A Profª Drª. Ângela Pinheiro possui graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), mestrado em Psicologia Educacional (University of Glasgow/Escócia), doutorado em Psicologia Cognitiva (University of Dundee/Escócia) e pós-doutorado na Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha. É professora Titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, na área de Processos Cognitivos Básicos com ênfase em: 1) desenvolvimento da leitura e da escrita; 2) construção de medidas de reconhecimento de palavras e de compreensão leitora; e 3) dislexia do desenvolvimento. É coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq ?Avaliação Cognitiva da Leitura e da Escrita?. Recentemente tem também se dedicado ao treinamento de pais sobre com estimular a linguagem de seus filhos e à formação de professores do Ensino Básico sobre como alfabetizar todas as crianças, com especial foco no ensino daquelas com dificuldades gerais e específicas de leitura e de escrita. Nesse sentido, é coordenadora da plataforma Dislexia Brasil e do curso a distância ?Dislexia: Causas e Consequências (DCC)?, ofertado, em fluxo contínuo, como disciplina pelo Departamento de Psicologia, UFMG, para alunos de psicologia, de pedagogia e de áreas afins e como curso de extensão para professores do ensino básico. Em 2014 presidiu o World Dyslexia Forum II, realizado na UFMG. Foi consultora e Membro de Honra do corpo de diretores da Dyslexia Literacy International, no período de 2014 a 2020.
            
         
            
        
            
                Profª Drª. Ângela Pinheiro has a degree in Psychology (Pontifical Catholic University of Minas Gerais), a Masters in Educational Psychology (University of Glasgow / Scotland), a Ph.D. in Cognitive Psychology (University of Dundee / Scotland) and postdoctoral studies at the Ludwigsburg University of Education in Reutlingen / Germany. She is a Full Professor at the Federal University of Minas Gerais. She works in the area of Basic Cognitive Processes with emphasis on: 1) development of reading and writing; 2) construction of measures of word recognition and reading comprehension; and 3) developmental dyslexia. She is coordinator of the CNPq´s Research Group "Cognitive Evaluation of Reading and Writing". Recently she has also dedicated to the training of parents on stimulating the language of their children and the training of teachers of Basic Education on how to literate all children, with special focus on the teaching of those with general and specific difficulties of reading and writing. In this sense, she is the coordinator of the DislexiaBrasil platform (dislexiabrasil.com.br) and the distance extension course "Dyslexia: Causes and Consequences (DCC)", taught for students of pedagogy and for teachers of primary schools, Center of Distance Education (CAED / UFMG). In 2014 she presided over the World Dyslexia Forum II, held at UFMG. She was a consultant and Honorary Member of the Board of Directors of Dyslexia Literacy International during 2014-2020.