Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências ( UFBA/ UEFS).
Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS).
Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIFACS).
Licenciado em Química (Uneb)
Atuando na grande área da Filosofia das Ciências, nos dedicamos a pesquisas na Epistemologia Bachelardiana,. Assim, perscrutamos as concepções de dialética e númeno de Gaston Bachelard e, mais especificamente, os modos como estas categorias encontram-se presentes na sua Epistemologia Química.
Ademais, atuamos também nas interfaces entre a Filosofia das Ciências e Educação, apontando implicações do pensamento epistemológico bachelardiano para a Educação, em geral, e para a Educação Científica, em particular.
Neste sentido, em linhas gerais, atuamos contemplando certos objetos/problemas de pesquisa, a saber:
Ensino de Ciências/Química e sua Relevância para a Autonomia Epistêmico- Social;
Epistemologia Bachelardiana;
Epistemologia Química Bachelardiana;
Contribuições da Epistemologia Bachelardiana para a Formação Inicial e Continuada de Docentes de Química;
Os Clássicos da Filosofia e a Química;
Relações entre a Epistemologia Bachelardiana e a Filosofia da Química;
Reflexões sobre a Dimensão Emancipatória da Educação Química;
A Epistemologia das Virtudes e sua relevância para a Educação Química;
Filosofia da Educação Química; Campos Teóricos Estruturantes da Epistemologia Química;
Concepções de Real e Teoria de Docentes Formadores, Licenciados e Licenciandos em Química.
Em minha atuação profissional, no âmbito do Ensino de Ciências/ Química e Matemática (seja no nível médio, fundamental ou superior), busco, essencialmente, contribuir para o aprofundamento da autonomia epistêmico-social dos estudantes.
Atuo também no campo da Formação Continuada de Professores, ministrando Cursos, Palestras e Seminários, em parcerias com as redes públicas e privadas de estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior.