Filósofo, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente desenvolve pesquisa sobre os conceitos do Antropoceno, Mudanças Climáticas, Aquecimento Global e Colapsologia, buscando entender as diferentes respostas (ou falta de respostas) da civilização ocidental frente ao incontornável problema da crise ecológica global no Antropoceno; seja no âmbito da filosofia, da ciência, da política, da economia e da sociedade, em suas diferentes nuances, tais como: cosmologias e comunidades indígenas atuais, ideologias políticas, negacionismo factual e científico, seitas e ideologias religiosas e etc. Como um subcampo dessa temática geral da crise civilizacional atual, também pesquisa a questão animal, buscando compreender o processo atual de (re)descobrimento da animalidade da humanidade e suas consequências no âmbito da construção de novos padrões de relação entre os animais humanos e os outros animais, com suas possíveis consequências no campo da filosofia, da ética, do direito, das cosmologias religiosas etc. Desde 2014 atua como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, lecionando nas áreas de Ética, Filosofia e Sociologia. Possui ainda publicações relativas aos temas da Agroecologia, Educação do Campo, Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar e Sociologia Ambiental, dentre outras abordagens de caráter sociológico e filosófico. Desde 2000 tem experiência docente no ensino superior nas áreas de Sociologia e Filosofia, com ênfase em Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Educação do Campo, Educação Ambiental, Sociologia Jurídica, Ciência Política e Economia Política, dentre outros.
graduate at Filosofia from Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), master's at Sociology from Universidade Federal do Paraná (2000) and ph.d. at Sociologia from Universidade Federal do Paraná (2009). Has experience in Sociology, focusing on Fundaments of the Sociology, acting on the following subjects: educação, agricultura familiar, agroecologia, inclusão escolar and educação ambiental.