Publicações no BrCris
 

Magali de Castro

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, desde 1994, fez estágio de Formação de Pesquisa em Ciências Sociais, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, France, de janeiro a dezembro de 1991, junto à Professora Monique de Saint-Martin. Estudos pós-doutorais no Institut National de Recherche Pédagogique - INRP, Paris, France, junto à Professora Anne-Marie Chartier, no primeiro semestre de 2007, tendo concluído a pesquisa "Universitarização da formação de professores para a escola básica: a experiência do Brasil e da França". Formada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação da UFMG, em 1969 e Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria, R.S, em 1974. Foi professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG de 31/03/1970 a 16/06/1994 e professora do Curso de Pós Graduação em Educação da PUC Minas, da Linha de Pesquisa: Profissão docente - constituição e memória, de 02/03/1998 a 06/03/2012; Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, de 2004 até março de 2012. Participou de comissões verificadoras para avaliação de cursos superiores de 1976 a 2002, como consultora ad hoc da SESu/MEC. Em sua produção acadêmica, vem privilegiando a questão da profissão docente, da formação de professores para a escola básica e a pesquisa em educação.
Ph.d. at Education from Universidade de São Paulo (1991-1994). Formation in Social Sciences Research, from École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris- France (1991 - jan-dec). Post doctor from Institut National de Recherche Pédagogique - INRP, Paris-France (2007). Graduate at Pedagogy from Universidade Federal de Minas Gerais (1969), master's at Education from Universidade Federal de Santa Maria (1974). Professor in Universidade Federal de Minas Gerais (1970-1994) and at PUC Minas (1998-2012). Has experience in Education, focusing on Administration of Educational Systems, acting on the following subjects: teacher profession, teacher education, educational research, Pedagogy Course, Educational Policies, Higher Education.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •