graduate at Psicologia from Universidade Federal do Paraná (1980), master's at Psicologia Clínica e Psicopatologia from Université Paul Valéry (1984) and ph.d. at Psychology from Universidade de São Paulo (2000). Has experience in Psychology, acting on the following subjects: clínica psicanalítica, desenvolvimento infantil, psicanálise, bebês and estrutura.
possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia - Université Paul Valéry (1984), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado em Tratamento e Prevenção Psicológica pela Université Denis Diderot - Paris 7/CAPES (2008).Foi professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo de agosto de 2012 a julho de 2013, da disciplina Psicanálise, Educação e Cultura. Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, de julho de 1985 a julho de 2011, onde atuou no curso de graduação em Psicologia com a disciplina Psicopatologia da Infância e da Adolescência e como supervisora de estágios profissionalizantes nas áreas de Psicologia Escolar e Psicologia da Saúde; e na pós graduação em Psicologia Clínica e em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise; participou do grupo de pesquisa do curso de Psicologia, na linha de pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq da UFPR, Laboratório de Psicopatologia Fundamental, onde coordenou a linha de pesquisa "Prevenção, promoção e atuação em saúde mental" e desenvolveu a pesquisa "Formação de educadores de creche para o acompanhamento do desenvolvimento psíquico de crianças de 0 a 3 anos de idade", de 2011 a 2014 . Pesquisadora FAPESP, na pesquisa "Tratar e educar em tempos de autismo", de 2014-2016 e na pesquisa "Validação de instrumentos clínicos baseados na psicanálise" de 2017 a 2019 .. Membro fundadora e analista membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, onde desenvolveu atividades de transmissão da psicanálise. Tem experiência nas áreas de Psicanálise, Psicologia Clínica e Escolar, Educação e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica psicanalítica, psicopatologia da infância e adolescência, clínica de bebês, desenvolvimento infantil, prevenção e promoção em saúde mental, estruturas clínicas, educação inclusiva. Autora do livro "As Psicoses não decididas da infância: um estudo psicanalítico" (Casa do Psicólogo, 2004); coautora e organizadora dos livros "Neurose infantil versus neurose da criança" (1997, Ágalma); "O bebê e a modernidade: abordagens teórico clínicas" (2002, Casa do Psicólogo) ; "Psicanalisar crianças: que desejo é esse?" (2004, Ágalma); "O que a psicanálise pode ensinar sobre a criança, sujeito em constituição" (2006, Escuta); "Psicanálise e ações de prevenção na primeira infância" (2012, Escuta) e "De bebê a sujeito: a metodologia IRDI nas creches (2014, Escuta), "APEGI - acompanhamento psicanalítico em escolas, grupos e instituições (20222, Escuta) e "Infância em tempos distópicos: o que pode a psicanálise (2022, Ágalma). Atualmente atende em consultório na cidade de São Paulo.