Laura Alves é professora titular da Universidade Federal do Pará, Bacharel em Psicologia (1984) e Formação de Psicólogo (1986) pela Faculdade Integradas Colégio Moderno. É especialista em Educação e Problemas Regionais na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestre em Letras na área da Lingüística pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou Doutorado Sandwíche na Universidade de Évora - Portuga (2000-2002). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2020). Tem pesquisado sobre a Historiografia da Infância na Amazônia, destacando a partir da história comparada as políticas de assistência, proteção e educação à infância desvalida no Pará e em Portugal para criação de instituições educativas para acolher, instruir e educar crianças nos sécs. XIX e XX. Orienta trabalhos no mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA na área da História da Infância na Amazônia, História das Instituições e História da Educação no Pará. No ensino ministra disciplina sobre a História da Infância no Amazônia, Infância, Cultura e Educação e Análise do Discurso na perspectiva de Bakhtin. É pesquisadora da UFPA com publicações em livros e revistas nacionais e internacionais. Foi professora Visitante da PUC de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo, através do Programa de Qualificação Institucional (PQI-2007). É coordenadora do grupo de pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS). É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE),e da Associação de Pós-graduação em Educação (ANPED).
graduation at Bacharel em Psicologia from Universidade da Amazônia (1984), graduation at Formação de Psicologo from Universidade da Amazônia (1987), master's at Language from Universidade Federal do Pará (1998), doctorate at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) and doctorate at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Human Development, acting on the following subjects: educação, infância, criança, leitura and educação infantil.