Carlos Alberto Figueiredo foi professor nos Programas de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), tendo atuado também como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Goiás (2015-2018) e na Pós-Graduação lato-sensu em Regência Coral do Conservatório Brasileiro de Música. É Doutor em Música pela UNIRIO, com a tese Editar José Maurício Nunes Garcia, agraciada com o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós ?Graduação em Música (ANPPOM), em 2005. Realizou seu estágio pós-doutoral, no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação de David Cranmer, com pesquisa voltada para a obra sacra de David Perez. Sua pesquisa é voltada para estudos sobre o repertório sacro colonial brasileiro, com destaque para as questões editoriais, analíticas arquivísticas e de performance. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, com destaque para Acervo e Difusão de Partituras, onde atuou como coordenador editorial. Esse projeto editou, durante três anos, 51 obras brasileiras dos séculos XVIII e XIX, a partir de manuscritos existentes no Museu da Música de Mariana, Minas Gerais. Atuou também no projeto Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro, que disponibilizou 17 obras de autores mineiros dos séculos XVIII e XIX. É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira ? obras dos séculos XVIII e XIX, publicado on-line, em 2010; do livro Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX ? teorias e práticas editoriais, com primeira edição impressa em 2014 e segunda edição como e-book, em 2017; e dos livros Os Responsórios do Sábado Santo de David Perez, publicado como e-book, em 2017; Três estudos sobre a recepção da antífona Salve Regina, de Lobo de Mesquita, em 2020; Orpheon Carlos Gomes (1897-1900) - uma sociedade musical na belle-époque do Rio de Janeiro. Atuou em projeto do SESC Partituras, editando treze arranjos corais de Heitor Villa-Lobos. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. Fez cursos complementares com Jan Elkema e Rainer Wakelkamp, na Fundação Kurt Thomas da Holanda, com Helmuth Rilling. na Bachakademie de Stuttgart, e repertório barroco com Philippe Caillard, em Paris. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba e Polifonia Carioca. Lançou, em 2017, o CD digital José Maurício Nunes Garcia ? 250 anos com o coro da OSESP.
Carlos Alberto Figueiredo is faculty member in the Graduation Music Programs at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) and Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), also with activities in the Graduation Program in Music at Universidade Federal de Goiás (2015-2018) and in the Lato sensu Program of Choir Conducting at Conservatório Brasileiro de Música. He has his Doctor Degree in Music by UNIRIO with the Dissertation Editing José Maurício Nunes Garcia which won the Prize José Maria Neves of the Associação Nacional de Pesquisa e Pós ?Graduação em Música (ANPPOM), in 2005. His Pos-Doctor Research has been developed at CESEM of Universidade Nova de Lisboa under the tutoring of David Cranmer, studying the sacred work of David Perez. His research is based on the studies of the Brazilian sacred colonial repertoire, highlighting editions, analysis, archives and performance. He took part in several Brazilian editorial projects, highlighting Acervo e Difusão de Partituras, as editorial coordinator. This project edited, during three years, 51 Brazilian sacred works from the 18th and 19th centuries, with focus on the manuscript sources of the Museu da Música de Mariana, Minas Gerais. He also took part in the project Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro, which edited 17 works of composers of Minas Gerais of the 18th and 19th centuries. He is the author of the Catalogue of Published Sacred and Religious Music ? works of the 18th and 19th centuries, published on-line in 2010; of the book Brazilian Sacred and Religious Music ? works of the 18th and 19th centuries ? editorial theories and practices, first released as printed book in 2014, with the second edition as e-book, in 2017; and of the book The Responsories of Holy Saturday, by David Perez, published as e-book, in 2017. He also took part in the SESC Partituras project, editing 13 choral arrangements by Heitor Villa-Lobos. He studied with Frans Moonen at the Royal Conservatory of The Hague, Holland. He followed complementary courses with Jan Elkema and Rainer Wakelkamp, at the Kurt Thomas Foundation of Holland; with Helmuth Rilling at the Bachakademie of Stuttgart; and Baroque repertoire with Philippe Caillard, in Paris. He is the conductor of Coro de Camera Pro-Arte, since its foundation in 1976, and has been guest conductor of OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba and Polifonia Carioca choirs. He released, in 2017, the Digital CD José Maurício Nunes Garcia ? 250 anniversary with OSESP choir.