Doutor em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com bolsa CAPES/PROEX e ênfase em História da Educação. Estágio de pós-doutorado em Educação na UNISINOS (2016). Mestre em Educação (2011) e Graduação em História (2003) pela mesma instituição, com bolsa do Programa Especial de Treinamento - PET/História - CAPES. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e Graduação em Geografia pela UCS (2021). Bacharel em Biblioteconomia pela UCS (2022). Especialista em Gestão da Educação (2004) -UFRGS; Psicopedagogo Clínico e Institucional (2009) - FEEVALE; Supervisor Escolar - Faculdade Internacional Signorelli (2015) e em História do Brasil - Faculdade Internacional Signorelli (2016). É membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB), como Conselho Fiscal, gestão 2021-2023. Atuou na diretoria da entidade em outras gestões: 2 Tesoureiro (2016-2017); Conselho Fiscal (2017-2019;2019-2021). Foi presidente da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) - 2018-2020 e vice coordenador do GT História da Educação (2016-2018; 2020-2022). Integrou o Conselho do COMINTER - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (2018-2020; 2020-2022). Foi vice-presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) entre 2017-2019 e é membro do Conselho Fiscal (2021-2023). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) como suplente o Conselho Científico do GT de História da Educação e membro titular da Comissão Especial para Política de Valorização da Produção Artístico-Cultural na Pós-graduação e pesquisa em educação. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro titular do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024).Consultor Ad Hoc titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -SICT. Integrou o Conselho Municipal de Educação de Campo Bom (2021-2023). Membro do Conselho Municipal de Política Cultural (pela Setorial de Patrimônio Histórico); Foi Assessor de Pesquisa da Área de Ciências Humanas e Sociais da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (UCS) (2022-2023). Foi editor adjunto da Revista História da Educação (2018-2019). É membro do conselho editorial: Revista de História da UEG e Revista Acadêmica Licenciaacturas. Membro do Conselho Consultivo: Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades e do Comitê Científico da Revista Vivência. É Pesquisador Gaúcho - PqG - FAPERGS. É vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e membro do Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar - (EBRAMIC). É historiador com Registro Profissional n. 003/RS. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e na Área de Humanidades e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em História. É coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia/PARFOR. Coordena projetos com financiamento do CNPq e da FAPERGS. Integra Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo - RIDPHE e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Processos Identitários. NIEMPI-PPGDR-FACCAT. Recebeu prêmios: Professor Destaque (2008); Minha Tese 3 minutos (2015) e foi Patrono da 37a. Feira do Livro de Campo Bom (2021). Sua área de investigação envolve: História e História da Educação: instituições educativas, processos de escolarização, práticas e culturas escolares. Memória e História Oral, ensino no meio rural, História local, trajetórias formativas e profissionais.
graduate at HISTÓRIA LICENCIATURA PLEN A from Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: história, história, cultura e folclore, gestão, poder, educação and musjavascript:void(0)eu.