Doutora em Comunicação, Mestre em Educação e Bacharel em Piano pela UFRJ, Licenciada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e com cursos de especialização em educação, em didática da música e ensino superior, realizou estudos sistemáticos sobre pedagogia, composição e estética musical com H J Koellreutter e sobre etnomusicologia com A Seeger. Segunda líder do Grupo de Pesquisa do CNPq ?Música e educação brasileira? (responsável pela linha de pesquisa ?ensinar e aprender música?), desenvolve pesquisas em educação musical, sendo autora de textos acadêmicos em publicações nacionais e internacionais, organizadora do livro ?Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical? (Sulina) e uma das organizadoras do livro "Música na escola: caminhos e possibilidades para a Educação Básica" (SESC). Docente da UNIRIO por mais de 30 anos, atuou na Graduação e Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado), que coordenou. Exerceu docência no Conservatório Brasileiro de Música e no Curso de Música do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (FABAT). Professora de música na educação básica por mais de 20 anos, na rede pública e privada (EI e EF), integrou o Departamento Pedagógico da SME-RJ coordenando cursos de formação continuada para professores de Música e para professores das séries iniciais e da Educação Infantil. Idealizou e coordenou projetos socioeducativos musicais em igreja e OSCIP (Terceiro Setor), destacando-se a concepção e assessoria pedagógico musical do projeto social "Centro de Convivência Musical" - CECOM (RJ), marca mista por ela criada e registrada no INPI, voltada para o ensino coletivo, redimensionando a prática pedagógico musical. Conferencista, ministra cursos e palestras. Parecerista dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (MEC), de encontros científicos e publicações de circulação nacional e internacional das áreas de Música e de Educação.Tem integrado conselhos editoriais, equipe coordenadora e comissão científica de congressos e eventos nacionais e internacionais, dentre eles os do CIEMS e das associações ABEM, ANPPOM, FLADEM Brasil, e publicações como OPUS, MEB, Revista da ABEM, Revista Interlúdio, Per Musi, Artefilosofia, Educação & Sociedade, Música Hodie, LTB Revista Leitura. Tem prestado consultoria / assessoria a instituições de ensino superior, SME/RJ, SESC e Colégio Pedro II, nas áreas de educação musical, formação de professores, música e currículo, atuando na curadoria de videoconferências e no preparo de publicações e elaboração de documentos curriculares. Tem larga experiência na área de Arte / Música, com ênfase em Educação Musical, principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem de música; métodos de ensino de música; processos de musicalização na Educação Infantil, na escola fundamental e no ensino médio; currículos de formação nas escolas de música e cursos superiores de música; e música na formação de professores unidocentes / generalistas. Pensa uma epistemologia das práticas pedagógico curriculares em música a partir da relação rizoma e educação, considerando a presença de sujeitos cartógrafos na produção permanente de jogos, numa pedagogia do afeto. Produz uma conversação entre essa perspectiva filosófica e os estudos da área de educação musical, as pesquisas etnomusicológicas e o debate contemporâneo sobre educação.
bachelor's at Música - Bacharelado em Piano from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), bachelor's at Licenciatura Em Música from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1972), master's at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) and doctorate at Comunication from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Has experience in Arts, acting on the following subjects: educação musical, ensino de música, criação percepção leitura e escrita, atividades musicais integradas and rizoma.