Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). A tese recebeu o Prêmio Extraodinário de Doutorado da Universidade de Santiago de Compostela. Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); e, PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá) - UQAM (2017-2018). Realizou estágio de Capacitação (Programa PRINT/UFPR) na Universidade de Sevilha (junho a agosto de 2022). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). É diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental - Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Nota 6) - Gestão 2019-2020. Na avaliação do quadriênio 2017/2020 o Programa subiu para o conceito 7. Participou do processo de elaboração da proposta e implementação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino - Gestão 2013-2015. Na avaliação do quadriênio 2013/2016 o Programa subiu para o conceito 4. Foi vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2016-2017). É pesquisadora associada do "Centre de Recherche en Éducation et formation relatives à l'environnement et à l'écocitoyenneté" da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). É membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Membro da Associação Norte-Americana de Educação Ambiental (North American Association for Environmental Education - NAAEE). É membro do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONEA) em Portugal, atuando na Comissão Científica do órgão. É coodenadora adjunta da Rede Lusófona de Educação Ambiental. Coordenou a XI Reunião Científica Regional da ANPEd (24 a 27 de julho de 2016) e o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (17 a 19 de maio de 2017). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, formação/ação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 8 anos (1993-2001) como supervisora de estágios do curso de Magistério do Instituto de Educação Juvenal Muller (Rio Grande/RS). Atuou durante 14 anos (1987-2001) como professora dos Anos Iniciais da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal do município de Rio Grande/RS. Prestou assessoria pedagógica aos Municípios de Tavira e Loulé (Algarve/Portugal) no ano de 2007. Coordenou o curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental no período 2008-2009 na Universidade Feevale. Atua como avaliadora de cursos superiores em modalidade presencial e EaD pelo INEP desde 2010 (PORTARIA N 1.137, DE 10/09/10). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.
graduate at Pedagogia-Licenciatura Plena from Universidade Federal do Rio Grande (1989), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande (2001) and ph.d. at Interuniversitario en Educación Ambiental from Universidade de Santiago de Compostela (2006). Has experience in Education, focusing on Educational Planning, acting on the following subjects: educação ambiental, professores, projeto pedagógico, curriculo escolar and meio ambiente.