo ao cotidiano escolar
-
A avaliação nas práticas de alfabetização: um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em classes de ciclo básico I
-
A base nacional comum curricular e o ensino da leitura-escrita na educação infantil
-
A Compreensão da leitura e Resolução de Problemas Matemáticos: um estudo com professores e alunos do laboratório de aprendizagem da secretaria Municipal de Porto Alegre
-
A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MENTAL MODERADA
-
A construção de zonas de desenvolvimento proximal em um contexto pedagógico
-
A criação do lugar discursivo - buscando simetria
-
A docência para a alfabetização na EJA: reflexões sobre uma formação orgânica e protagonista dos(as) educadores(as)
-
A Educação de Deficientes - Educação Especial
-
A escola, a leitura e a escrita: a sala de aula como espaço e possibilidade para a criação do texto poético
-
A escolarização de uma criança cega diante de um vÃrus invisÃvel: diálogos com uma professora especializada
-
A ESTÉTICA NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE UM CAMINHO CONCEITUAL
-
A evolução da escrita infantil e o trabalho do professor
-
A experiência com a leitura literária: o que contam as crianças e seu professor?
-
A expressão oral no contexto da sala de aula
-
A formação do professor alfabetizador em cursos de Pedagogia: contribuições e lacunas teórico-práticas
-
A Formação e a Prática do Professor de Zona Rural: um estudo na cidade de Rio Grande
-
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
-
A Função Social da Língua Escrita - um diálogo com crianças de classe de alfabetização
-
A habilidade de escrever com eficiência: um estudo de caso
-
A imagem dos povos indígenas no livro didático de História do sexto ano do ensino fundamental: desafios e possibilidades para o currículo escolar
-
A Interação professor-aluno em sala de aula:a aquisição da escrita
-
A interação de bebês com a linguagem
-
A intervenção didática na escrita de listas no contexto do 'programa bolsa escola pública e universidade' na alfabetização
-
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador
-
A leitura como forma de luta contra a exclusao social : um estudo de caso sobre o Proler Carcerario.
-
A leitura de imagens: as concepções dos professores de educação infantil
-
A leitura e a produção de textos: desempenhos de alunos do ensino fundamental e as manifestações de seus professores
-
A linguagem escrita na pré-escola pela ótica docente: uma análise do Ciclo de Políticas na rede municipal de Rio Claro/SP.
-
A linguagem no processo de alfabetização e letramento em uma perspectiva libertadora: observações e intervenções pedagógicas em uma turma do 1º ciclo de alfabetização.
-
A LOOK FROM THE INSIDE: An Account of Low Literacy and School Failure among Diverse Learners
-
A Mediação da Leitura Infantil em crianças de 5 anos e as Implicações Psicopedagógicas
-
A MEMÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO E SUA UTILIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
-
A ontogêneses dos gêneros discursivos na alfabetização
-
A PALAVRA COMO EXPRESSÃO DO CONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA
-
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA
-
A PHC, A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISA
-
A Produção de Texto como Fundamento do processo de Alfabetização na Prática Pedagógica de Professores das Séries Iniciais
-
A Professora Alfabetizadora: Caminhos e Descaminhos Na Construcao de Uma Identidade.
-
A Prática do Professor Alfabetizador: Algumas Considerações, Ano de 1994
-
A prática docente de uma professora da Educação Infantil e seus desafios
-
A prática dos professores no ensino da leitura para alunos aos seis anos de idade
-
A recontextualização do discurso pedagógico da alfabetização construtivista por alfabetizadoras formadas na FaE/UFPel
-
A Referencia a Personagens na Historia "Chapeuzinho Vermelho"
-
A relação entre fala e escrita na alfabetização: "mas é que a gente fala assim".
-
A REVISTA AVISA LÁ E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO DA LEITURA
-
Abda Alves Vieira de Souza
-
Abordagem Construtivista em uma classe de ciclo básico de alfabetização: do proposto ao real
-
Abordagem Linguística na Alfabetização
-
Adelice Alves da Conceição
-
Adriana Aparecida Barnabé Possatti
-
Adriana Aparecida Coan
-
Adriana Auxiliadora Martins
-
Adriana Borges de Alencar Milhomem
-
Adriana Cintra de Carvalho Pinto
-
Adriana Ferreira Gentil
-
Adriana Francisca de Medeiros
-
Adélia Dieb Ubarana
-
Alda Maria do Nascimento Osório
-
Alegria: concretude viável de realidade.
-
Alessandra Amaral da Silveira
-
Alessandra Franzen Klein
-
Alessandra Silva Targino de Melo
-
Alexandra Pellanda Cappellaro
-
Alexsandra Cibelly Finkler
-
Alfabetismo e atitudes: pesquisa junto a jovens e adultos paulistanos
-
Alfabetización y Ortografía
-
Alfabetizandos/as na EJA: as razões da permanência nos estudos
-
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
-
ALFABETIZAÇÃO : A DIVERSIDADE DE PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
-
ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: princípios teóricos e metodológicos que sustentam uma prática
-
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: EM BUSCA DE UM REFERENCIAL TEÓRICO
-
Alfabetização de Aldultos na perspectiva de educandos: experiências pessoais e sociais.
-
Alfabetização de crianças e jovens:Superando desafios da Inclusão Escolar.
-
Alfabetização de crianças pertencentes a contexto de baixo letramento: influência dos usos e funções da leitura e escrita cotidianas
-
Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas
-
Alfabetização de jovens e adultos e o saber do sertão baiano
-
Alfabetização de jovens e adultos: a tessitura do conhecimento em diálogo com a educação e a linguística
-
Alfabetização dos Alunos das Classes Populares - ainda um desafio
-
Alfabetização e Docência no Vale do Taquari: relações com a história, com a cultura e com as identidades teuto-brasileiras.
-
ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O MURO COMO SUPORTE PARA A LEITURA DE POEMA
-
Alfabetização e gêneros textuais : um estudo da canção como proposta didática
-
Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental de Nove Anos no Rio Grande do Sul - Práticas das professoras do Ciclo de Alfabetização, Primeiro ao Terceiro Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos.
-
Alfabetização e Letramento: o que dizem e fazem professores de 1ª série do Ensino Fundamental
-
Alfabetização e poder na escola: um estudo de livros didáticos usados na formação do(a) professor(a) alfabetizador(a)
-
Alfabetização em classe de aceleração.
-
Alfabetização em Guarani: um estudo com alfabetizadores e alfabetizadoras MBYA do Rio de Janeiro
-
ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F.
-
Alfabetização: a revelação do processo
-
ALFABETIZAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES EM CONVERGÊNCIA NO SÉCULO XXI
-
Alfabetização: Possibilidades e limitações de práticas emergentes do ensino remoto
-
Alfabetização: Propostas e Problemas para uma análise do seu discurso
-
Aline de Assis Augusto
-
Aline Dornelles Madrid Dorneles
-
Aline Jorge Silva Crispim de Carvalho
-
Aline Juliana Oja Persicheto
-
Aline Nathalia Marques Ferreira
-
Aline Pacheco de Medeiros Ferro
-
Alunos avaliados com baixo desempenho no PROALFA (MG): análise em duas escolas estaduais de Belo Horizonte
-
Amanda Guerra de Lemos
-
Ana Carla dos Santos Beja
-
Ana Carolina Gazana Martins
-
Ana Cecília Machado Dias
-
Ana Claudia Gonçalves
-
Ana Cristina Corrêa Fernandes
-
Ana Felicia Guedes Trindade
-
Ana Jéssica Corrêa Santos
-
Ana Katia Alves dos Santos
-
Ana Lucia Duarte Ferreira
-
Ana Lucia Masson Lopes
-
Ana Lúcia de Oliveira Dourado
-
Ana Lúcia Machado
-
Ana Lúcia Santos Nobre
-
Ana Paula Giraux Leitao
-
Ana Paula Nunes Ferreira
-
Ana Paula Santi
-
Anadir Fochezatto
-
Analise Psicopedagogica:A Representação de Si de alunos com dificuldades na Leitura e na Escrita
-
Anderson Clay Rodrigues
-
Andrea Sonia Berenblum
-
Andressa Alano Alves
-
Andréa Denise Winkler
-
Andréa do Prado Felippe
-
Anna Costa Fernandes
-
Anna Paula Costa Marques
-
Annamaria Píffero Rangel
-
Anne Patricia Pimentel Nascimento da Silva
-
Antonia Edna Brito
-
Antonia Maria Nakayama
-
Antônia Aparecida Lima Lopes
-
Antônio Marcos Murta
-
Análise das práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e construção social de alunos do 1º, 3º e 5º anos da E.M.E.F. Abdon Elias em Santo Antônio do Descoberto- Goiás.
-
Análise Freireana do Letramento em Leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
-
Aprendi a ler (...) quando eu misturei todas aquelas letras ali...
-
Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento
-
Aquisição da Língua Materna : estudo do processo da avaliação das crianças do primeiro ano do ensino fundamental em comunidades de aprendizagem
-
Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem
-
Arita Mendes Duarte
-
Arlene Andrade Malta
-
As concepções da alfabetização no curso de Pedagogia da UFMS: Implicações para a prática pedagógica
-
As especificidades do ensino e da aprendizagem da leitura por meio do Sistema Braille na alfabetização de alunos cegos
-
As oportunidades de aprendizagem na alfabetização mediadas pelo uso do computador como estratégia de ensino.
-
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
-
As práticas de alfabetização dos professores da rede municipal de Pindamonhangaba-Sp
-
As transformações no processo de aprendizagem do professor alfabetizador
-
Atravessando o Portão,,, Percorrendo significados e características da Educação não formal nas vivências de agentes comunitários
-
Atuação Psicopedagógica:Um Relato
-
Aurenisia Coutinho Ivo
-
Aurora Joly Penna Mariotti
-
Avaliação de impacto de uma política pública em educação: análise do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo no período 2008/2012
-
Avaliação em larga escala da alfabetização: os casos de Paebes Alfa, Proalfa e Spaece Alfa
-
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO - ANA: RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS DE ENSINO E POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO
-
BASES PEDAGÓGICAS FREIREANAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, EXPRESSAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PRÁTICA ALFABETIZADORA DAS ESCOLAS
-
Beloni Cacique Braga
-
Bernardina Silva de Carvalho
-
Bruna Assem Sasso dos Santos
-
Bruna de Souza Fabricante Pina
-
Bruno Marini Bruneri
-
Busca do Significado da Interdisciplinaridade para a Educação de Professores na àrea da Toxiologia.
-
Bárbara Cortella Pereira de Oliveira
-
Bárbara Ghesti de Jesus
-
CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC EM LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E DE LETRAMENTO
-
Camila Sousa Dutton
-
Camila Teixeira Dias
-
Camila Torricelli de Campos
-
Camilla Duarte Schiavo Ritzmann
-
Carime Rossi Elias
-
Carina Pfaffenseller
-
Carla Andréa Brande
-
Carla Sass Sampaio
-
Carla Sprizão Ponce
-
Carlos Alberto Daniel dos Santos
-
Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio
-
Carmen Lúcial Vidal Pérez
-
Carmen Regina Ferreira Gonçalves
-
Carmi Ferraz Santos
-
Carolina Campos Leite Loyolla Ataide
-
Carolina Monteiro
-
Caroline Bertani da Silva
-
Caroline Ramires dos Santos
-
Cartilhas e materiais didáticos: critérios norteadores para uma política educacional
-
CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
-
Catia Alire Rodrigues Arend da Silva
-
CD-rom do 1º seminário de educação Paulo Freire na contemporaneidade
-
Chris Alves da Silva
-
Christiane Aparecida Beraldo
-
Ciclo Alfabetização:a produção textual
-
Cinthia Cardona de Ávila
-
Cintia Metzner de Sousa
-
Classes de Aceleração - Conquistas e Percalços
-
Claudia Eliza de Campos Nunes
-
Claudia Maria Mendes Gontijo
-
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
-
Claudia Pimentel
-
Claudia Raimundo Reyes
-
Claudinéa Falcheti Nunes
-
Cleomar Azevedo
-
Cleuza Maria Sobral Dias
-
Cláudia Aparecida Ferreira Machado
-
Cláudia Hernandez Barreiros Sonco
-
Cláudia Justus Tôrres Pereira
-
Cláudia Tapia Sikilero
-
Clésia da Silva Mendes Zapelini
-
Como vou aprendendo a ser professora depois da formatura: análise do tornar-se professora na prática docente
-
Competências Linguísticas: um novo olhar sobre a alfabetização.
-
Conceicao de Sousa Licurgo Soares
-
Concepção e Elaboração de Materiais Didáticos para Povos Indígenas: O caso dos apurinã
-
CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNCAMENTAL: AS PRÁTICAS DISCURSIVAS COMO EIXO DE REFLEXÃO
-
CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA QUE ANCORAM O PROJETO TRILHAS
-
CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA PROPOSTA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ
-
Consciência Fonológica e Prática Alfabetizadora: Por uma ação teórico-metodológica para o ensino da linguagem escrita.
-
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: estudo com professoras alfabetizadoras do município de Cáceres/MT
-
Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
-
Consuelo Domenici Mozzer Pinto
-
Conversa sobre alfabetização em tempo de pandemia
-
Conversa, partilha e Formação Docente: o Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE)
-
Cristiane Antunes Stein Zanin
-
Cristiane Lumertz Klein Domingues
-
Cristiane Rodrigues da Silva
-
Cristiene de Paula Alencar
-
Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
-
Cristina Rolim Chyczy Bruno
-
Crizan Sasson Corrêa de Oliveira
-
Cássia Helena Guillen
-
Célia Maria Paz Ferreira Barreto
-
César Augusto Müller
-
Daiana Braga Pereira
-
Daiane Roberta Basso Fernandes Segura
-
Daiane Rodrigues de Almeida
-
Dair Aily Franco de Camargo
-
Dalva de Oliveira Lima Braga
-
Dalva Maria Oliveira Lopes
-
Daniele Antunes Barbosa Gomes
-
Daniele de Almeida Gama
-
Daniele Pereira Meira Cordeiro
-
Danieli Sebastiana Oliveira Tasca
-
Danielle Severo Scherer
-
Darlise Nunes Ferreira
-
Das ortopedias (cali)gráficas: um estudo sobre modos de disciplinamento e normalização
-
Dayse Melo da Silva Pasqual
-
Decir palabras al revés: juego de palabras y adquisición del lenguaje en niñas (os) preescolares brasileños
-
Deise Cristina Carvalho de Jesus
-
Deisi Cristina Gollo Marques Vidor
-
Denise Faith Brown
-
Denise Hosana de Sousa Moreira
-
Denise Penna Quintanilha
-
Denise Rocha Pereira
-
Denise Santos Lima
-
Deusodete Rita da Silva Aimi
-
Diana de Paula Pellegrini
-
Dificuldades encontradas ao alfabetizar alunos com Transtorno do Espectro Autista: Segundo um relato de experiência de estágio
-
DIFICULDADES NA LEITURA E AUTOCONCEITO INFANTIL.
-
Dificuldades na produção gráfica e na escrita de crianças durante o processo de escolarização
-
Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade
-
Discursos pela Alfabetização: uma investigação dos sentidos em disputa
-
Do campo das letras às letras do campo: a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética por crianças campesinas.
-
Do desenho a escrita: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a organização do ensino da linguagem escrita.
-
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA LFABETIZAÇÃOEM CARÁTER REMOTO
-
Domenique Sendra Heiderique
-
DR. Luiz Carlos Cagliari
-
Dr.ª Iole Maria Faviero Trindade
-
Dra. Nair Ferreira Gurgel do Amaral
-
Déa Lúcia Campos Pernambuco
-
Débora Ortiz de Leão
-
Dúlcima Sangalli
-
Ecos da Obra de Alexander Romanovich Luria na Educação Brasileira - algumas contribuições para o processo de alfabetização
-
Edeil Reis do Espírito Santo
-
Edilene da Silva Oliveira
-
Edla Yara Priess Perini
-
Edmara da Costa Castro Dallabrida
-
Edna Rodrigues Barroso
-
Ednéia Maria Azevedo Machado
-
Educação de jóvens e adultos no acampamento Ho Chi Minh: um estudo a partir das práticas de alfabetização
-
Educação Sexual Intencional em Livros para a Infância: um estudo de suas vertentes pedagógicas
-
Edvaldo dos Reis Oliveira Filho
-
Elaine Doroteia Hellwig Braz
-
Eliana Melo Machado Moraes
-
Eliane Korn
-
Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de Melo
-
Elisabete Carvalho de Melo
-
Elvira Cristina Martins Tassoni
-
Emanuelle Duarte
-
Encontros de Leitura Uma experiência Partilhada com Professores de Zona Rural da Bahia:
-
Entrada na escola, saída da escrita.
-
Escola e comunidades indígenas dos andes peruanos: expropriação X resistência e invenção cultural.
-
ESPAÇOS DE LIVRO E LEITURA: um estudo sobre as Salas de Leitura de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro.
-
Estela Natalina Mantovani Bertoletti
-
ESTILO E AUTORIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS NA ESCOLA
-
Estudo comparativo entre programas de formação de professores alfabetizadores: analise dos aspectos politicos e pedagogicos.
-
Estudo Etnográfico das Contribuições da Sociolingüística à Itrodução ao Letramento Científico no Início da Escolarização
-
Etiene Silva de Abreu
-
EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS: (RE)PENSANDO SABERESFAZERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
-
Fabiana Aurora Colombo Garzella
-
Fabiana de Assis Alves
-
Fabiana Giovani
-
Fabiana Santos Costa
-
Fabiane Smaniotto Pinno
-
Fabio Colasso Schwarz
-
Fabíola Cardoso Cecchetti
-
FAZERES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO ESPAÇO/ TEMPO DA “HORA ATIVIDADE”
-
Fernanda Afonso Bernardes
-
Fernanda Almeida Pereira
-
Fernanda Duarte Araújo Silva
-
Fernanda Marcucci
-
Fernanda Maria Vieira de Andrade Lima
-
Fernanda Pereira das Chagas Gomes
-
Flagila Marinho da Silva Lima
-
Flaviana Cristina Meneguelle
-
Flávia Anastácio de Paula
-
Formação Continuada de Professores Alfabetizadores
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS DA DOCÊNCIA
-
Formação de professores em uma perspectiva reflexiva com uso do computador no processo de alfabetização com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá- PR.
-
Fotografias docentes: saberes e fazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as)
-
Franciele Ruiz Pasquim
-
Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva
-
FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO
-
Francisca Izabel Pereira Maciel
-
Francisca Paula Toledo Monteiro
-
Francisco José Carvalho Mazzeu
-
Gabriela Silveira Meireles
-
Geisa Magela Veloso
-
Gersolina Antonia de Avelar Lamy
-
Getulio Silva Lemos
-
Giane Aparecida Sales da Silva Mota
-
Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Melo
-
Gilsélia Macedo Cardoso Freitas
-
Giovana Cristina Zen
-
Giovana Ferreira
-
Giselle Cristina Smaniotto
-
Gislaine Trazzi Canteras
-
Gizeli Beatriz Camilo Volpin
-
Glades Mueller
-
Gladimar Mariano Caceres
-
Gleice Aline Miranda da Paixao
-
Gleice Lima da Fonseca
-
Gloria de Lourdes Silva de Oliveira
-
Grasiela de Oliveira Darski
-
Grasiela Zimmer Vogt
-
Graziela Bortoletto Banzatto
-
Greice Scremin
-
Greici Quéli Machado
-
Heloisa Chalmers Sisla
-
Hilda de Souza Melo
-
Hilda Maria Monteiro
-
HISALES-História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares
-
História da alfabetização de crianças em Goiás: 1835-1886
-
Histórias de letraento de professoras alfabetizadoras: Vivências e trajetórias profssionais
-
Iara Maria Campelo Lima
-
Iara Silva Lúcio
-
IDENTIDADE CULTURAL E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS NIPO-BRASILEIRAS
-
Igor Ariacy Freitas de Andrade
-
Igor Helal Anderson
-
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
-
Infância, linguagem e educação: o texto escrito por crianças do 3o. ano no Ensino Fundamental
-
Inhelora Kretzschmar Joenk
-
Insucesso dos alunos em leitura/escrita: as pesquisas de Ferreiro e o construtivismo piagetiano poderiam ser apontados como causa?.
-
Interculturalidade e tecnologias nos processos de formação de leitores / Interculturality and technologies in reader education processes
-
Inês Cristina de Melo Mamede
-
Irene de Souza Costa
-
Isaac Ferreira
-
Isaac Rodrigues Saglia
-
Isabel Cristina Corrêa Röesch
-
Isabel Cristina Wiest
-
Isis Flora Santos
-
Ivany Souza Ávila
-
Ivonete Maciel Sacramento dos Santos
-
Izac Trindade Coelho
-
Izaura dos Santos
-
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais
-
Jacyene Melo de Oliveira Araújo
-
Janaína Cruz da Silva de Andrade
-
Janaína Szpakowski
-
Jane Suzete Valter
-
Janira Bezerra de Brito
-
Jefferson Willian Silva da Conceição
-
Joana Adelaide Cabral Moreira
-
Joana D'Arc Mariano Mantellato
-
JOAO BATISTA ARAUJO E OLIVEIRA
-
Joaracy Lima de Paula Moura
-
Job Carneiro
-
Joelma Carvalho Vilar
-
Joelson Alves Onofre
-
Joice Mari Ferreira da Cruz
-
Joice Ribeiro Machado da Silva
-
Jonh Herbert de Almeida Falcao Trajano
-
Jorsinai de Argolo Souza
-
Josana Ferreira Bassi de Moura
-
Joseane Maia Santos Silva
-
Josineide da Conceição Amaral Ferreira
-
Jovens e Adultos em Processo de Alfabetização: o uso social da leitura e da escrita
-
Jovens e adultos na EJA e as relações sociais com a escrita: "Sabendo ler e sabendo escrever, a gente ganha o mundo?"
-
João Júnior Bonfim Joia Pereira
-
Juliana Cristina Corbanezi
-
Juliana Pereira de Albuquerque Storniolo
-
Juliane de Oliveira Alves Silveira
-
Juliane Dutra da Rosa Silvano
-
Juliane Gomes de Oliveira
-
Julianne Fischer
-
Juliano Guerra Rocha
-
Jussara Bernardi
-
Jussiara Pinheiro Vieira
-
Jória Pessôa de Oliveira Silva
-
Kaira Walbiane Couto Costa
-
Karla Madrid Fonseca
-
Katia de Moura Graça Paixão
-
Katia Lomba Brakling
-
Katiuscha Lara Genro Bins
-
Kele Cristina da Silva
-
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
-
Kelly Cristina Bognar Sacoman
-
Kátia Barros Cabral dos Santos
-
Kátia Silene Zorthêa
-
Laboratório de Estudos e Pesquisas Interáreas da Educação Especial e Inclusiva - LEPIEEI
-
Leila Nascimento da Silva
-
Leilany Barcellos da Rocha
-
Leisa Aparecida Gviasdecki de Oliveira
-
Leitores e Escritores a partir da Pré-Escola: por que não?
-
Leitura e escrita na Educação Infantil
-
Leitura e Escrita na Educação Infantil:as configurações da prática pedagógica
-
Leitura na escola: a escolarização do texto jornalístico
-
Lenara Tais Reato Genro
-
Letícia Regina Silva Souza
-
Liane Castro de Araujo
-
Lidia Silva Vaz e Vaz
-
Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira
-
Liliamar Hoça
-
Lilian Mara Dela Cruz
-
Lilian Rosária Gonçalves de Freitas
-
Liliane Santos Machado
-
Limites e afetividade: a representação do professor e sua prática pedagógica no cotidiano escola
-
Lis de Gusmão Lino
-
Lisandra Cortes Pingo
-
Literatura infantil e alfabetização: algumas reflexões
-
Lorena Bischoff Trescastro
-
Lorena de Andrade Matias
-
Lourdes Furlanetto
-
Lucas Gonçalves Soares
-
Luciana Augusta Ribeiro do Prado
-
Luciana Carolina Santos Zatera
-
Luciana de Andrade Padilha
-
Luciana Kornatzki
-
Luciane Braz Perez Mincoff
-
Luciano Nunes Sanchez Cores
-
Lucielton Tavares de Almeida
-
Luciene Borges Tavares
-
Luciene de Sousa Teixeira Vales
-
Lucimar Bresciani
-
Ludmila Thomé de Andrade
-
Luiza Herminia de Almeida Assis Brilhante
-
Lusinete Vasconcelos de Souza
-
Luzia Alves
-
Luzia Franco Duarte
-
Líria Gonçalves Machado
-
Maira Gledi Freitas Kelling
-
Maisa Malta
-
Marcia Candeia Rodrigues
-
Marcia Helena Nunes Monteiro
-
Marcia Maria Previato de Souza
-
Marcia Rakel Grahl Dal Forno
-
Marcilenia de Jesus Silva Ribeiro
-
Margareth Martins de Araújo
-
Margarida de Oliveira Lima
-
Maria Amelia de Almeida Pinto Boynard
-
Maria Angélica Cardoso
-
Maria Angélica Cardoso
-
Maria Aparecida D'Ávila Cassimiro
-
Maria Aparecida Lapa de Aguiar
-
Maria Aparecida Pacheco Gusmão
-
Maria Aparecida Valentim Afonso
-
Maria Betânia Tenório Nunes
-
Maria Cecília Alves Galvão
-
Maria Cristina Corais
-
Maria Cristina de Siqueira Nogueira Barelli
-
Maria Cristina dos Santos Louzada
-
Maria Cristina dos Santos Pinto Bernardes
-
Maria Cristina Leandro de Paiva
-
Maria Cândida da Silva Almeida
-
Maria da Conceição de Carvalho Rosa
-
Maria das Graças Ferreira
-
Maria das Graças Porto Pires
-
Maria de Jesus Assunção e Silva
-
Maria do Nascimento Silva
-
Maria Elena Pires Santos
-
Maria Estela Costa Holanda Campelo
-
Maria Eunice Barth Radaelli
-
Maria Fernanda Farah Cavaton
-
Maria Geiziane Bezerra Souza
-
Maria Iraides da Silva Barreto
-
Maria Irene Miranda
-
Maria Isabel Alves de Oliveira Valle
-
Maria José de Souza Gomes
-
Maria José Guerra
-
Maria Jussara Zamarian
-
Maria Leila Alves
-
Maria Lucia Castanheira
-
Maria Lucia Marocco Maraschin
-
Maria Luisa Cassaniga Alves de Lima
-
Maria Luiza Lima Pascale Cracel
-
Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti
-
Maria Regina Centeno Giesen
-
Maria Rita Py Dutra
-
Maria Rosa Rocha dos Santos Schütz
-
Maria Salete da Costa
-
Maria Ângela de Freitas Chiachiri
-
Mariana Cristina Pedrino
-
Mariana Fonseca Lopes
-
Mariane Bertonceli
-
Marianna Palace Cardoso
-
Marilane Maria Wolff Paim
-
Marilene Santos
-
Marilia Marques Mira
-
Marilse Gehlen
-
Marilza Maia de Souza de Paiva
-
Marilândia Ferreira Colaço do Carmo
-
Marisol Barenco de Mello
-
Maristela Gatti Piffer
-
Maristela Moura Silva Lima
-
Mariza Konradt de Campos
-
Marize Peixoto da Silva Figueiredo
-
Marjorie Bitencourt Emilio Mendes
-
Marlene do Carmo Meireles Costa
-
Marley Terezinha Pertile
-
Martha Lourenço Vieira
-
Marília de Lucena Coutinho-Monnier
-
Marília Villela de Oliveira
-
Maysa Karla da Fonseca Beltrame
-
Meire Nadja Meira de Souza
-
MEMÓRIAS E SABERES DE ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES SOBRE A LEITURA E ESCRITA NA HISTÓRIA DE VIDA DE TRÊS PROFESSORAS
-
Memórias, experiências e narrativas: tornar-se professora alfabetizadora com e no cotidiano
-
Metamorfose em Historias Infantis: magia das palavras e corpos em movimentos
-
Michelle Bianchini de Melo
-
Mirene Fonseca Moulin
-
Mirian Martins Sozim
-
Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito
-
Monica Fatima Valenzi Mendes
-
Monique Vieira Amorim Bandeira
-
Mova - PUCRS: enquanto espaço de formação crítica - política
-
Márcia Dárquia Nogueira da Silva
-
Márcia Eliana Ziech
-
Márcia Leão da Silva Pacheco
-
Márcia Medianeira Toniasso Righi
-
Márcia Perini Valle
-
Márcia Regina Goulart Stemmer
-
Márcia Regina Melchior Landim
-
Márcia Ângela Patrícia
-
Mônica Borges de Andrade
-
Mônica Regina Cavallari Jadon
-
Nagila Maria Silva Oliveira
-
Nair Cristina da Silva Tuboiti
-
Nara Luz Chierighini Salamunes
-
Narrativas biográficas: relatos de vida, formação docente, saberes e fazeres alfabetizadores
-
NARRATIVAS DE PROFESSORAS: LETRAMENTO COMO TEMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
Narriman Rodrigues Conde
-
Nayara Santos Perovano
-
Naíma Marmitt Wadi
-
Nelda Alonso dos Santos
-
Nelita Bortolotto
-
Neusa Maria Carvalho
-
Nilson Cândido Ferreira
-
Nina Claudia de Assunção Mello
-
Nitiane Bitencourt da Silva
-
Nizia Maria Ponte
-
NO COLETIVO TAMBÉM SE REINA: O PEDAGÓGICO DO TRABALHO, NO TRABALHO
-
O aproveitamento da ordem de aquisição das sílabas nas cartilhas adotadas no município de Catalão - GO
-
O Computador como Instrumento de Mediação na Aquisição da Escrita: Uma Abordagem Sócio-histórica
-
O desenho infantil na formação do leitor durante a alfabetização
-
O desenvolvimento da escrita para Vigotski: Possibilidades e limites de apropriação pelo livro didático.
-
O ensino da Língua Portuguesa em classes de 2ª, 3ª e 4ª séries das escolas municipais de Passo Fundo/RS
-
O espaço Psicopedagógico na escola e o processo de alfabetização
-
O gesto didático de regulação da aprendizagem: a sondagem em uma turma de alfabetização
-
O Impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Formação Continuada de Professores Alfabetizadores
-
O método analítico para o ensino da leitura em "Série de leitura Proença" (1926-1928), de Antonio Firmino de Proença.
-
O papel da atividade no processo de aquisição da escrita
-
O Papel da composição da cena enunciativa no processo de aquisição do texto escrito
-
O papel da mediação, da dialogia e da (re) significação do ato de escrever no processo de construção da língua escrita
-
O PNAIC e as práticas de alfabetização: influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadores
-
O processo de alfabetização e o foclore infantil: o caso de três alfabetizadoras de Campina Grande - PB
-
O processo de alfabetização no MOVA-RS: narrativas e significados na vida de mulheres
-
O processo de alfabetizaçãoe o projeto político pedagógico das escolas
-
O processo de apropriação da escrita na infância: situações interativas na produção textual.
-
O Processo de Constituição do Sujeito como Produtor de Textos: O Papel da Mediação Pedagógica
-
O processo de intervenção no ensino-aprendizagem da psicomotricidade para o aprendizado da escrita
-
O Professor alfabetizador bem sucedido:um mito, uma realidade ou um universo relacional de significados?
-
O professor e a elaboração de saberes em espaços compartilados de estudo e reflexão
-
O Programa de Escrita Inventada na Alfabetização de de jovens e adultos
-
O projeto piloto de alfabetização do Rio Grande do Sul
-
O que é alfabetizar? Análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal.
-
O sentido na produção de textos de crianças em fase de alfabetização
-
O vídeo como mediador da comunicação escolar.
-
Onaide Schwartz Correa de Mendonça
-
Oralidade e escrita: narrativas de professoras alfabetizadoras e de alunos da educação de jovens e adultos.
-
Organização do trabalho pedagógico para o ensino da leitura e da escrita: apropriações de alfabetizadoras
-
Organização Semântica: Influência da Alfabetização em Línguas Diferentes (Portugês/Japonês)- Um Estudo com a Técnica de Greenspoon
-
Os Interpretativos do mundo: historias de vida de professores alfabetizadores
-
Os saberes docentes na prática de uma alfabetizadora: um estudo etnográfico
-
Os sentidos da alfabetização na BNCC: Leituras a partir da perspectiva enunciativa-discursiva de linguagem
-
Palmyra Baroni Nunes
-
Paola Cometti Forechi Schmittel
-
Passeios e Narrativas: histórias que habitam o ciclo de alfabetização em Duque Caxias
-
Patricia de Oliveira Borges e Souza
-
Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi
-
Patrícia Rocha Rodrigues
-
Paula Cristina Silva de Oliveira
-
Paula Pires da Silva
-
Paulo Freire ontem, hoje e -mais que nunca-
-
Pensamento, diálogo e formação de professores: a documentação narrativa de experiências pedagógicas no GEPPAN.
-
Pensando sobre o pensamento.
