Publicações no BrCris
 

Dra Mônica Pereira dos Santos

BSc in Psychology from Universidade Federal do Espírito Santo (1986), MSC in Psychology and Special Needs Education from University of London (1989) and PhD in Psychology and Special Needs Education from University of London (1995). Has experience in Psychology and Education, acting on the following subjects: inclusion, exclusion, omnilectical perspective, teacher education, inequalities in education, Educational Policies, Comparative studies, social justice, human rights.
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais (Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)). Entre 2011 e 2017 coordenou o Observatório Estadual de Educação Especial (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP). Em 2015 fundou e, até abril de 2020, coordenou o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), que congrega mais de 25 Universidades, brasileiras e estrangeiras. Coordenou o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (2016-2020) e presidiu a Comissão Executiva do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (2015-2017). Foi Diretora de Acessibilidade da UFRJ entre 2018 e 2019, quando implantou a Diretoria de Acessibilidade da UFRJ e seus primeiros serviços. É autora de livros e artigos sobre inclusão em Educação e membro de Conselhos Editoriais e Científicos de Periódicos brasileiros e internacionais. Atua nas áreas de Educação e Psicologia. Fundadora e coordenadora do LaPEADE Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação, que também se constitui em um Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Orienta monografias de graduação, de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisiona Pós-doutoramentos. Fundadora e Pesquisadora da Red Sudamericana de Inclusión Docente (RESIDO). Representante no Brasil da Index for Inclusion Network (IfIn). Representante da UFRJ no Comité Académico Accesibilidad y Discapacidad de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7057-7804 RESEARCHER ID: F-7530-2013

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •