Educação Química
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"POR QUE ENFERRUJOU??: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO
-
"Programa de trabalho teórico/prático no referencial Ciência Tecnologia e Sociedade em aulas de química"
-
A Arte Química da Gravura
-
A CONSTRUÇÃO COOPERATIVA DE NOÇÕES FUNDAMENTAIS À QUÍMICA.
-
A disciplina de monografia como espaço de produzir experiências sobre a docência mediadas pela escrita e no coetivo: potência na formação de professores-pesquisadores
-
A Educação Ambiental nos trabalhos do Encontro Nacional de Ensino de Química
-
A educação das relações étnico-raciais no Ensino de Química: diálogos possibilitados por cenários
-
A energia e suas implicações no ensino-aprendizagem de química
-
A Experimentação no Ensino de Química para a modalidade EaD potencializada pela problematização
-
A Experimentação no Ensino de Química: Uma pesquisa com alunos do ensino Médio
-
A formação de professores de química em instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : saberes, práticas e currículos
-
A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO QUÍMICA: O PROFESSOR DE QUÍMICA COMO TRADUTOR-INTÉRPRETE DE UMA TRADIÇÃO DE LINGUAGEM
-
A iniciação à docência na formação de professores de Química: um olhar sobre o PIBID a partir de alunos bolsistas
-
A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA
-
A Química Adaptada para Surdos: Um Estudo de Caso de uma Escola de Linhares/ES
-
A SISTEMATIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
-
A UTILIZAÇÃO DA BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
-
A Utilização da Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas para o Ensino de Estequiometria na Educação Básica
-
A utilização de um objeto de aprendizagem sobre matriz elétrica para o ensino de ciências.
-
Ademar Antonio Lauxen
-
Adriana de Farias Ramos
-
Agda Barbosa dos Santos
-
AGROTÓXICOS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
-
Airton Marques da Silva
-
Alessandra Smaniotto
-
Alex Messias Marques
-
Aline dos Santos Stolz
-
Aline Machado Dorneles
-
Ana Nery Furlan Mendes
-
Ana Paula Aquino Benigno
-
Ana Rosa Galdino Bandeira
-
Andréia Modrzejewski Zucolotto
-
Antonio Orlando Izolani
-
Análise das percepções e expectativas de estudantes de Química Licenciatura acerca das suas escolhas de carreira
-
Análise das possibilidades de inserção do filme Perdido em Marte nas aulas de Química
-
Análise dos conteúdos termodinâmicos em livros de química e física do ensino médio.
-
APRENDER ↔ AVALIAR ↔ ENSINAR: (des) equilíbrios da práxis pedagógica nas aulas de química no ensino superior
-
APRENDIZAGEM COOPERATIVA ASSOCIADA AO USO DE CASOS INVESTIGATIVOS:CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
-
Avaliação escolar: análise do percurso trilhado por um grupo de professores de Química do Ensino Médio durante a elaboração e construção deste recurso didático-metodológico
-
Blogs de química como recurso didático: Uma análise da qualidade da informação dos conteúdos de Química Orgânica
-
Bruno de Souza Guimarães
-
Caracterização de imagens em livros didáticos e suas contribuições para o processo de significação do conceito de equilíbrio químico,
-
Carlos Cesar Mascio
-
Carlos Neco da Silva Júnior
-
Carlos Ventura Fonseca
-
Caroindes Julia Corrêa Gomes
-
Clelia Mara de Paula Marques
-
CLÁUDIO AUGUSTO GOMES DA CÂMARA
-
Clóvia Marozzin Mistura
-
CONCEPÇÕES DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE ELETROQUÍMICA
-
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA SOBRE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA ENTRE AS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUA RELEVÂNCIA NO ENSINO E NA SOCIEDADE
-
Concepções e consenso: entre a epistemologia e o aprendizado
-
Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
-
Construção, aplicação e avaliação de um kit de experimentos para o ensino de eletrólitos
-
Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientificos no PIBID de Química
-
Contribuições do Cenário Integrador para a formação docente no contexto do Sul da Bahia
-
Contribuições do PIBID para a formação de professores de Química
-
cultura de diálogo em aulas de química
-
Cynthia Gabriella Cunha da Silva Soares
-
Daniela Rodrigues da Silva
-
Denise Kriedte da Costa
-
Desenvolvimento de recursos didáticos para alunos cegos: um estudo de caso no ensino de reações químicas.
-
Desenvolvimento de unidade didática envolvendo o tema água para alunos da educação básicaEJA
-
Desvendando os segredos das escovas progressivas: Um relato de experiência do uso do alisamento capilar como temática de ensino e aprendizagem para alguns conceitos de ligações químicas
-
Douglas Gonçalves da Silva
-
Dra. Rochele de Quadros Loguercio
-
Edna Sheron da Costa Garcez
-
Edson Cavalcantti da Silva Filho
-
Edson Luiz Lindner
-
Educação Ambiental no ensino de Química: o lixo eletrônico como abordagem temática
-
Educação de jovens e adultos: uma proposta de sequência didática com caráter investigativo no ensino de Química
-
Educação Química com Enfoque CTSA: da Indústria Química do Estado do Espírito Santo à Sala de Aula do Ensino Fundamental
-
Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.8, e170622, 2022.1Proposta de um Modelo Heurístico para Avaliação de Aplicativos Móveis no Ensino de Química
-
Elaboração de estratégias didáticas para o ensino de reações redox em turmas do EJA do IFRN
-
Elenir Souza Santos
-
Ensino/educação em química e a in/exclusão de estudantes com deficiência visual: uma análise da produção nacional na perspectiva foucaultiana
-
Erlan Aragão Pacheco
-
ESPECTROFOTÔMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Estudo das possibilidades de correlação entre a formação do pensamento sobre Ciência e o desenvolvimento do espírito científico em cursos de formação inicial de licenciandos e bacharéis e de pós-graduação em Química
-
ESTUDO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL AO DESENVOLVER DE FORMA INTEGRADA AS METODOLOGIAS JUST-IN-TIME TEACHING E PEER INSTRUCTION
-
Estágio supervisionado do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba: análise de vivência e da finalidade do Estágio
-
Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC
-
Euricléia Gomes Coelho
-
Fabiana Santos Silveira
-
Formação Cidadã no Espaço Escolar: Contribuições do Ensino de Química
-
Formação Docente: Conhecimento do Conteúdo Específico.
-
Formação inicial de professores de Química: compreendendo as influências do currículo
-
Formação inicial docente e Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Química: percepções e experiências de alunos concluintes
-
Fragilidades da formação dos professores de química: (in)capacitação para o ensino de química orgânica
-
Geiso Rafael Fonseca Oliveira
-
GPMEQ GRUPO DE PESQUISA EM METODOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO QUÍMICA
-
Guilherme Leocárdio Lucena dos Santos
-
Helen Moura Pessoa Brandão
-
Histórias de vida e desenvolvimento profissional docente de formadores na licenciatura em química: feitos, lutas e perspectivas no contexto das reformas educacionais
-
Ilauro de Souza Lima
-
INSTRUMENTS TO ACCESS THE CHEMISTRY PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE: AN INTEGRATIVE REVIEW
-
Interações de Licenciandos, Formadores e Professores na Elaboração Conceitual de Prática Docente: Módulos Triádicos na Licenciatura de Química
-
Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura em Química
-
Investigação de uma disciplina experimental optativa no contexto do PIBID UFG: uma leitura a partir das relações socioafetivas
-
Investigação sobre o Pensamento Docente Espontâneo na formação inicial de licenciandos em química da Universidade Federal de Juiz de Fora
-
Isabela Vieira da Silva
-
Jackson Luís Martins Cacciamani
-
Jefferson Lobato Caldas
-
Jose Estrela dos Santos
-
José Gonçalves Teixeira Júnior
-
Joyce Fernandes Almeida
-
João Batista de Medeiros
-
Jucilene de Santana Santos
-
Juliana Alves de Araújo Bottechia
-
Juliana Cardoso Antunes
-
Julisse Oker Savi da Silva
-
Kamila dos Passos
-
Katia Pedroso Silveira
-
Katiane Cunha de Melo
-
Keila Cristina Cunha e Silva
-
Laura Gizele Mascarin
-
Layla Karoline Tito Alves Rocha
-
Leitura de artigos científicos: uma proposta metodológica para o ensino de Química na educação básica.
-
LENAQ - Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Química
-
Lenir Basso Zanon
-
Leonardo Henrique de Oliveira
-
Ligação química: do saber sábio ao livro didático
-
LINHA DA (A)NORMALIDADE: DEFICIÊNCIA VISUAL E A QUÍMICA
-
Lisandro Bacelar da Silva
-
Lorita Aparecida Veloso Galle
-
Luiz Alberto da Silva Junior
-
Luiz Carlos Schmitz
-
Maira Ferreira
-
Manoel Euba Neto
-
Marcelo Moizinho Oliveira
-
Marcos Antonio Pinto Ribeiro
-
Maria Angela de Moraes Cordeiro
-
Maria das Gracas Cleophas Porto
-
Maria de Fátima Mendes Paixão
-
Maria do Carmo Galiazzi
-
Marta Helena Tavares Pinheiro
-
Marta Rickes Agrello
-
Marysson Jonas Rodrigues Camargo
-
Matheus Lopes Ferreira
-
Matheus Valentin Maia
-
Maurício Façanha Pinheiro
-
Maída Aysla Costa de Oliveira
-
Michell Henrique de Bragança
-
Murilo Marinho de Castro Lima
-
Nylton Ferreira Maciel
-
O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA OFICINA DE ENSINO DE QUÍMICA
-
O desenvolvimento da atitude científica por parte dos professores de ciências naturais no ensino médio: as possibilidades do Programa de Enriquecimento Instrumental
-
O ensino de química, as inovações pedagógicas e o desenvolvimento profissional de professores nas escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre, nas décadas de 1990 e 2010
-
O Lúdico em Ensino de Química: um estudo do estado da arte
-
O olhar e a prática do professor do ensino médio sobre a dislexia
-
O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
-
O papel do Estágio Supervisionado e a proposta curricular Cenário Integrador: interações formativas
-
OFICINAS TEMÁTICAS, JOGO ?ROLETRANDO? E EXPERIMENTAÇÃO SOBRE PETRÓLEO E MEDICAMENTOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA
-
Os Anos iniciais da Docência em Química: da Universidade Ao Chão da Escola
-
Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
-
Paola del Vecchio
-
Paulo Roberto Garcês Gonçalves Júnior
-
Pensamento e linguagem de estudantes do nível médio sobre substâncias psicoativas
-
Pistas organicas: Uma atividade ludica para o ensino das funcões orgânicas.
-
PORTFÓLIOS COLETIVOS: a formação acadêmico-profissional no PIBID
-
Potencialidades do uso de animações em stop motion para investigação de modelos mentais sobre conceitos químicos (Potentialities of using stop motion animations to investigate mental models of chemical concepts)
-
Produção de materiais didáticos para discutir temas relacionados ao contexto de alimentos
-
Prof. Dr. Agostinho Serrano de Andrade Neto
-
Prof. Dr. José Claudio Del Pino
-
Profa. Dra. Maria Helena Roxo Beltran
-
Proposta e análise de uma sequência didática para abordar o conteúdo de termoquímica no ensino médio
-
Proposta Pedagógica em Educação Ambiental com Abordagem CTS
-
Química e cinema: um estudo sobre as possibilidades de inserção do filme Perdido em Marte nas aulas de Química
-
QUÍMICA, NUTRIÇÃO E ENSINO MÉDIO ? PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
-
Química, Nutrição e Ensino Médio: Produção de Material Didático no enfoque das Representações Sociais
-
Raphael Rodrigues Costa
-
Razão e Dialética: uma Compreensão da Epistemologia Bachelardiana e suas Implicações para a Educação
-
Reginaldo da Silva Sales
-
Ricardo Oliveira da Silva
-
Ricardo Rodrigues Dias
-
Rita de Cassia de Freitas Bezerra
-
Rita de Cássia Pereira Santos Carvalho
-
Robson Simplicio de Sousa
-
Rochane Villarim de Almeida
-
Rodrigo Campos dos Santos
-
Rosimary Ramos de Oliveira Mascaranhas
-
Rosivânia da Silva Andrade
-
Separação de misturas no ensino fundamental: mapas conceituais e resolução de problemas
-
Shirley Martim da Silva
-
Sidnei Quezada Meireles Leite
-
Silvana Silveira de Farias
-
Siméia dos Santos Cerqueira
-
Stela Mari Baratieri
-
Suzamar Soares Corrêa
-
Tatiane Potiguara Oliveira
-
Tecnologias Móveis e a Metodologia de Ensino Estudo de Caso: Contribuições na Formação Inicial de Professores de Química
-
Thiago Henrique Barnabé Corrêa
-
Um estudo das concepções dos docentes sobre a estruturação do curso de licenciatura em química da REGESD, na modalidade a distância.
-
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação: processo de aprendizagem em Química no Ensino Médio.
-
Uma Breve História da Estereoquímica: da negação à legitimação
-
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
Utilizacao de extratos de plantas Amazonicas como indicadores acido-base
-
Utilização de imagens no ensino de química: Aalise e importância das representações visuais sobre o conceito de ligações químicas
-
Valeria de Souza Marcelino Terra
-
Vander Edier Ebling Samrsla
-
Walber Henrique Ferreira Ribeiro