-
Pensar e Escrever a Leitura na Escola
-
Percepção dos Professores do Ensino Fundamental Sobre o Ensino da Leitura
-
Perspectiva do letramento : mudanças e permanências nos livros didáticos de alfabetização
-
Perspectivas curriculares para a consolidação da alfabetização: acerca do ensino de língua escrita
-
Pesquisa Colaborativa e o redimensionamento das práticas de produção de textos escritos e sua reescrita
-
Pesquisa Colaborativa: a interação necessária entre Professor e Pesquisador
-
Pesquisa-Ação: uma experiência na disciplina de história da educação no curso de Pedagogia da URCAMP - campus São Borja.
-
PNAIC e PNEP: Propostas, questões e impactos dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores no Brasil e em Portugal
-
Poliana Marina Mascarenhas de Santana Magalhães
-
Por uma alfabetização sem cartilha: narrativas e experiências compartilhadas no Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita da UNIRIO
-
Priscila de Araujo Garcez
-
Priscila de Moraes Mendes
-
Processo identitário da professora alfabetizadora: mitos, ritos, espaços e tempos
-
PRODUÇÃO DE TEXTOS: desempenhos de alunos do Ensino Fundamental e as manifestações de seus professores.
-
Profa Dra. Gladis Massini-Cagliari
-
Profa. Dra. Maria Cecília de Oliveira Micotti
-
Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira
-
Professoras Alfabetizadoras: concepções e práticas
-
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E COMO ALFABETIZAM.
-
Professoras alfabetizadoras: saberesfazeres tecidos em redes de atenção mútua
-
Profª Dra. Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
-
Proposta de Intervenção psicopedagogica em Centro de Convivência.
-
Proposta de Intervenção Psicopedagogica em EducaçãoEspecial:Programa de Reabilitação Global.
-
Proposta Multidisciplinar de Aprendizagem de Leitura e Escrita:Percepção dos Professores
-
Proposta multidisciplinar de atendimento às dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita: algumas considerações
-
Provinha Brasil (ou Provinha de Leitura?): mais uma "avaliação sob medida" do processo de alfabetização e letramento incial?
-
Práticas alfabetizadoras emancipatórias: Buscando pistas no cotidiano escolar.
-
Práticas de alfabetização no município de Viana, no período de 2000 a 2009.
-
Práticas de in/exclusão:modos de ensinar e de aprender no ciclo da alfabetização
-
Práticas de Leitura Compartilhada na Educação Infantil: Entre o Dito e o Efetivado
-
PRÁTICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
-
Práticas discursivas orais envolvendo materiais impressos e narrativas ficcionais
-
Práticas interformativas e desenvolvimento profissional de professores de jovens e adultos
-
Práticas pedagógicas de leitura e escrita: um estudo investigativo no ciclo da alfabetização
-
Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Processo de Alfabetização Escolar
-
Práticas pedagógicas no contexto das diferenças na alfabetização inicial
-
PRÁXIS PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: Possibilidades e desafios nos anos iniciais do Ensino
-
QUE POSSIBILIDADE SULEADORA DA ALFABETIZAÇÃO TEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB OS EFEITOS DA PANDEMIA?
-
Rachel Gomes Lau
-
Rafaela Louise Silva Vilela
-
Rafaela Scaransi
-
Rafaelly Andressa Schallemberger
-
Raimundo Nonato Moura Oliveira
-
Raquel Corrêa Lemos
-
Raquel Maciel Lopes
-
Raquel Perpétua Paré da Costa
-
Raquel Usevicius Hahn
-
Re) Tratando o cotidiano do processo de alfabetização na 1a série da escola pública municipal: mecanismos de produção e superação do fracasso escolar.
-
Rebeca Szczawlinska Muceniecks
-
Reforma do ensino da língua materna (1884), de Antonio da Silva Jardim, na história do ensino de leitura e escrita no Brasil
-
Regiane Mantovanini
-
Regiane Paulino
-
Regina Célia Correia
-
Regina Lúcia Poppa Scarpa
-
REGINA MARIA LEITE GARCIA
-
Regina Maria Melo
-
Reginaldo de Oliveira Nunes
-
Reinventando Procedimentos na Classe Especial: Uma Experiência integrando Professor e Orientador Educacional
-
Rejane Maria de Almeida Amorim
-
Relações Sócio-Afetivas Professor/Alunos e as implicações no Processo de Aprendizagem e na Formação dos Educandos
-
Renata Adriana de Oliveira Campos
-
Renata Rossi Fiorim Siqueira
-
Renata Silva Cruz
-
Renata Sperrhake
-
Reny Maria Gregolin
-
Repensando a ação pedagógica: uma proposta no processo de alfabetização
-
Ressignificando a Relação Professor-Aluno:Uma Analise Psicopedagogica
-
REVISÃO E REESCRITA DE TEXTO NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UMA INTERVENÇÃO REALIZADA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Rita de Cassia Prazeres Frangella
-
Rita de Cácia Santos Souza
-
Rita de Cássia Cristofoleti
-
Rita de Cássia Tavares Medeiros
-
Roberta Pereira Souza do Carmo
-
Roberta Schnorr Buehring
-
Rogeria Novo da Silva
-
Rosa Augusta Varaschin Gasperin
-
Rosa Maria Ribeiro
-
Rosana Becker
-
Rosane Costa dos Reis
-
Rosangela Monteiro de Camargo e Silva
-
Rosanita Moschini Vargas
-
Roseli Maria Rosa de Almeida
-
Rosemari Probst Soares
-
Rosemeire Reis Ribeiro da Costa
-
Rosi Valéri Bérgamo Corrêa
-
Rosimeire Dias de Camargo
-
Rosmarie Reinehr
-
Rosygse
-
Rosângela Pedralli
-
Rowana Quadros Avante Simões Costa
-
Ruttyê Silva de Abreu
-
Rúbria de Cássia Magalhães e Silva
-
SABERES -FAZERES MOBILIZADOS POR PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA CONSIDERADAS BEM-SUCEDIDAS.
-
Saberes Docentes sobre Alfabetização em Contexto de Variedades Linguísticas de Português/Espanhol
-
SABIA QUE JÁ SEI LER?REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM-ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO COTIDIANO ESCOLAR.
-
Sabrina Caroline Bassani
-
Sabrina das Neves Barreto
-
Salezia Magna de Oliveira Costa
-
Samara Rodrigues da Cruz
-
Samara Wanderley Xavier Barbosa
-
Sandra da Matta Virgem Gomes
-
Sandra Jaqueline Salvador dos Santos
-
Sandra Nogueira Viana
-
Sandra Pereira de Carvalho
-
Sara Duarte Souto-Maior
-
Sara Mourão Monteiro
-
Selma Norberto Matos
-
Sequência Didática de Gêneros Textuais: O Enfoque na Prática Reflexiva Docente em Salas de Alfabetização
-
Sharlene Marins Costa
-
Sheila Maria Pereira Fernandes
-
Sheilla André Carlos da Silva
-
Significado do Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos no Contexto de Diferentes Espaços Culturais
-
Significado do Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos, no Contexto de Diferentes Espaços Sociais
-
Significação Conceitual na Alfabetização Escolar: um trabalho com projetos no Primeiro Ano do Ensino Fundamental
-
Silvana Malheiro do Nascimento Gama
-
Silvana Maria Bellé Zasso
-
Silvana Martins de Freitas Millani
-
Silvana Sugamosto Cercal
-
Silvanne Ribeiro Velázquez
-
Silvia de Mattos Gasparian Colello
-
Silvia Maria Scartazzini
-
Simara Pereira dos Santos
-
Simone Farias Pereira
-
Simone Gonçalves Reganhan
-
Simone Regina Manosso Cartaxo
-
Simone Regina Silva d'Almeida
-
Sirlaine Pereira Nascimento dos Santos
-
Sobre o texto: O Domínio do Significante
-
Solange Aparecida Mendonça Leite
-
Solange de Fátima Andreassa Di Agustini
-
Solange Pressatto Mattiuzzo
-
Sonia Maria Castricini Biscacio Mebius
-
Sonia Maria Coelho
-
Sonia Maria Rodrigues
-
Sonia Odette Targino de Azevedo Simões
-
SOPPA - Espaço e Tempo de Formação Coletiva de Professoras Alfabetizadoras
-
Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo
-
Sueli Cristina Merotto Pereira
-
Supervisor Escolar: ressignificar para agir
-
Susana Spicker Reis
-
Susi Mari Pratts
-
Suzana Schineider
-
Suze Scalcon
-
Sydione Santos
-
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins
-
Sâmela Estéfany Francisco Faria
-
Síntia Lúcia Faé Ebert
-
Sônia Carla Gravena Cândido da Silva
-
Sônia Lopes Lanzoni
-
Taciana Zanolla
-
Tais Bavaresco Baldasso
-
Taislene Guimarães
-
Tamara Cardoso André
-
Tamara Regia de Souza Weimann
-
Tania Tuchtenhagen Clarindo
-
Tanija Mara de Souza Maria Teixeira
-
Tatiane Affonso Gimenes
-
Tatiane Castro dos Santos
-
Tatiane Christine Biersteker Boessenkool
-
Tatiane Milani da Costa
-
TDIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GUARAPUAVA-PR
-
TEORIA DE RUDOLF LABAN: IMPLICACOES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS NA ESCOLA PRIMARIA
-
Tereza Santos da Silva
-
Thais Aparecida Bento Reis
-
Thais Cristina de Oliveira
-
Tiago Ribeiro da Silva
-
TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
-
Um conto e muitas histórias - um trabalho de arte-educação
-
Um Estudo Psicopedagogico das emoções e da aprendizagem
-
Um Estudo Psicopedagogico em busca da autoria de Pensamento
-
Um olhar sobre o Pró-Letramento
-
Uma amostra de escrita do Ciclo Básico de Alfabetização : Nove anos depois
-
Uma possibilidade para a superação das dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita : o texto e sua reescrita
-
Vandeia Lucio Ramos
-
Vanessa Calciolari Rigoletti
-
Vanessa Cristina Girotto Nery
-
Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
-
Vanusa Daniel da Silva
-
Vera Balbino da Silva Ignácio
-
Vera Lucia Anunciação Costa
-
Vera Masagão Ribeiro
-
Verônica de Souza Santana
-
Vilma Aparecida de Souza
-
Vivian Edite Steyer
-
Viviane de Andrade Soares Sena
-
Viviane Lontra Teixeira
-
VIVÊNCIAS E ORIENTAÇÕES INSTITUCIONAIS: CONFLITOS NA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR
-
Vovô ainda vê a uva?A prática de uma alfabetizadora nos tempos dos PCNs
-
Waléria Furtado Pereira
-
Washington Luís Dos Santos Abreu
-
Zildene Francisca Pereira
-
Zoraia Aguiar Bittencourt
-
Zuleika Pinho de Abreu
-
À BASE DE EXPERIÊNCIAS: A BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
-
Áurea Esteves Serra
-
Ângela Druzian
-
Ângela Helena Bona Josefi
-
Ângela Rita Christofolo de Mello
-
É NECESSÁRIO ENSINAR A LER PARA FORMAR LEITORES: SABERES-FAZERES MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA CONSIDERADA BEM-SUCEDIDA
-
Éllis Márcia Batista Rodrigues
-
“Libros del Rincón: a gênese das políticas públicas de leitura para a Educação no México. Os conceitos de leitura e cidadania em questão.”