Pós-Doutorando pela Universidade Federal de Mato Grosso do SUL (UFMS) na linha de pesquisa -Sujeitos e Linguagens - Área de Concentração: Estudos Culturais, Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Integradas de Amambai (FIAMA). É licenciado em História, Geografia, Pedagogia e bacharel em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Vem ao longo dos 30 anos de trabalho, desenvolvendo as funções de professor e coordenador pedagógico da Educação Básica e Superior, tem experiência na elaboração de legislações educacionais devido os seus 11 anos de trabalho no Conselho Municipal de Educação, bem como no Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. É detentor de experiência quanto a elaboração de Projetos de Cursos Técnicos de nível médio, nas mais diversas áreas do conhecimento, foi Coordenador Pedagógico da UNOPAR nos mais diversos cursos de graduação e pós-graduações na Modalidade Educação a Distância (EaD), bem como Coordenador Pedagógico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diante dos Cursos da Educação Técnica de nível médio na Modalidade EaD, atuou como tutor e Orientador Educacional da Universidade ANHANGUERA frente aos cursos da EaD . Por 25 anos consecutivos foi Coordenador Pedagógico do Colégio CELQ (Positivo), em todas as etapas e modalidades da educação básica. Possui habilidade administrativa e pedagógica tanto no que diz respeito a Educação Básica e suas modalidades, bem como na Educação Superior, tanto presencial quanto na EaD. É pesquisador da formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá. Tem ministrado palestras, minicursos e capacitação aos colaboradores das Instituições de Educação Superior, tais como: UNESP, UNIBALSAS, UNIDERP e UNOPAR no que diz respeito a educação escolar indígena, formação de professores indígenas, formação de professores, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n 9.394/1996, Educação Prisional (Privados de Liberdade), Educação a Distância, Organização da Educação Básica, Legislação Educacional, Avaliação Externa em Larga Escala, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentre outros. Foi professor colaborador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no período de 2002 à 2021, frente as seguintes licenciaturas: Normal Superior, Normal Superior Indígena, Pedagogia, História, Ciências Sociais, Letras e na Especialização de Educação de Jovens e Adultos. Desenvolveu a função de auxiliar executivo o Serviço Social da Indústria do estado de Mato Grosso do Sul (SESI/MS), junto a Gerência de Educação, na elaboração de produtos educacionais para as demandas das indústrias e posteriormente foi conduzido para a Gerência de Mercado para com o governo. É professor efetivo da Secretarial de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS), estando lotado na Coordenadoria de Formação de Professores (CFOR), onde desempenha a função de técnico formador dos profissionais da educação.
bachelor's at Pedagogia from Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1998), bachelor's at SERVIÇO SOCIAL from Universidade Norte do Paraná (2010), bachelor's at GEOGRAFIA from FACULDADES INTEGRADAS DE NAVIRAI (1996) and master's at Educação from Universidade Federal da Grande Dourados (2010). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação escolar indígena.