Publicações no BrCris
 

Jónata Ferreira de Moura

Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009). Mestre e Doutor em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCIm/UFMA), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED); presidente da Comissão de Acompanhamento de Egressos do referido curso, coordena o Núcleo de Práticas Pedagógicas (Brinquedoteca e Laboratório de Ensino do Curso de Pedagogia) e é membro titular da Comissão Institucional - Área de Sociais - do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/AGEUFMA/UFMA e consultor Ad hoc da FAPEMA. Foi docente da Educação Básica durante 15 anos. Coordenou, orientou e supervisionou os estágios do curso de Pedagogia (2018-2021); coordenou o subprojeto Residência Pedagógica (RP-Pedagogia - RP/UFMA/CAPES) [2020-2022] e atuou na docência do Programa Profebpar/Parfor - Pedagogia (2011-2022). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM - CNPQ/USF), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE - CNPQ/UFMA), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd-GT19), da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-GT7), atuando no Conselho Nacional Editorial e como 2º tesoureiro da Regional do Maranhão. Avaliador do SINAES e atua, principalmente, nos seguintes temas: infância, educação matemática, formação do professor que ensina matemática, estágio e prática de ensino, relações de gênero e sexualidade, narrativas e pesquisa (auto)biográfica.
graduation at Pedagogia from Universidade Federal do Maranhão (2009), graduation at Matemática from Universidade Estadual do Maranhão (2006), master's at Education from Universidade São Francisco (2015) and doctorate at Education from Universidade São Francisco (2019). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: conhecimento; conceitos matemáticos, formação matemática, relação ensino-aprendizagem, infância, educação inclusiva, avaliação and problematização.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •