PhD and Master in Education from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), where she also completed her degree in Pedagogy (2006). She has worked as a researcher at the Center for Literacy, Reading and Writing (CEALE) FaE / UFMG, an organ with whom she maintains permanent contact until the present day.
Pós-doutora pela Binghamton University, NY/EUA (2018); Doutora em Educação (2013) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG (2009); onde também realizou sua graduação em Pedagogia (2006). Na UFMG atuou como pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/FaE/UFMG. É Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Curso de Pedagogia, Campus Codó. Atualmente faz parte Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente ? FORDOC, tem experiência na docência na Educação Básica e no Ensino Superior, onde desenvolve trabalhos sobre a Literatura Infantil, Formação de Leitores, Alfabetização e Letramento. No Maranhão, desenvolve pesquisas que estão relacionadas a Educação, História e História da Educação, tendo investigado em sua tese de Doutorado os Faróis da Educação do Maranhão. Desde 2011 Coordena Projetos de Extensão e Pesquisa no Campus de Codó. Foi Coordenadora do Projeto PIBID ?A iniciação docente em meio a afrodescendência, à alternância e o ensino formal na zona rural de Codó? até 2014 e Coordenadora de Gestão do PIBID até fevereiro de 2017. Atualmente Coordena o Projeto de Residência Pedagógica no curso de Pedagogia. Entre os anos de 2017 e inicio de 2018, desenvolveu pesquisas de Pós-doutorado na Binghamton University, NY, como Visiting Research Associate no Fernand Braudel Center, New York State, USA, sobre os problemas na alfabetização na Educação Básica de Codó. Em 2019 organizou o livro O PIBID em terras de preto: a iniciação docente em meio às experiências de educação no campo e de educação ambiental em Codó-MA.