Publications in VIVO
 

Airton Marques da Silva

Graduado em Química Industrial (UFC-1969), Engenheiro Químico (UFC-1970) e Doutor em Ciências Química (USP-1978). Foi professor da UFC, de 1972 a 1997, aposentando-se como Prof. Adjunto 4. Foi professor da UECE, de 1986 a 2015, aposentando-se como Prof. Associado "O". Atualmente atua no sistema UAB/EaD, tanto na UFC como na UECE, como Tutor a Distância, Conteúdista, Professor Formador e Coordenador de disciplinas. Diretor de Eventos da ABQ/Nacional e Diretor Tesoureiro da ABQ/CE. Pertence ao banco de avaliadores do BASis do INEP/MEC, desde 2006, em avaliações de cursos e IES. Pertence ao BIPE - Banco Internacional de Pares Evaluadores, através de Capacitação Regional de Pares Avaliadores do ARCU-SUL, na área de Engenharia, promovido pelo INEP/MEC, no período de 05 a 07/03/2018 e atualizado na Capacitação de Atualização, realizado no período de 01 a 30/06/2023. Revisor e Elaborador de itens do Banco Nacional de Itens, da Educação Superior para a construção dos instrumentos de avaliação do ENADE/SINAES. É Conselheiro Geral do CRQ-X e Acadêmico Titular da Cadeira 14 (Geraldo Vicentini) da Academia Cearense de Química (fundador). Diploma de Honra ao Mérito conferido pela Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará. Pertence a Comissão Executiva do Vestibular da UECE na elaboração da prova de Química, desde 1986. Editor Associado e do Corpo Editorial da Revista de Química Industrial. Avaliador ad hoc da CAPES, SBPC, ABQ e FACEPE, para análise de projetos e trabalhos científicos. Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Ensino de Química, atuando nos seguintes temas: ensino de química, química dos lantanídeos e compostos de coordenação. Desde 1990 é líder do Grupo de Pesquisa Educação em Química, do Diretório de Pesquisa do CNPq, constituído das seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Formação de Professor de Química, através das disciplinas de Estágios Supervisionados em Química e Monografia, que orientam os alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da UECE e da UFC a aplicar em sala de aula: contextualização, interdisciplinaridade, lúdico e novas metodologias. Foram produzidos três livros: a) Vida de Aprendiz II, para o Estágio Supervisionado II; b) Vida de Aprendiz III, para o Estágio Supervisionado III; c) Vida de Aprendiz IV, para o Estágio Supervisionado IV; 2) Pesquisa Educacional em Química, com a finalidade de pesquisar novas metodologias, seguindo as orientações do BNCC, focalizando o impacto positivo através do lúdico, contextualização e experimentos. 3) Produção de Monografias, com o objetivo de contribuir com a formação de recursos humanos. Desenvolver temas atuais relacionadas com a Educação Química. Nos anos de 1994 a 2023 foram produzidas 150 Monografias, todas defendidas e apresentadas em Eventos na forma de Resumo Expandido, destacando o Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI e o Congresso Brasileiro de Química - CBQ, realizados nos anos de 1999 a 2022. Publicações: 9 Livros, além de impressos no formato de Livro para o Instituto UFC Virtual sobre os temas: a) Estrutura, Política e Gestão Educacional (com colaboradores), 2023, 101p; b) Monografia, 11.ed., 2021, 75p.; c) Introdução à Metodologia Científica, 4.ed., 2020, 93p.; 24 artigos em periódicos, destacando o artigo: A Educação Química no Brasil nos últimos 100 anos, 1922-2022, publicado na RQI (Suplemento do No. 772, 2022, 108p); 164 Trabalhos expandidos publicados em anais de Eventos Científicos, 95 trabalhos em livros de resumos e apresentados em congressos científicos e 200 orientações concluídas (Dissertações e Monografias). Participa nas Organizações dos Eventos da ABQ e frequentemente convidado para apresentações de palestras, mesas redondas e ministrar cursos em eventos científicos de Química.
graduate at Engenharia Química from Universidade Federal do Ceará (1970), graduate at Química Industrial from Universidade Federal do Ceará (1969) and ph.d. at Ciências Química Inorgânica from Universidade de São Paulo (1978). Has experience in Chemistry, acting on the following subjects: ensino de química, nitratos de lantanídeos, ensino médio, hexafluorofosfatos dos lantanídeos and compostos de coordenação.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •