Educação do campo
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Políticas Educacionais voltadas ao campo, Pedagogia da Alternância e Escola Família Agrícola: um estudo de caso em Rio Novo do Sul - Espírito Santo"
-
A AÇÃO GESTORA E SEUS DESAFIOS NA ESCOLA NO CAMPO: UMA ANÁLISE DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA-COMUNIDADE RURAL DE TERRA QUEBRADA NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO SÁ/MG
-
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA MULHER CAMPESINA NA CONTEMPORANEIDADE
-
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS-RR NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL
-
A educação ambiental nos colégios estaduais do campo localizados nos assentamentos organizados pelo MST
-
A educação básica do campo no contexto do novo Ensino Médio
-
A Educação do Campo no Brasil sob as lentes dos estudos culturais pós-estruturalistas: um olhar para publicações em periódicos científicos
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR CAMPONÊS SOB O OLHAR ECOFORMADOR, TRANSDISCIPLINAR E INCLUSIVO
-
A Formação de Professores e a Organização do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFGD
-
A institucionalização da Educação do Campo em Minas Gerais: para onde aponta o girassol?
-
A luta pela terra no chão da noite (ou: da injustiça agrária?): Caminho de emancipação humana? A partir da CPT e do MST, uma leitura de dois casos: Acampamento Dom Luciano Mendes (2006 a 2015), em Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, MG, e do Assentamento Primeiro do Sul (1997 a 2015), em Campo do Meio, Sul de Minas Gerais.
-
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PADRE ANDRÉ - CORRENTINA/BA
-
A política pública PROCAMPO: possibilidades e limites para o desenvolvimento dos sujeitos coletivos do campo
-
A produção acadêmica sobre o currículo e a educação do campo
-
Abandono escolar no Ensino de Jovens e Adultos na Escola Abraham Lincoln, Medicilândia, Pará
-
Adriana Kremer Toninelo
-
Agroecologia no contexto da educação do campo e da pedagogia da alternância
-
ALDIVA SALES DINIZ
-
Alessandra Rios de Faria
-
Aline Reis de Oliveira Araújo
-
Aline Souza Nascimento
-
Ana Tatiana Staine Cardoso Gobato Balero
-
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA ALTERNÂNCIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
-
As condições socioeducacionais de graduandas da Licenciatura em Educação do Campo
-
As escolas rurais da Microrregião Geográfica de Andradina e as diretrizes básicas da Educação do Campo
-
As práticas pedagógicas em uma escola família agrícola: um estudo de caso do ensino de Matemática sob a ótica da Pedagogia da Alternância
-
As representações sociais da educação infantil no/do campo por docentes e mães de alunos, em uma cidade do Vale do Paraíba Paulista
-
As representações sociais do uso de tecnologias por educadores de escolas de Pedagogia da Alternância do Brasil e Argentina
-
Bruno Oliveira Santos
-
Camila Casteliano Pereira dos Santos
-
Cantares da Educação do Campo: música, território e territorialidade
-
Carmem Silvia Machado
-
Cartografias da formação continuada de professores e professoras do campo no contexto da escola de tempo integral de Governador Valadares
-
Cláudia Lúcia da Costa
-
Condiciones de trabajo de los profesores de las escuelas rurales del Territorio de Identidad Piemonte da Diamantina, Bahía, Brasil
-
CONTRIBUIÇÕES DO PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA NA FORMAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORAS/ES FAMILIARES NO BICO DO PAPAGAIO
-
Countryside education and territorial action knowledge and practices in the formative process of countryside educators
-
Countryside education and territorial action. Knowledge and practices in the formative process of countryside educatorsLändliche Erziehung und territoriales Engagement. Wissen und Praktiken in der ländlichen Lehrer*innenbildung
-
Da luta pela terra em Corumbá,MS à formação dos professores leigos no assentamento Taquaral.
-
Desenvolvimento comunitário: singularidades em comunidades expost-facto com a nucleação das escolas rurais
-
DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: limites e possibilidades
-
Divanir Zaffani Sant' Ana
-
Dois tempos, vários lugares: trabalho e emancipação em alternância
-
Dra. Alzira Salete Menegat
-
Educação Ambiental e Educação do Campo: o trabalho do Coordenador Pedagógico em escola pública localizada em Área de Proteção Ambiental.
-
Educação do Campo e políticas públicas brasileiras: uma breve revisão bibliográfica / Rural Education and Brazilian public policies: a brief literature review
-
Educação do Campo e Políticas Públicas: Experiências, Vivências e Intervenções do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
-
Educação do campo e práxis educativa : realidade, contradições e possibilidades
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE ANDORINHA: UM OLHAR PARA OS SABERES LOCAIS
-
Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses
-
Educação do campo no portal da Amazônia : entrelaçamentos ético-político-estéticos
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO PELA DECOLONIALIDADE DE GÊNERO: VIVÊNCIAS DAS EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA PRONERA/UFPB (2015-2019)
-
Educação do campo: demandas dos trabalhadores
-
Educação do Campo: do territórios, escolas do campo e formação dos professores em Teixeira de Freitas BA
-
Educação do campo: estudo sobre as praticas em uma escola no município de Capelinha
-
Educação do Campo: territórios, escolas do campo e formação dos professores em Teixeira de Freitas-BA.
-
EDUCAÇÃO POPULAR E MAPEAMENTO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CULTURAL NO ACAMPAMENTO PADRE JOSIMO- MST, TO
-
Elieth Aparecida Vaz Borges Portilho
-
Emanuele Maria Leite Suzart
-
Environmental Education and sustainability: case study at Campo Padre Antônio Vieira State School - Elementary School, Francisco Alves / PR
-
Erineu Foerste
-
Escola e alternância no Gerais mineiro
-
Escolarizar o campesinato ou campesinar a escola?
-
Escolas Ribeirinhas e seus desafios: faces da educação do campo na Amazônia Marajoara
-
Escolas submersas: os efeitos de uma hidroelétrica nas comunidades e escolas do campo
-
Escolasde Ensino Médio do campono Ceará: um panorama geral
-
Everton Marcos Batistela
-
Fernanda Aparecida Matheus
-
Flavine Assis de Miranda
-
Formação de professor e a educação do campo: reflexões sobre educação ambiental
-
Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial
-
Formação humana na formação de professores do campo no Ceará
-
Formação Inicial e Identidade Docente de Licenciandos em Educação do Campo: um estudo no Vale do Paraíba
-
Francilane Eulália de Souza
-
Fundamentos para a educação ambiental crítica nos cursos de licenciatura em educação do campo: a experiência da UFBA
-
Gerson Luiz Buczenko
-
Gilcilene Lélia Souza do Nascimento
-
Giselle Lemos Schmidel Kautsky
-
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia.GUEAJA
-
Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade
-
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo - GEPEC
-
Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves
-
GÊNERO E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DAS MULHERES CAMPONESAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ ? UNIFESSPA
-
IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: evidências e correlações a partir de pesquisas da área da Educação
-
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UMA TURMA DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO DE PONTINÓPOLIS/MT
-
Jonas Hendler da Paz
-
Jozenilma Lindoso Matos
-
João Henrique Souza Pires
-
Karla Raphaella Costa Pereira
-
Larissa Assis Pinho
-
Letramento digital e a prática de alunos do lecampo em sala de aula: estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo
-
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS SOBRE A ATUAÇÃO DE SEUS EGRESSOS
-
Licenciaturas em Educação do Campo da área de Ciências da Natureza: análise da produção em periódicos nacionais
-
Limites e desafios da educação inclusiva no campo: a experiência do projeto educativo do MST
-
Luana Costa Viana
-
Luciene Gomes Freitas Marins
-
Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: quem são e onde estão os egressos do LeCampo UFMG naturais do Vale do Jequitinhonha
-
Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: um estudo sobre egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG (2005 - 2011) do Vale do Jequitinhonha
-
Marcia Cristina Lopes e Silva
-
Marcos Barros de Medeiros
-
Marcus Vinícius Veloso Freire Farias
-
Maria de Fátima Almeida Martins
-
Maria do Socorro Xavier Batista
-
Maria Isabel Antunes Rocha
-
Maria Marly de Oliveira Coêlho
-
Natasha Reis da Silva
-
NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - NUPECAMPO
-
Núcleo de pesquisa em juventudes
-
O camponês e seu território nas tradições das festas juninas das escolas
-
O CANTO DOS PÁSSAROS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFRGS
-
O ensino de Língua portuguesa em uma escola do campo do Município de Francisco Sá/MG: A proposição de uma sequencia didática como incentivo para o exercício da participação de jovens camponeses em suas comunidades
-
O ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da Psicologia Histórico-cultural e Padagogia Histórico-crítica
-
O PROTAGONISMO DAS MULHERES CAMPONESAS NA LUTA PELA TERRA
-
Os colégios estaduais do campo localizados nos assentamentos rurais no estado do Paraná: Educação ambiental em Foco
-
OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940
-
Os jogos como ferramenta de aprendizagem na alfabetização em uma escola do campo.
-
Os processos educativos e a construção identitária dos jovens agricultores do município de Vacarias RS.
-
Patrícia Ferreira Duarte
-
Patrícia Mascarenhas dos Santos
-
PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: as iniciativas do Mobral no meio Rural (Uberlândia, MG, 1970-1985)
-
Política de transporte escolar e nucleação de escolas do campo : determinações gerais e especificidades na educação do município de Inhapi – AL (2010-2017)
-
Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
-
Professores de escolas rurais e as representações sociais sobre competência profissional
-
PRÁTICAS ARTÍSTICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA FORMA DE LINGUAGEM PARA LER E INTERPRETAR O MUNDO
-
Práticas de Educação Ambiental como ferramentas no desenvolvimento do sentido de pertencimento do sujeito da escola do campo
-
Práticas de leitura de homens e mulheres do campo: um estudo exploratório no Assentamento Paulo Freire - Bahia
-
Práticas pedagógicas em territórios rurais: aproximações entre as escolas do campo no Brasil e escolas rurais na Catalunha/Espanha
-
QUALIDADE DE ENSINO – APRENDIZAGEM NAS SALAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO CAPIXABA
-
Quando campesinato vira verbo: campesinar a escola!
-
Rafael Litvin Villas Bôas
-
Rebeca Cássia de Andrade
-
Regina Bonat Pianovski
-
Rejane Cleide Medeiros de Almeida
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE
-
Representações sociais de professores que atuam no contexto campesino sobre as práticas educativas: um estudo comparado Brasil/Peru
-
Representações sociais dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre o Movimento Sindical
-
Representações sociais, docência e práticas em educação física nas escolas rurais/campo/roça do município de Cunha, SP
-
Rogéria Pereira Alba
-
Ronnielle de Azevedo-Lopes
-
Rosa Elane Antoria Lucas
-
Sandra Maria Campos Alves
-
Sarah de Oliveira Lollato
-
Significados da formação continuada na prática docente dos professores e professoras do campo no contexto de escola de tempo integral
-
Silvana Cassia Hoeller
-
Sobre a tessitura de uma rede poético-política camponesa: a experiência da -IV mostra terra em cena & na tela-
-
Sílvia Karla Batista de Macena Martins dos Santos
-
Tatiana Pires Barrella
-
Tatiana Santos Borba
-
Tatiane Almeida Netto
-
Temējakrekatê: gnosecídio, resistência e transcolonialidade dos saberes tradicionais no Vale do Tocantins-Araguaia
-
Territórios Camponeses e o Fechamento das Escolas do Campo: uma análise sobre a escola popular Eduardo Galeano, em Campo do Meio - MG
-
The challenges of educational systems adopted in Modular High School in the countryside at Rui Barbosa School, Medicilândia, Pará
-
Trabalho docente em escolas rurais: pesquisa e diálogos em tempos de pandemia
-
TRABALHO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MST E AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA DO CEARÁ
-
Trajetória de uma escola do campo no contexto do rompimento da Barragem do Fundão
-
Um estudo sobre a relação entre a Educação Ambiental e a Educação do Campo
-
Wagner Gervazio
-
Xoán Carlos Sánchez Couto