Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002), com supervisão de Manuel Jacinto Sarmento. Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança,com supervisão de Julie Delalande. Foi Professora Permanente do PPGEd da UNOESC (agosto de 2019 a julho de 2023). Professora Aposentada da UFPEL. É Professora visitante na FURG (Instituto de Educação e PPGEDU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2006 a 2016. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nos estudos da criança, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, atuando principalmente nas seguintes áreas de interesse: práticas educativas, formação docente inicial e continuada na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; estudos da criança e questões teórico-metodológicas de pesquisas com crianças e jovens; culturas infantis e cultura lúdica; Organizou de 2005 a 2013, quatro dossiês dos Estudos da Criança no Brasil reunindo pesquisadores de Universidades Estrangeiras e Brasileiras. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.
graduate at Pedagogia from Universidade Federal de Pelotas (1986), master's at Mestrado Em Educação from Universidade Federal de Santa Catarina (1997) and ph.d. at Doutorado Em Educação from Universidade Federal Fluminense (2003). Has experience in Education, acting on the following subjects: culturas infantis, crianças, infância, educação infantil and sócio-antroplogia da infância.