Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Mestre em Linguística Aplicada, graduada em Letras e Pedagogia. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino ? DMTE, Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, UEMG. Integra como pesquisadora os núcleos de pesquisas Nepel - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem e Neper - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais com pesquisas que articulam as relações entre educação, linguagem, raça, racismo, antirracismo e os estudos decoloniais. Coordena o projeto de pesquisa ?As representações das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização após a Lei 10.639/2003: permanências, avanços e perspectivas para o letramento racial de crianças das séries iniciais do ensino fundamental? realizado com o apoio do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa ? PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG. Atua como professora de Ensino Fundamental na rede publica municipal de Sabará. Participou como professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Sabará. Participou do projeto de Educação Continuada para professores de Língua Estrangeira (Educonle) da Fale/UFMG como orientadora em módulos de pesquisa-ação colaborativa, coordenado pelas professoras Deise Dutra e Heliana Mello. Participou como pesquisadora colaboradora do projeto C-Oral Brasil, coordenado pelo Professor Tommaso Raso, e que teve por finalidade a constituição de um corpus do português falado no Brasil para realização de estudos sobre a fala espontânea, entre outros.
graduate at Letras from Universidade Federal de Minas Gerais (2000) and master's at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: escola pública, pesquisa-ação, trabalho colaborativo, língua inglesa and formação de professores.